Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer a dinâmica do turismo a nível mundial e nacional e principais linhas estratégicas;
2. Conhecer os conceitos de mercado turístico, procura e oferta, assim como as principais tendências de consumo do turismo ativo/de aventura
3. Dominar ferramentas de análise estratégica, adaptando-as à realidade do ambiente externo e interno que caracteriza o setor do turismo e as suas organizações
4. Adquirir competências necessárias para o desenvolvimento em autonomia de projetos de turismo ativo, fundamentadas em fontes de informação adequadas e dirigidas a uma lógica de intervenção sustentada nas melhores práticas.
5. Conhecer os vários segmentos de mercado e estratégias de marketing para os alcançar com especial ênfase na utilização das tecnologias de informação e comunicação.
6. Saber desenvolver produtos turísticos, de forma crítica e enquadrada em pressupostos estratégicos e de mercado
Conteúdos programáticos
1. Turismo em portugal e no mundo: Abordagem aos principais dados estatísticos do setor
2. Conceitos iniciais da economia do turismo
3.Mercado turístico: Procura, oferta e tendências de consumo associadas ao turismo aitivo/aventura
4.Procura turística: posicionamento, segmentação e targeting
5. Perpsetivas estratégicas para o turismo em Portugal
6. Ferramentas de análise estratégica
7. A conceção e desenvolvimento de produtos de turismo ativo/aventura
8. Introdução ao marketing turístico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Conteúdo 1:contribuir para os objetivos 1, 2
Conteúdo 2: contribui para os objetivos 2
Conteúdo 3: contribui para os objetivos 2,5,4,6
Conteúdo 4: contribui para os objetivos 2,5,6,4
Conteúdo 5: contribui para os objetivos 4,5,6,3
Conteúdo 6: contribui para os objetivos 3,4,6
Conteúdo 7: contribui para os objetivos 4,6
Conteúdo 8: contribui para os objetivos4,5,6
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Exposição de conteúdos; Leitura, análise e discussão de suportes textuais, fenómenos ou casos reais, realizados individualmente ou em grupo. Época Normal: o aluno deve cumprir 2/3 de presença às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação.
Avaliação Contínua: Portfólio (60%) + Apresentações orais das várias fases do Portfólio (30%) + Apresentação e defesa finais (10%)
Avaliação Final: Prova escrita de avaliação teórica individual (40%) trabalho de pesquisa (30%) e prova oral de avaliação (30%). Nota mínima obrigatória em cada parâmetro de avaliação em todas as épocas de 8 valores. Alunos em situação especial: De acordo com o regulamento da ESDRM em vigor.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Foram definidas metodologias de ensino que alternam entre situações mais expositivas, com outras de aplicação e cariz mais prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da UC. Recorrer-se-á ao desenvolvimento de um portfólio, cujas tarefas são centradas num caso real. Desta forma, pretende-se que os alunos desenvolvam capacidade de reflexão e tomada de decisão, num contexto simulado e de forma contínua ao longo de toda a UC. As tarefas constantes do portfólio respondem aos objetivos de aprendizagem 3 a 6 (inclusive). Os objetivos de aprendizagem 1 e 2 serão alcançados com base em trabalhos realizado em sala de aula, quer numa perspetiva expositiva quer ativa por parte do alunos (análise de documentação, apresentação de conteúdos e debate).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ritchie;B. & Adair, D. (2004) Sport Tourism Interrelationships, Impacts and Issues. CVP; Rosa, P., Bento, P., & Teotónio, T. (2022). The internal competitive advantage of adventure tourism operators: An exploratory approach. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, 39, 100555.; Rosa, P., Carvalhinho, L., & Soares, J. (2018). Developing a destination image through the perceptions of stakeholders: A case study. International Journal of Tourism Research, 20(1), 60¿71. https://doi.org/10.1002/jtr.2153
Swarbrooke, J. (2005) Adventure Tourism: the new frontier. Elsevier Science Editor; Allied Market Research. (2021). Adventure Tourism Market-2022 (p. 300). Allied Market Research.; Buckley, R. (2010). Adventure Tourism Management. Elsevier; Rocha, Á., Abreu, A., de Carvalho, J. V., Liberato, D., González, E. A., & Liberato, P. (Eds.). (2020). Advances in Tourism, Technology and Smart Systems: Proceedings of ICOTTS 2019 (Vol. 171). Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-2024-2