• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLDNT3170
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Dinâmica de Grupos

Código: LLDNT3170    Sigla: DG
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 18 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Carlos Oliveira Silvério - ESD   0,33
Luís Filipe Marques Parente - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável
Luís Filipe Marques Parente - ESD Responsável
Carlos Oliveira Silvério - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Procura-se que, no final da Unidade Curricular, o estudante demonstrem conhecimentos e competências que lhe possibilitem: a)Compreender a importância das Dinâmicas de Grupo no estudo científico das manifestações comportamentais, originadas pela interação do profissional de desporto com os utentes do serviço, bem como dos processos internos despoletados no indivíduo e resultantes dessas manifestações; b)Conhecer os princípios básicos para que um grupo trabalhe em conjunto para atingir os seus objetivos; c)A compreender dos processos de grupo, através da participação em experiências de grupo no contexto de outdoor; d) Capacidade de relacionamento com outros, apresentação oral, interajuda e respeito.

Conteúdos programáticos

1Estrutura e Processos de Grupo no Desporto e Exercício 1.1 Introdução à Formação e desenvolvimentos dos grupos ¿ Modelos: Scultz, Tuckmans, Carron; 1.2 Características e estrutura dos grupos; 1.3 Coesão de grupo;2 Processos de Liderança no Desporto e Exercício; 2.1 Conceito de liderança e Teorias da liderança; 2.2 Estilos de liderança;3 Comunicação e resolução de conflitos; 3.1Importância da comunicação; 3.2Tipos de comunicação e processos de comunicação; 3.3Métodos de resolução de conflitos; 3.4 Processo de negociação:Cooperação VsCompetição;4 Definição, estratégias e benefícios de Team Building 4.1 Ciclo de aprendizagem de Kolb 4.2 Estratégias de segurança; 4.3 Atividades de Comunicação e Quebra-gelo 4.4 Atividades de Desafio introdutório, intermédio e avançado

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Privilegiar a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Colocar os alunos em contacto com a prática. Os diapositivos de todas as aulas, são disponibilizados na página da unidade curricular, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos para as aulas de modo a que a o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teóricas-práticas se privilegia experienciar, resolução de fichas e apresentações orais. Avaliação continua (AC) e Ep. normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças. Os alunos que optem pela avaliação contínua, não poderão aceder á ép. normal. AC: 30% PTB (Planeamento Act.Team Building) + 20% Concretização (TB) + 50%Teste (T). Nota Final = 30%PTB+20%TB+50%T. Avaliação final (Exame): 60% T +40% Oral. Classificações de TB menor ou igual 10 e/ou T menor ou igual 8, igual Reprovação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. A discussão e o desenvolvimento de aprendizagens intra e intergrupais, são potenciadores dos objetivos definidos. A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas TP, finalizam o cumprimento dos objetivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são um pouco mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas praticas o desenvolvimento de fichas , a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno conhecer, descrever e aplicar conhecimentos sobre os pontos:1,2, 3, 4, 5 e 6.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Chicau B., C., Monteiro, D., Benson, A. J., Miguel, M., Teixeira, E., & Silva, C. (2021). Disentangling the effects of ego and task-involving climate perceptions on cohesion in youth sport. Sport, Exercise, and Performance Psychology, 10(4), 558-570. Cascagnette, J. C. W; Benson, A. J., Cruwys, T., Haslam, S. A., & Bruner, M. W. (2021). More than just another bib: group dynamics in an elite Nordic ski team. J Sports Sci, 39(6), 638-652. Carron, A., Hausenblas, H.&Eys M.(2005). Group Dynamics in Sport. 3rd Eds. Morgantown; O'Connell, T. & Cuthbertson, B. (2009). Group Dynamics in Recreation and Leisure. Creating Conscious Groups Through an Experiential Approach. Human Kinetics. Priest, S. & Gass, M. (2005) Effective Leadership in Adventure Programming-2nd Edition. Human Kinetics.Spink, K. S., & McLaren, C. D. (2022). Group prototype and cohesiveness in sport teams. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 26(1), 1-11