Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Conhecer as fases de planeamento e gestão de uma instalação e das suas implicações legais, sociais, económicas, ambientais, territoriais e políticas; B. Conhecer cada área de trabalho, tendo por referência as estruturas humanas, recursos associados e os riscos mais frequentes, bem como as principais estratégias de planeamento, controlo e gestão; C. Saber ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de instalações desportivas que, atualmente, emergem face às atividades de organizações desportivas, educativas, administrativas e comerciais existentes; D. Saber aplicar o conhecimento a um caso específico de análise, adequando modelos de análise propostos e concluindo sobre medidas efetivas de gestão que contribuam para a eficiência e qualidade funcional de determinada instalação; E. Demonstrar capacidade de discussão, reflexão, multidisciplinaridade de conhecimento, argumentação e autonomia de pesquisa.
Conteúdos programáticos
1. Instalações desportivas e critérios de classificação; 2. Definição de processo fásico de gestão de instalações desportivas; 2.1. Instalações desportivas naturais, artificiais e ambiente; 2.2. Instalações Desportivas e planeamento urbano; 2.3. Funções sociais e económicas das instalações desportivas; 2.4. Enquadramento legal; 2.5. Instalações desportivas e inovação em desporto; 2.6. A fase de planeamento; 2.7. A fase de projeção de Instalações Desportivas; 2.8. A fase de construção; 2.9. A fase de exploração; 2.10. Associações de profissionais nacionais e estrangeiras no âmbito das Instalações Desportivas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Objetivo A - Conteúdos 1.; 2; 2.1.; 2.2; 2.3; 2.4. e 2.5.; Objetivo B - Conteúdos 2.6.; 2.7.; 2.8. e 2.9.; Objetivo C - Todos os conteúdos; Objetivo D - Todos os conteúdos; Objetivo E - Todos os conteúdos.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
1. Expositivos e interrogativos ; 2. Metodologias ativas, com recurso à resolução de problemas tipo e, análise de casos. Avaliação funcional em contexto real e conferências temáticas / relatórios individuais.
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua
A - Um trabalho de grupo aplicado e apresentação na aula X 30%;
B - Uma prova de avaliação escrita individual X 50%;
C - Fichas de aplicação individual X 20%.
Exame final
A - um trabalho individual - estudo caso, aplicado numa organização desportiva X 30%;
B - uma prova de avaliação escrita individual X 50%;
C - uma prova oral individual X 20%.
Realizará a
prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação
um resultado igual ou superior a 8 valores.
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no
Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Objetivo A - Método 1; Objetivo B - Método 1; Objetivo C, D - Método 2 e Objetivo E - Método 1.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cunha, L. M. (1997). O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento. Ed. Faculdade de Motricidade Humana: Lisboa.
Daly, J. (2000). Recreation and Sport Planing and Design. Ed. Human Kinetics: Leeds, United Kingdom.
Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano. (2002). Normas para a Programação e Caracterização de Equipamentos Colectivos, Ed. DGOTDU, Col. Informação: Lisboa.
Farmer, P., & Mulrooney, A. (1996). Managing the facility - The Management of Sport, Its Foundation and Aplication. Ed. McGraw-Hill Companies, Inc.: USA.
Paloma, J. (1994). Análisis y Diagnóstico del Sistema Deportivo Local: Punto de Partida para el Diseño de Políticas Deportivas Municipales. Apunts Educación Física y Deportes, 36(Abr), 38- 45.
Pate, D., Moffitt, E., & Fugett, D. (1993). Current Trends in Use, Design / Construction, and Funding Sports Facilities. Sport Marketing Quarterly, 2(4), 9-14.