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Segurança e Gestão do Risco

Código: LLDNT3218    Sigla: SGR
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 31 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 4 37,5 100

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 19,50
Seminários: 13,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,50
Teórico-Práticas: 1,33
Seminários: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,50
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   1,00
Seminários Totais 1 0,66
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD Responsável
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos e competências múltiplas, no domínio do ¿saber¿, ¿saber-fazer¿ e ¿saber-estar¿, relacionadas com: a) segurança das pessoas; b) ambiente; c) materiais e património; Conhecimentos e competências de prevenção e gestão do risco, tendo por referência: a) planeamento; b) legislação específica; c) características dos materiais; d) contextos de prática; e) condições meteorológicas; f) qualificação dos técnicos; g) análise de matrizes de risco para acautelar os acidentes; Atitudes de promoção e desenvolvimento de boas práticas profissionais; Competências para produzir e divulgar o conhecimento técnico-científico.

Conteúdos programáticos

Segurança e gestão do risco em atividades de desporto de natureza; Conceitos e terminologia Legislação específica; Fases da gestão do risco (NP 4520:2013; Normas ISO 31000: 2018); Causas de acidentes; Perceção do risco e sua aceitação; Fatores de Risco: Recursos Humanos (monitores, praticantes, outros), Recursos Materiais (normas, categorias e certificações dos EPC¿s e EPI¿S) e Meio Ambiente (Meteorologia, características dos locais de prática); Análise de casos de boas (e menos boas) práticas profissionais; Metodologias aplicadas na segurança e gestão do risco: Planeamento, controlo e avaliação da segurança; Técnicas de avaliação do risco (Normas ISO 31010:2009); Planos de emergência, contingência e prevenção; Questionários de saúde; Produção e divulgação do conhecimento específico; Preparação para a emergência e socorro (formação do staff).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, numa lógica progressiva de aprendizagem, desde a aquisição de conhecimentos sobre as normas nacionais e internacionais, fatores de risco e casos de boas práticas. Na fase seguinte, os alunos devem desenvolver a capacidade crítica e de avaliação do risco, para tomar decisões adequadas na perspetiva da segurança e gestão do risco.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

E-learning e b-learning; Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos programáticos; Presencial, através da análise de situações de prática profissional; Metodologias de formação reflexiva; Pesquisa individual e em grupo.
Processos de avaliação: a) Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; b) Época de Recurso; c) Época Especial.
Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas ministradas. Teste escrito = 30%; Trabalho de Grupo = 30%, Trabalho de pesquisa científica = 40%. A nota de cada parâmetro terá de ser igual ou superior a 10 valores.
Exame final: Prova Escrita (50%) + Prova Oral (50%). Em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores. O aluno deverá informar o Regente (por escrito), caso seja esta a sua opção, nos primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em situação especial. Na ausência dessa informação, considera-se que o aluno se encontra em avaliação contínua. 



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, com destaque para as metodologias reflexivas, de avaliação e tomada de decisão, sobre os aspetos da segurança nas atividades.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalhinho, L. , Mata, C., Rosa, P. (2018) técnicas de avaliação do risco em atividades com cordas e cabos de aço: estudo exploratório, Journal of Sport Pedagogy & Research ¿ Volume 4, Nº. 2. 
Carvalhinho, L. , Mata, C., Rosa, P. (2018) segurança em desportos de montanha: perceção dos fatores de risco na escalada, Journal of Sport Pedagogy & Research ¿ Volume 4, Nº. 2. 
Gama, A. & Carvalhinho, L. (2014). Prevenção e gestão do risco em surf. In, Carvalhinho, L. (2014). Desporto de Natureza e Turismo Ativo. Contextos e Desenvolvimento. Edições ESDRM.
IEC 31010, Risk managente ¿ Risk assessment techniques
ISO (2018). ISO 31000 - Risk management - Guidelines on principles and implementation of risk management. ISO/TMB WG on Risk management. 
Mata, C. & Carvalhinho, L. (2020). Security and risk management in outdoor sports. An exploratory systematic review. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, vol. 8, n.º 2 (Supl. 1) / Págs. 59-64

Observações

n.a.