Código: | LLDNT3158 | Sigla: | IBD | |
Área Científica: | Ciências Biológicas |
Área de Ensino: | LDNTA - Ciências Biológicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LLDNT1 | 45 | Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 | 1º | 4 | 37,5 | 100 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Definir a Biomecânica e enquadrá-la epistemologicamente; Identificar o objeto de estudo e desenvolver competências entre os diferentes objetivos da Biomecânica do Desporto; Identificar os tipos de movimento, leis e os princípios biomecânicos subjacentes; Adquirir conhecimentos ao nível da biomecânica dos ossos, músculos e articulações; Adquirir competências de análise cinemática; Interpretar o movimento dos projéteis; Conhecimentos de análise cinética e do comportamento mecânico dos corpos em contacto; Identificar as forças de atrito e de impulso e os fatores que as determinam; Relacionar o trabalho realizado com força potência, custo energético e eficiência do movimento; Analisar o equilíbrio e estabilidade nas técnicas desportivas; Adquirir conhecimentos na determinação do centro de gravidade; Perspetivar as diferentes soluções de avaliação biomecânica do movimento em termos de fornecimento de feedbacks para o praticante;
1. Fundamentos biomecânicos, conceitos, princípios e terminologia; 2. Objeto e áreas de estudo em Biomecânica; 3 Aspetos biomecânicos da estrutura óssea e das articulações; 4. Aspetos biomecânicos da função muscular; 5.Fatores mecânicos que afetam a força muscular; 6. Fundamentos da cinemática; 7. Cinemática do movimento de projéteis; 8. Fundamentos da cinética; 9. Comportamento mecânico dos corpos em contacto; 10. Centro de gravidade - definição e localização; 11. Métodos experimentais e numéricos para determinar a posição do C.G;.12. Natureza e propriedades dos fluidos; 13.Fatores que afetam a mecânica dos fluidos; 14.Conceitos de energética relacionados com o rendimento desportivo; 15.Eletromiografia;16.Termografia;17.Técnicas de recolha e análise de variáveis biomecânicas.
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências de análise biomecânica das atividades físicas e desportivas e que dominem os conceitos básicos nomeadamente: a biomecânica dos ossos, músculos e articulações, a análise cinemática, a análise cinética, equilíbrio e a mecânica dos fluidos.Pretende-se também dotar os alunos das diferentes alternativas para avaliação biomecânica do movimento em termos de fornecimento de feedbacks para o praticante.
Aulas teóricas e aulas teórico-práticas: Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo, os temas relativos aos conteúdos programáticos definidos.Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e através da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Teste Escrito (40%)- Trabalho escrito (30%)- Apresentação do Trabalho (defesa oral do trabalho e ligação aos conteúdos teóricos) (30%) Avaliação final: - apresentação e discussão de um trabalho de análise técnica (50%)- avaliação oral sobre toda a matéria lecionada (50%)- Para poderem ser avaliados em regime de avaliação contínua, os estudantes tem que estar presente em pelo menos 2/3 das aulas lecionada. Alunos em situação especial: Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.
Métodos de ensino: Aulas teóricas e aulas teórico-práticas:- Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo, os temas relativos aos conteúdos programáticos definidos. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da aplicação de fichas práticas e através da participação ativa dos alunos em situações experimentais. Pretende-se que os alunos aumentem as suas competências e saberes com base numa transmissão de conteúdos coerente sustentada pela explicação de diversos contextos desportivos, recorrendo a situações de experimentação.
Abrantes, J. (1997). Biomecânica, Edições FMH, Lisboa. Bartlett, R. (2003). Introduction to sports biomechanics, Spon Press, London New York. Carr, G. (1997), Mechanics of Sports ¿ a practitionars guide, Human Kinetics, USA. Hall, S. (1993), Biomecânica Básica, Editora Guanabara Koogan. Jodar, X.A. (1996), Eficácia y técnica deportiva - análisis del movimiento humano, Editora Iniciativas Deportivas. McGinnis, P.M. (1999). Biomechanics of Sport and Exercise, Human kinetics, USA. Hall, S. J. (2013). Biomecânica Básica (6.ª ed.). New York, NY: Nova Guanabara. Robertson, D.G.E., Caldwell, G. E., Hamill, J., Kamen, G., & Whittlesey, S. N. (2014). Research methods in biomechanics (Second edition. ed.). Bartlett, R. (2007). Introduction to sports biomechanics : analysing human movement patterns. Milton Park, Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge.Watkins, J. (2010). Structure and function of the musculoskeletal system (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.