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Avaliação e Prescrição das Atividades Físicas

Código: LLDNT3133    Sigla: APAF
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 24 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,50
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a)    Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da avaliação da aptidão física;
b) Conhecer protocolos de avaliação da aptidão física
c) Desenvolver conhecimentos de prescrição das atividades físicas;
d) Conhecer metodologias de investigação em avaliação e prescrição das atividades físicas; 
e) Conhecer especificidades de resposta à atividade física em grupos especiais.
f) Promover a aquisição de competências ao nível da avaliação da aptidão física dos sujeitos, para a realização das atividades;
g) Capacidade para interpretar os resultados da avaliação da aptidão física e saber aplicá-los na prescrição do exercício;
h) Capacidade de prescrição do modo e quantidade de atividade física;
i) Conhecer metodologias de treino nas diferentes modalidades do desporto de natureza

Conteúdos programáticos

a)   Benefícios e riscos associados à atividade física
b) Estratificação do Risco e despiste de problemas de saúde
c) Avaliação da Aptidão Física (AF) - Testes de avaliação da AF e interpretação de resultados
d) Prescrição da Atividade Física: Prescrição da condição cardiorrespiratória, enquadrando os diferentes métodos de treino de resistência: tolerância ao ácido lático; consumo máximo de oxigénio; limiar anaeróbio; sistema fosfato; limiar aeróbio; Prescrição do treino cardiorrespiratório utilizando diferentes velocidades de execução em diferentes ergómetros; Prescrição da condição muscular (força e flexibilidade), enquadrando força resistente, força máxima e força hipertrófica
e) Prescrição metodologias de treino nas diferentes modalidades do desporto de natureza
f) Estudo de caso: Identificação dos fatores de risco de doença cardíaca; Estratificação de risco, Avaliação subjetiva e objetiva do praticante; Prescrição do Exercício

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidirecional para metodologias ditas bidirecionais. Estas potenciam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências incentivando o trabalho autónomo, como por exemplo, na resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, por exemplo, o conhecimento das componentes da prescrição das atividades físicas permite ajustar uma prescrição física a pessoas com determinadas características especificas individuais. As atividades nas aulas de tipologia prática laboratorial ampliam a prática instrumental e a aplicação dos conhecimentos desenvolvendo a competência técnico-científica. A organização dos conteúdos como forma de atividades de ensino e aprendizagem favorece a compreensão da multiplicidade de aspetos que compõe a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos conhecimentos, correspondendo desta forma a um processo de produção e conhecimento (investigação). 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões de informação e exposição de conteúdos; Sessões de aplicação dos instrumentos, metodologia e procedimentos apresentados; Sessões de aplicação em ambiente experimental de intervenção.
Avaliação contínua - Destina-se a quem apresente uma frequência de 2/3 de presenças; Classificação média superior a 9,5 valores com classificação mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação: 1 teste escrito, 1 apresentação e 1 discussão oral de trabalho. Classificação Final = média aritmética das 3 avaliações. 
Avaliação Final - Destina-se a quem desistiu da avaliação contínua ou não teve aproveitamento em algum dos momentos da mesma. 
O exame final é composto por 1 teste escrito e uma prova oral. A nota mínima de acesso à prova oral prática é de 9,5 valores.
A classificação final é a média aritmética das duas provas.
Alunos em situação especial: todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular decorre no 2º semestre do ano letivo através da lecionação de aulas teóricas (1 aula por semana) e de prática laboratorial (1 aula semana). Na UC as aulas teóricas visam a lecionação de matérias fundamentais do curso de licenciatura em Desporto Natureza e Turismo Ativo. As aulas teórico-práticas têm como finalidade a transmissão de conteúdos de natureza aplicada e permitir aos estudantes a utilização dos conteúdos em situações de prática laboratorial e de campo relacionada com os conteúdos programáticos. As aulas são constituídas por:
i. Sessões de informação e exposição de conteúdos
ii. Sessões de utilização dos instrumentos apresentados e de debate dos temas abordados 
iii. Sessões de aplicação em ambiente experimental/laboratorial e de campo
A unidade curricular (UC) de Avaliação e Prescrição das Atividades Físicas está integrada no 1º ciclo dos cursos de licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo. É lecionada no 2º ano das licenciaturas. A UC está integrada na unidade científico-pedagógica das Ciências Biológicas. A UC de Avaliação e Prescrição das Atividades Físicas apresenta uma estrutura baseada na transmissão e aquisição de conteúdos com uma forte componente teórico-prática e de práticas laboratoriais. De forma a corresponder ao paradigma do Processo de Bolonha, quanto aos modelos pedagógicos, os conteúdos da UC constituem-se como um suporte em termos de conhecimento no qual se alicerça o conhecimento teórico-prático e consequentemente as competências do saber-fazer e do fazer. Para tal a UC aborda os conteúdos da avaliação e prescrição de programas de atividade física de acordo com as recomendações do A.C.S.M. (American College of Sports Medicine), acerca da quantidade de atividade física suficiente para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida (ACSM, 2013).  

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine (2013). ACSM¿s Guidelines for exercise testing and prescription (9th ed). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine (2005). ACSM¿s guideline for exercise testing and prescription. 7th, American College of Spots Medicine. Philadelphia. USA. Lippincott Williams & Wilkins.
American College of Sports Medicine (2005). ACSM¿s Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 5 Ed. Williams and Wilkins, Baltimore. 
Fragoso, I. & Vieira, F. (2005). Cinantropometria. Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana: FMH edições.
Heyward, V. (1991). Advanced fitness assessment & exercise prescription. Champaign, IL. Human Kinetics. 
Ruivo, R. (2015). Manual de Avaliação e Prescrição de Exercício. Self ¿ Desenvolvimento Pessoal, 2ª edição;
Ilg, S. (2000) The Outdoor Athlete: Total Training for Outdoor Performance. Cordillera Press (ISBN13: 9780917895173)

Observações