• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLGO20137
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estratégia e Desenvolvimento de Organizações Desportivas

Código: LLGO20137    Sigla: EDOD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 35 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   2,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular pretende-se que os discentes sejam portadores de conhecimento e informação que lhes permita:1. Identificar e caracterizar a origem e evolução do pensamento estratégico;2. Recolher, tratar e analisar dados e indicadores suscetíveis de identificar mercados, os seus influenciadores e tendências;3. Conhecer as principais variáveis externas que condicionam o funcionamento de uma organização desportiva; 4. Conhecer as principais variáveis internas que condicionam o funcionamento de uma organização desportiva; 5. Diagnosticar fatores externos e internos que podem influenciar a atividade das organizações desportivas; 6. Relacionar tendências externas, oportunidades e ameaças, e capacidade internas, forças e fraquezas; 7. Desenhar estratégias; 8. Criar mecanismos de controlo e avaliação das estratégias;9. Criar medidas de alteração ao funcionamento da organização de modo a concretizar as estratégias;10. Transformar a estratégia em planos de ação.

Conteúdos programáticos

1 ¿ A origem e evolução da estratégia, a natureza da estratégia;¿ conceito de estratégia e evolução; 2 ¿ Pressupostos da gestão estratégica; 3 ¿ Diagnóstico estratégico; 3.1 - O ambiente contextual geral, análise PEST; 3.2 - O ambiente transacional/específico do desporto, concorrência, consumidores/clientes, fornecedores, capitais, pessoas, tecnologia específica, reguladores, instalações desportivas e parceiros sociais, outros stakeholders externos; 3.3 - O ambiente interno; 4 ¿ Análise estratégica:¿ escolha estratégica, análise SWOT;¿variáveis dos modelos de Ansoff, matrizes BCG, Mckinsey/GE, ADL, PIMS e dos 7 S da Mckinsey; 5 ¿ Formulação, implementação e controlo da estratégia; 6 ¿ Os modelos de performance estratégica aplicados nas organizações desportivas:¿centrados no alcance de objetivos, nos recursos, nos múltiplos constituintes estratégicos, centrados nos valores competitivos, modelo quadrimensional de Morin, tableau de bord e a ulilização do Balanced Scorecard (BSC).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivo 1 concretizado através do conhecimento apropriado no Conteúdo 1 e 2; Objetivo 2 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 2, 3,4 e 5;Objetivo 3 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 3, 3.1 e 3.2;Objetivo 4 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 3.3;Objetivo 5 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 3, 3.1, 3.2 e 3.3;Objetivo 6 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 4;Objetivo 7 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 5;Objetivo 8 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 5;Objetivo 9 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 6;Objetivo 10 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 5.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Métodos expositivos e interrogativos, metodol. ativas, recurso à resolução de problemas e estudos de caso, fichas de apli.. Processos de Aval. disponíveis: Aval. contínua e Exame final. A Aval. Contínua está disponível na Época Normal. Se em algum dos elementos de Aval. previstos o aluno obtiver uma class. inferior a 8 valores sairá do proce. de Aval. Contínua e deverá integrar-se na Aval. por exame final. O aluno que optar pela realização da Aval. Contínua não poderá realizar a Aval. por exame final na época normal. O aluno pode dispensar de exame final se a class. final do proce. de Aval. contínua for igual ou superior a 9,5 valores. Aval. Continua: Class. final = class. individual do trabalho de grupo X 45% + class. das provas de Aval. escrita individual (B1x35% + B2x65%) X 55%, se média das provas escritas maior ou igual a 9,5 valores. Exame final = 2 X class. da prova escrita individual + class. da prova oral /3. Aluno aprovado se obti. uma class. final não inferior a 10.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os alunos associam a aquisição de conhecimentos, Saber, e a sua aplicação em contexto real, Saber-Fazer, numa organização desportiva. Seguem um guião de apoio que os conduz para a relação entre a matéria dada e as condições para pesquisarem informação necessária à elaboração do plano estratégico. Nas aulas teórico-práticas é realizado apoio tutorial para acompanhamento à construção do plano.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Blackwell Handbook of Strategic Management (2006). by Michael Hitt, R. E., Freeman & J. Harrison (eds); Malden (MA, USA): Blackwell. ESDRM Biblio LGD. Chappelet, J. L. & Bayle E. (2005). Strategic and Performance Management of Olympic Sport Organizations. Champaign: Human Kinetics. ESDRM Bibli. LGD ¿ 1573460. Santos, A. (2002). A Estratégia dos Clubes - Estudo Comparativo dos Clubes de Pequena, Média e Grande Dimensão. Edição do Centro de Estudos e Formação Desportiva/Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. ISBN: 972-8460-60-0. Santos A. & Correia A. (2002). As Características da Estrutura Como Elemento Condicionador da Estratégia dos Clubes Portugueses, Uma Incursão na Teoria Organizacional. Desporto. Revista Investigação & Ciência. 1, Novembro, Ed. ESDRM/IPS, pp. 41-63. Johnson, G.; Scholes K. (1999). Exploring Corporate Strategy. Ed. Prentice Hall Europe, 5th edition.

Observações

Devem ser consideradas as orientações institucionais para o efeito, aprovadas nos órgãos competentes, e, a cada momento, atualizadas de acordo com o que definem para a especificidade exigida da situação de pandemia.