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Gestão de Recursos Humanos do Desporto

Código: LLGO20134    Sigla: GRHD
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 36 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 7 90 175

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-2-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 2,00
Trabalho de Campo: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,00
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   3,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   2,00
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender a gestão de pessoas no desporto e nas organizações desportivas: saber interpretar o mercado de trabalho; mudanças e tendências de funções nas organizações. 2. Identificar e distinguir a cultura organizacional e a mudança nas organizações. 3. Conhecer os diferentes papéis do gestor. 4. Saber definir objetivos da descrição e análise de funções. 5. Descrever objetivos e critérios do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações 7. Criar e aplicar um sistema de avaliação do desempenho de pessoas.8. Definir um sistema de recompensas; 9. Interpretar os determinantes da motivação.10. Entender e distinguir diferentes tipos de liderança. Saber programar uma intervenção. 11. Conhecer, escolher e simular formas de gestão de grupos e equipas de trabalho. 12. Interpretar e desenhar processos de tomada de decisão e negociação. 13. Interpretar a comunicação interpessoal na gestão de pessoas.

Conteúdos programáticos

1 Mercado de trabalho: mudanças e tendências das profissões do desporto. 2 Cultura organizacional: determinantes, dimensões e diversidade. 3 Papéis do gestor: de decisão; interpessoais e de processamento de informação. 4 Descrição e análise de funções: processo, qualificação e desenho de funções. 5 Critérios do recrutamento e seleção: formas, fontes e métodos. 6 Integração de pessoas na organização, nos grupos e nas funções. 7 Sistemas e métodos de avaliação do desempenho. 8 Recompensas, finalidades, tipos e relação com os fatores motivacionais. 9 Motivação, ciclo motivacional; teorias na perspetiva do processo e do conteúdo. 10 Tipos de liderança, conceitos e evolução, na perspetiva dos traços, comportamental e contingencial. 11 Liderar pessoas. Métodos de gestão de grupos e equipas de trabalho: tipos, condições para a constituição e desenvolvimento. 12 Tomada de decisão e negociação: tipos, risco e incerteza. 13 Comunicação interpessoal: processo, linguagens, canais e barreiras.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivo 1 concretizado através do conhecimento apropriado no Conteúdo 1, 2 e 12; Objetivo 2 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 1 e 2; Objetivo 3 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 3; Objetivo 4 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 11 e 12; Objetivo 5 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 4; Objetivo 6 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 5; Objetivo 7 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 6 e 8; Objetivo 8 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 6 e 7; Objetivo 9 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 7; Objetivo 10 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8 e 9; Objetivo 11 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8; Objetivo 12 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 11; Objetivo 10 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8 e 11.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição dos conteúdos, questionamento, análise e discussão de suportes textuais e aplicação prática. Processos de avaliação: a) Aval. contínua, cumprir com: 1. mínimo de 2/3 de presenças em aula; 2. Realizar duas Frequências, com ponderação de 60% na nota final da UC (30% cada freq.). A classificação em cada freq. não poderá ser inferior a 8 Valores e a média das duas inferior a 9,5 valores, sob pena do estudante reprovar à UC. 3. Realização em grupo (2 alunos) de fichas (3) de aplicação prática da matéria (40% sobre a média aritmética das fichas) a apres. nas aulas TP. A versão escrita será entregue no dia da respetiva apres. oral. 4. Consideram-se aprovados os alunos que, no conjunto dos momentos de aval., obtenham uma média igual ou superior a 9.5 Valores; b) Exame final, constituído por duas provas: uma escrita (70%) e outra oral (30%). Para a prova oral o aluno deverá ter um resultado mínimo de 8 Valores na escrita. Será aprovado com 9,5 Valores, no somatório das duas provas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

No sentido de alcançar os objetivos propostos, os principais métodos de ensino a utilizar são: Exposição dos conteúdos com ou questionamento, em regime presencial, apoiada por meios escritos e audiovisuais; Leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos, relatórios, páginas de internet. Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada, individualmente e em grupo, através de análise de estudos de caso, resolução de problemas tipo e realização de fichas de aplicação de conteúdos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cuskelly, G. et al. (1999). Diferences in Organisational Commitment Between Paid and Volunteer Administrators in Sport. European Journal for Sport Management, vol. 6, Special Issue. Dessler, G. (2004). A Framework for Human Resource Management. New Jersey: Pearson-Prentice Hall. Doherty, A., Chelladurai, P. (1999). Managing Cultural Diversity in Sport Organizations: A Theoretical Perspective. Journal of Sport Management, nº 13, pp. 280 ¿ 297. Human Kinetics Publishers, Inc. Gomes, J., Pina e Cunha, M., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. & Marques, C. (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo. Izquierdo, A. C. (2010). Dirección de Recursos Humanos en las Organizaciones de la Actividade Física y del Deporte. Madrid: Editorial Sintesis.Rettschlag, S. Q., & García, M. D. D. (2006). Direccíon de Centros Deportivos. Principales funciones y habilidades del directo deportivo. Editorial Paidotribo

Observações

Devem ser consideradas as orientações institucionais para o efeito, aprovadas nos órgãos competentes, e, a cada momento, atualizadas de acordo com o que definem para a especificidade exigida da situação de pandemia.