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Salvamento e Resgate em Desporto de Natureza

Código: LLDNT3126    Sigla: SRDN
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 28 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 32,5 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,50
Teórico-Práticas: 1,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,50
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,66
Alexandre Manuel Tadeia Mesquita - ESD   0,83
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,83
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   1,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável
Alexandre Manuel Tadeia Mesquita - ESD Responsável
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Detetar e corrigir situações de perigo;
2. Realizar alertas e mobilizar os meios necessários ao socorro precoce;
3. Aquisição de conhecimentos e competências no sentido de identificar as lesões provocadas pelas situações de risco;
4. Identificar e realizar a abordagem às vitimas e proceder de acoodo com o seu estado e idade;
5. Agir em situações onde sejam necessários cuidados de primeiros socorros, decorrentes da prática; dominar a nomenclatura específica.
a. Reconhecer as condições de segurança dos locais;
b. Detetar e corrigir situações de perigo;
c. Realizar alertas e mobilizar os meios necessários ao socorro precoce;
d. Identificar e realizar a abordagem as vitima e proceder de acordo com o seu estado;
e. Conhecer e realizar os protocolos de intervenção e adequa-los tendo em conta a idade;
f. Adequar e realizar as técnicas de trauma ao contexto;
g. Adequar e realizar as técnicas de socorro ao contexto;
h. Adequar e realizar as técnicas de resgate ao contexto.

Conteúdos programáticos


1. Princípios do salvamento
2. Categorias de náufragos
3. Algoritmo de salvamento aquático
4. Salvamento na piscina e mar
5. Meios de salvamento
6. Evacuação do náufrago da água e Sinalização
7. Processos Fisiopatológicos e Terapêuticos das lesões desportivas
8. O Gesto Desportivo como agente causal das lesões
9. Outras patologias precursoras de problemas associados à atividade física
10. Socorrismo
a. Abordagem à vitima onde se inclui o exame primário e secundário
11. Feridas
12. Auto resgate: Esquimotagem

1. Abordagem à vítima e técnicas de abordagem á vítima
2. SVB+DAE adulto e criança
3. Técnicas de extração e imobilização
4. Técnicas de extração e imobilização de improviso
5. Mecanismos de Trauma
6. Lesões Ocultas
7. Procedimentos em Trauma 
8. Salvamento em espaços confinados
9. Técnicas de Salvamento
10. Sistemas de Resgate

11. Técnicas de resgate expeditas e de improviso

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Definem-se metodologias de ensino que são essencialmente situações de aplicação e aspectos práticos, procurando sempre a autonomia do aluno e que permitem assimilar os conteúdos programáticos definidos e atingir os objetivos da unidade curricular. Assim, de forma a atingir todos os objetivos pretendidos, todas as metodologias de ensino acima descritas serão utilizadas em cada um deles.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação contínua: O aluno deve participar em quatro quintos de presenças em cada módulo e informar por escrito qual a avaliação que irá integrar (caso não o faça, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua). A classificação final obtida em avaliação contínua traduz na média aritmética dos dois módulos, sendo que só haverá lugar a aprovação se o aluno tiver nota positiva em todos os módulos. O processo de avaliação contínua inclui: Avaliação Prática ¿ Exercícios em aula (70%); Avaliação teórica (20%); Apresentação av teorica (10%). Para o aluno ser aprovado, terá obrigatoriamente de obter classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada um dos domínios. Avaliação em exame: Avaliação teórica (30%), e prova prática (70%). Para aceder à prática o aluno deverá obter a nota mínima de 8 valores. A classificação final terá de ser igual ou superior a 10 valores.
Alunos em situação especial
De acordo com o Regulamento de Avaliação da ESDRM em vigor.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Definem-se metodologias de ensino que são essencialmente situações de aplicação e aspectos práticos, procurando sempre a autonomia do aluno e que permitem assimilar os conteúdos programáticos definidos e atingir os objetivos da unidade curricular. Assim, de forma a atingir todos os objetivos pretendidos, todas as metodologias de ensino acima descritas serão utilizadas em cada um deles.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿ Autoridade Marítima Nacional ¿ ISN (2014). Manual Técnico do Nadador-Salvador, Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra.
¿ Corneloup, J., Soulé, B. (2002). La gestion du risque dans les activités sportives de nature. Risques et sécurité dans le tourisme et les loisirs, Cahier Espaces 73 Juin, France. 
¿ Flegel, M.J. (1997). Sport first aid. (updated ed.) Human Kinetics Publishers, Inc. USA.

¿ Almeida, M.C.T., Silva, F.A.S. (2009). Gestão do risco em animação turística. Riscos industriais e emergentes, C. Guedes Soares, C. Jacinto, A.P. Teixeira, P. Antão (Eds), Edições Salamandra, Lisboa, ISBN 978-972-689- 233-5, 309-322. 
¿ AS/NZS (2004). Risk Management. AS/NZS 4360:2004. Australian/New Zealand Standards. 

Observações

O modelo de avaliação pode ser ajustado, levando em consideração as medidas do COVID adotadas