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Desporto e Ambiente

Código: LLDNT3132    Sigla: DA
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 25 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Paulo Filipe da Rosa - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Paulo Filipe da Rosa - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Filipe da Rosa - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.Conhecer e dominar a operacionalização dos princípios do desenvolvimento sustentável;

2.Conhecer e saber aplicar o enquadramento legal das atividades desportivas na natureza e respetivos procedimentos de atuação em áreas protegidas;
3. Conhecer os impactos ambientais decorrentes da práticas de desportos de natureza e respetivas estratégias de mitigação
4.Conhecer noções de espaço territorial e ordenamento do território que permita contribuir para a gestão dos espaços naturais;
5.Conhecer as noções básicas de Educação Ambiental e metodologias de aprendizagem através do desporto de natureza; 
6. Adquirir competências necessárias para o desenvolvimento, em autonomia, de projetos de implementação de atividades de Desporto de Natureza, tendo em conta os impactos ambientais (negativos e positivos) delas decorrentes e a aplicação de medidas com vista à sua minimização, monitorização e avaliação.

Conteúdos programáticos

1. Enquadramento do Desporto e Ambiente: i) O valor intrínseco da Natureza para o Homem e para o desporto. Benefícios do contato com a natureza

2. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
3. Áreas protegidas(AP):Áreas protegidas em Portugal; Legislação associada; Estruturas de Gestão em áreas protegidas; O envolvimento e participação de stakeholders na gestão do espaço natural. 
4. Gestão Ambiental (GA) em atividades de DN: Certificação Ambiental nas Empresas de Animação Turística (EAT); iImpactos ambientais, sua gestão e monitorização; Metodologias de GA; GA em atividades terrestres; GA em atividades aquáticas/marítimas. 
5.Educação Ambiental (EA):Novos paradigmas da EA; A organização de atividades de EA.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Conteúdos 1,2,3,4,5: contribui para o objetivo 1

Conteúdo 2: contribui para os objetivos 2 , 4
Conteúdo 3: contribui para os objetivos 2,4,6
Conteúdo 4: contribui para os objetivos 3, 1
Conteúdo 5: contribui para os objetivos 1,6, 5 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição dos conteúdos; Leitura, análise e discussão de suportes textuais desenvolvidos em grupo e análise e discussão de situações, fenómenos ou casos reais, realizados individualmente ou em grupo.


Avaliação contínua: Participar (no mínimo) em 80% das horas de contacto ministradas em cada módulo. Neste caso, cada aluno deverá informar (por escrito) o Regente sobre qual a avaliação que irá integrar, durante os primeiros 15 dias de aulas. Para obter aprovação final na UC, cada aluno terá que ter no mínimo  9,5 valores em cada um dos seguintes parâmetros de avaliação: 

Portfolio: 50% +  Apresentação e defesa pública do trabalho: 15% + Teste escrito: 35%

Exame final: Prova Escrita (50%) + Prova Oral (50%).Para obter aprovação final, cada aluno terá que ter no mínimo 10 (dez) valores em cada uma das provas.

Alunos em situação especial: de acordo com o regulamento da ESDRM em vigor


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas aulas teóricas serão expostos e desenvolvidos os temas e conteúdos programáticos, e nas aulas teórico-práticas far-se-á a sua assimilação e aplicação prática através de leitura, análise e discussão de suportes textuais desenvolvidos em grupo e análise e discussão de situações, fenómenos ou casos reais, realizados individualmente ou em grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Giddy, J. K. (2016). Environmental Values and Behaviours of Adventure Tourism Operators: The case of the Tsitsikamma, South Africa. 5, 20.; Giddy, J. K., & Webb, N. L. (2018). The influence of the environment on adventure tourism: From motivations to experiences. Current Issues in Tourism, 21(18), 2124¿2138.;Han, H. (2021). Consumer behavior and environmental sustainability in tourism and hospitality: A review of theories, concepts, and latest research. Journal of Sustainable Tourism, 29(7), 1021¿1042. ;Ponte, J., Couto, G., Pimentel, P., & Oliveira, A. (2018). Tourism activities and companies in a sustainable adventure tourism destination: The Azores. Tourism & Management Studies, 14(4), 25¿38.;Rosa, P., Carvalhinho, L., & Soares, J. (2016). Stakeholders participation in tourism and recreation planning and management in protected areas: Fundamentals on the participatory process. Tourism & Management Studies, 12(2), Article 2.