Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como finalidade proporcionar aos alunos o conhecimento da teoria geral do treino associada ao desporto natureza e a sua forma de aplicação nas diferentes vertentes. Assim, tal como a identificação dos conceitos estruturantes da carga de treino, relacionar os objetivos do treino desportivo com a performance, reconhecer os princípios do treino no âmbito da resposta biológica e da intervenção mediante o exercício de treino.
Conteúdos programáticos
Introdução à Metodologia do Treino em Desportos de Natureza: - Modelo de Valor Físico- Claude Bouchard; 2) Introdução ao Treino das Qualidades Físicas- Treino Técnico; Definição de Técnica; Fases de Aquisição da Técnica; Metodologia do Treino da Técnica; -Treino da Resistência: Conceito de Resistência; Tipos de Resistência; Métodos de Treino da Resistência;- Treino da Força;Conceito de Força; Tipos de Força; Orientações metodológicas para o treino da Força: 3) Introdução ao Planeamento do Treino; -Síndrome de Adaptação e Princípios de Treino - Estrutura do Processo de Treino.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Considerando os objetivos da unidade curricular a coerência dos conteúdos acenta na necessidade do aluno selecionar e distribuir ao longo do tempo os conteúdos de treino mediante as condicionantes do âmbito de intervenção e reconhecer a especificidade da preparação desportiva em crianças e jovens e adequar, em consonância o processo de treino a curto, médio e longo prazo.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Av. Contínua: O aluno deve cumprir 2/3 das presenças e informar qual a avaliação que pretende. Para o aluno ser aprovado, terá obrigatoriamente de obter classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada um dos domínios de avaliação continua. A classificação final terá de ser igual ou superior a 10 valores. Trabalho 1 (40%) Trabalho 2 (40%) e Apresentação e defesa dos trabalhos (20%). Avaliação em exame: Prova escrita (50%), e prova oral (50%). Para aceder à oral o aluno deverá obter a nota mínima de 8 valores e a classificação final terá de ser igual ou superior a 10 valores. Alunos em situação especial: Os alunos abrangidos poderão aceder à Época Normal sem cumprirem os 4/5 das presenças às aulas, mas apenas em regime de Exame Final. Os alunos e devem informar o docente acerca do processo de avaliação que pretendem integrar. Caso o aluno não informe na forma escrita a sua escolha, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de prática procurando abordar desta forma todos conteúdos programáticos definidos e que visam alcançar os objetivos da unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bompa, T., & Haff, G. (2009). Periodization: Theory and Methodology of Training. Champaign: Human Kinetics. Bompa, T. (2009). Entrenamiento de equipos deportivos. Barcelona: Editorial Paidotribo. Bompa, T. (1990). Theory and Methodology of Training, The Key to Athletic Performance. Lisboa: Edições Biodesporto. Castelo, J. (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH. Matveiev, L. (1991). Fundamentos do treino desportivo. Lisboa: Edições FMH. Canals, J.; Hernández, M. & Soulié, J. (1999). Entrenamiento para deportes de Montaña. Espanha, 2.ªed., Desnivel. Hoffman, M. (1993). Manual de Escalada. Desnível; 3ª Edição. Lawrence, M (2013). The Complete Guide to Outdoor Workouts, Bloomsbury Publishing PLC, London. Steve, I (1989). The Outdoor Athlete: Total Training for Outdoor Performance Second Edition Johnson Printing Company. Verkhoshansky, Y. (2012). Teorìa y metodología del entrenamiento deportivo. Barcelona: Editorial Paidotribo.