Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer os fundamentos do planeamento e controle de gestão; Realizar o planeamento estratégico e operacional; Calcular custos padrão; Elaborar orçamentos; Executar o controlo orçamental; Utilizar Tableaux de Bord e Balanced Scorecard; Sistemas de controlo de gestão.
Conteúdos programáticos
(1) Fundamentos do planeamento e controle de gestão; (2) Planeamento estratégico, operacional e estudo de casos; (3) Custo Padrão; (4) Orçamentos; (5) Controlo Orçamental; (6) Tableaux de Bord e Balanced Scorecard e (7) Sistemas de Controlo de Gestão.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os alunos adquirem o conhecimento e realizam fichas de trabalhos de grupo consolidando os conteúdos lecionados e suportando a concretização dos objetivos definidos, e.g. o objetivo conhecer os fundamentos é suportado pelo conteúdo programático fundamentos do controlo de gestão, articulado com uma reflexão por parte dos alunos. São apoiados no âmbito da matéria abordada de forma a concretizarem as fichas de trabalho.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Nas aulas teóricas são desenvolvidas a exposição de conteúdos dos temas dos conteúdos programáticos, através da utilização de meios escritos e audiovisuais, em regime presencial. As aulas TP desenvolvem uma aplicação dos conteúdos a um contexto de intervenção numa organização ou desenvolvimento de um negócio. Os alunos modelo de avaliação contínua têm que ter uma assiduidade de 2/3 das aulas TP e teóricas e cumprirem com os parâmetros de avaliação. Os parâmetros são classificados de 0 a 20 valores, prova escrita incide sobre a matéria lecionada, os trabalhos individuais são desenvolvidos nas aulas práticas e o trabalho final e é realizado em grupo. A avaliação final é constituída por duas provas uma escrita e outra oral. Para ser aprovado, o aluno deverá ter uma média aritmética simples igual ou superior a 9,5 valores. Nota Final Avaliação Contínua = 0,5 x NotaProvaEscrita + 0,4 x TrabalhoFinal+0,1 x ApresentacaoTrabalho; Nota Final Avaliação Final = (NotaProvaEscrita+Oral)/2
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Procurou-se o desenvolvimento de metodologias de ensino que permitissem operacionalizar os objetivos de acordo com os recursos existentes. Os objetivos são concretizados através de exposição, estudo autónomo e atividades desenvolvidas de exposição e discussão em sala de aula.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Merchant, K., & Stede, W. V. der. (2017). Management Control Systems 4th Edition (4 edition). Harlow, England: Pearson.
Jordan, H., Neves, J. & Rodrigues, J. (2005). Controlo de Gestão ¿ Ao serviço da estratégia dos gestores, Lisboa: Áreas Editora
Mowen, M. & Hansen, D. (2003). Gestão de Custos ¿ Contabilidade e Controle, São Paulo: Pioneira Thomson Learning. Lochard, J. (2003). Os rácios essenciais ¿ Como os utilizar, interpretar e comentar, Lisboa: Bertrand Editora. Montebello, M. (2003). Criação de valor para o cliente, Lisboa: Monitor