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Gestão de Lazer e da Animação Turística

Código: LLDNT3171    Sigla: GLAT
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 35 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 37,5 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-2-T1

Ensino Teórico: 14,00
Teórico-Práticas: 21,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Paulo Filipe da Rosa - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Carlos Oliveira Silvério - ESD   1,13
Paulo Filipe da Rosa - ESD   0,37

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Oliveira Silvério - ESD Responsável
Paulo Filipe da Rosa - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os Conceitos fundamentais associados ao turismo, lazer e desporto

2. Conhecer a organização do turismo e seus subsetores; 
3. Conhecer a principal legislação associada à animação turística; 
4. Conhecer o fenómeno do desporto de natureza;
5. Conhecer o perfil do turista de aventura
6. Conhecer os pressupostos de formulação da experiência turística e dominar a sua aplicabilidade ao desenvolvimento de programas
7. Saber desenvolver programas de animação turística e desportiva; 
8. Dominar aspetos práticos de comunicação

Conteúdos programáticos

BLOCO 1: Turismo e Animação Turística: Organização e Legislação
1.Conceitos iniciais: Turismo; Lazer; Tempos Livres; Desporto; Recreação
2.Organização do Setor Turístico
3. Animaçao Turística: Legislação; A realidade do subsetor

BLOCO 2: Desporto de Natureza: Origem, Desenvolvimento e Perspetivas de futuro
1.Desenvolvimento do Desporto de Natureza
2.Tendências 
3.Perfil do turista de aventura

BLOCO 3: Experiência turística e desenvolvimento de produto
1.A experiência turística
2. Desenvolvimento de produtos com base nos pressupostos da experiência turística

BLOCO 4: Apresentações e comunicação
1.Desenvolvimento de apresentações multimédia
2.Comunicação em público

BLOCO 5. Planeamento de programas
1. Fases de planeamento
2. Conceção de programas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Bloco de conteúdos 1:contribui para o objetivo 1,2,3

Bloco de conteúdos  2. contribuir para o objetivo 4,5
Bloco de conteúdos  3. contribui para os objetivos 6,7
Bloco de conteúdos  4: contribui para os objetivos 8
Bloco de conteúdos 5: contribui para os objetivos 6, 7

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição dos conteúdos; Pesquisa individual em grupo; Brainstorming e Debates. 
Em Época Normal o aluno deve cumprir 2/3 de presença às aulas. O aluno deverá, até ao decorrer da 4ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. 
Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação. O aluno deverá obter 10 valores na totalidade, para se considerar aprovado na unidade curricular. 

Avaliação Contínua: Trabalho de grupo: (Trabalho escrito (40%) e Apresentação (30%)); Trabalhos realizados em contexto de sala de aula (30%). Nota mínima obrigatória em cada parâmetro de avaliação de 9,5 valores.
Exame Final: Prova escrita de avaliação teórica individual (40%, obrigatório classificação igual ou superior a 8 valores); trabalho de pesquisa (30%, não presencial) e prova oral de avaliação (30%, presencial). Alunos em situação especial: De acordo com o regulamento da ESDRM em vigor.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Foram definidas metodologias de ensino que alternam entre situações mais expositivas, com outras de aplicação e cariz mais prático, buscando sempre a autonomia do aluno e que permitam assimilar os conteúdos programáticos definidos e alcançar os objetivos da UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Rosa, P., Bento, P., & Teotónio, T. (2022). The internal competitive advantage of adventure tourism operators: An exploratory approach. Journal of Outdoor Recreation and Tourism, 39, 100555. https://doi.org/10.1016/j.jort.2022.100555; Rocha, Á., Abreu, A., de Carvalho, J. V., Liberato, D., González, E. A., & Liberato, P. (Eds.). (2020). Advances in Tourism, Technology and Smart Systems: Proceedings of ICOTTS 2019 (Vol. 171). Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-2024-2; Allied Market Research. (2021). Adventure Tourism Market-2022 (p. 300). Allied Market Research.; Rosa, P., Carvalhinho, L., & Soares, J. (2014). Retrospetiva, compreensão e perspetivação do futuro do desporto de natureza. In L. Carvalhinho (Ed.), Desporto de Natureza e Turismo Ativo. Contextos e Desenvolvimento (pp. 13-34). Rio Maior: ESDRM.; Dillard, J., & Bates, D. (2011). Leisure motivation revisited: why people recreate.; Managing Leisure, 16(4), 253-268. doi: 10.1080/13606719.2011.613624;