Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O estágio tem como finalidade o aprofundamento dos conhecimentos previamente adquiridos, preparando e desenvolvendo a capacidade do estudante para o desenvolvimento de competências e tarefas próprias da sua especialidade, com vista à sua habilitação para o exercício da atividade profissional através de:
Enriquecer a componente profissional da formação;
Proporcionar experiência da prática profissional em contexto organizacional;
Promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade;
Aplicar os conhecimentos de formação, em situação real de intervenção no desporto;Desenvolver a necessidade de uma constante atualização nos domínios da investigação e do conhecimento científico, técnico e pedagógico e das novas tecnologias;
Possibilitar a reflexão crítica sobre a realidade e o desenvolvimento de um projeto de intervenção em contexto real de trabalho;
Facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Conteúdos programáticos
Os conhecimentos (saberes), as aptidões (saber-fazer) e as atitudes (saber-ser), considerados na realização dos estágios, concorrem para um perfil de competências dos futuros técnicos de DNTA, que desenvolvem atividades físicas e desportivas em contato com a natureza, e que dominam os conteúdos específicos, assim como os equipamentos e normas de segurança em atividades com objetivos de animação, recreação e lazer, formação ou treino.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Considerando os objetivos de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos com vista à habilitação do aluno para o exercício da atividade profissional, foram definidos os conteúdos, organizados em fases, que visam o desenvolvimento destas competências e autonomia na realização das tarefas específicas da profissão.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A formação em estágio prevê, como metodologia de base, o acompanhamento, a reflexão, a discussão, a orientação, a supervisão e a avaliação das atividades do estudante pelos orientadores.
As seguintes atividades obrigatórias, constituem-se como elementos de avaliação, detalhadamente descritos no documento orientador da UC:
Fase de integração (20%) - Caracterizar/Avaliar a EA; Elaborar o PIF e respetivo calendário de estágio; Apresentar o PIF.
Fase de integração (60%) - Operacionalizar as atividades do PIF; Propor ações em várias áreas relevantes para a EA;
Fase de conclusão e avaliação (20%) - Participar no evento de encerramento dos estágios; Organizar e manter atualizado o Dossier; Participar em atividades de formação complementar; Atualização do Curriculum Vitae; Relatório final de Estágio.
O regime de avaliação contínua será o único permitido para ser obtido sucesso nesta unidade curricular.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Foram definidas metodologias de ensino que constituem essencialmente situações de aplicação e cariz prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Toda a bibliografia mencionada nas unidades curriculares ao longo da Licenciatura. Documento Orientador do Funcionamento do Estágio Curricular da Licenciatura em DNTA da ESDRM.