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Pedagogia do Desporto de Natureza

Código: LLDNT3220    Sigla: PDN
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LDNTA - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDNT1 25 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

DNTA-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50
Trabalho de Campo: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   1,50
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Alberto Dias de Carvalhinho - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer o modelo de análise do desporto de natureza e turismo ativo, nas suas principais dimensões, contextos, funções e competências profissionais; Conhecer e executar o processo de planeamento estratégico e operacional em DN, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento e satisfação dos praticantes/participantes; Desenvolver competências de intervenção pedagógica em DN: Técnicas de intervenção pedagógica, Avaliação de espaços e de condições de prática, Observação, análise e gestão da intervenção pedagógica; Adquirir conhecimentos e desenvolver competências que tornem eficaz a intervenção técnico-pedagógica, promovendo a discussão sobre as variáveis que implicam com o sucesso pedagógico e profissional; Conhecer e refletir sobre a importância da formação, da qualificação e da profissionalização dos TDN; Desenvolver o sentido crítico, no âmbito do desporto em geral, e em particular, nos desportos de natureza.

Conteúdos programáticos

Modelo de Análise do Desporto de Natureza e Turismo Ativo; Modelo de Análise da Intervenção Pedagógica em DN; Modelo de Análise da Relação Pedagógica em DN; As competências profissionais do TDN; A intervenção pedagógica nas dimensões da formação, da recreação e do rendimento; O Planeamento estratégico e operacional em DN; As principais funções pedagógicas do TDN; A segurança nos DN; Liderança, gestão de grupos, tomada de decisão e resolução de problemas em DN; Avaliação de espaços de prática de DN: A sua importância no sucesso das atividades; Avaliação das condições de prática pedagógica em DN: recursos humanos, recursos materiais, recursos naturais, recursos logísticos; Observação, análise e gestão da intervenção pedagógica e das habilidades desportivas em DN; Técnicas, metodologias e estilos de ensino em DN; O comportamento reflexivo do TDN; Os códigos de conduta em DN; Os modelos de formação.



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos visam a aquisição dos conhecimentos e competências definidas na FUC, de modo a que os alunos entendam o contributo da pedagogia para melhorar as suas competências de intervenção técnica e pedagógica, em contextos condicionados próximos da realidade do setor DNTA. A capacidade crítica, de avaliação e de reflexão serão estimuladas durante o processo formativo dos alunos. 



Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

E-learning e b-learning; Presencial, através da exposição e discussão de conteúdos programáticos; Presencial, através da análise de situações de prática profissional; Metodologias de formação reflexiva; Pesquisa individual e em grupo.
Processos de avaliação: a) Época Normal: Avaliação contínua ou Exame final; b) Época de Recurso; c) Época Especial.
Avaliação contínua: participar (no mínimo) em 80% das aulas ministradas. Portefólio Reflexivo (50%); Intervenção Pedagógica (30%); Planeamento e Relatório Reflexivo da Intervenção Pedagógica (20%). A nota de cada parâmetro terá de ser igual ou superior a 10 valores
Exame final: Prova Escrita (50%) + Prova Oral (50%). Em cada parâmetro de avaliação, o aluno terá de ter o mínimo de 10 valores. O aluno deverá informar o Regente (por escrito), caso seja esta a sua opção, nos primeiros 15 dias de aulas. Este procedimento será aplicado também aos alunos em ¿situação especial¿. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino selecionadas visam o cumprimento dos objetivos de aprendizagem definidos, com ênfase para as metodologias reflexivas, de avaliação e de autoscopia, que permitam melhorar a intervenção técnica e pedagógica dos alunos em situações futuras e em contexto real.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalhinho, L (2006). Os Técnicos e as Actividades de Desporto de Natureza. Análise da Formação, Funções e Competências Profissionais. Tese de Doutoramento não publicada. UTAD, Vila Real.
Carvalhinho, L. (2014). Desporto de Natureza e Turismo Ativo. Contextos e Desenvolvimento. Edições ESDRM-IPS, Rio Maior. 
Carvalhinho, L. (2015) Lazer e Qualidade de Vida: Formação de Técnicos de Desporto de Natureza e Turismo Ativo. In, Resende, R., Albuquerque, A. & Gomes, A. (eds.). Formação e Saberes em Desporto, Educação Física e Lazer, 509-538. ISMAI, Maia.
Carvalhinho, L., Rosa, P., Rodrigues, L. & Nunes, G. (2015). Formação de Treinadores de Desportos de Natureza. Estudo da Auto-perceção das Competências Profissionais. Revista da UIIPS, 3(3), 195-210.
Priest, S., Gass, M. (1997). Effective Leadership in Adventure Programming. University of New Hampshire. Human Kinetics.