• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLGO20141
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Análise de Projetos de Investimento

Código: LLGO20141    Sigla: API
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 38 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-3-T1

Ensino Teórico: 13,00
Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O principal objetivo da unidade curricular é fornecer aos seus alunos competências essenciais para a fundamentação das decisões de investimento sob o ponto de vista microeconómico e financeiro, designadamente: a) fundamentar a utilidade da avaliação de projetos; b) compreender cada uma das etapas do ciclo do projeto; c) distinguir e caracterizar cada um dos diferentes tipos de avaliação de projetos; d) fundamentar a escolha de critérios de avaliação baseados no cash-flow; e) aprender a determinar o cash-flow na ótica do projeto e na ótica do investidor; f) fundamentar as decisões de investimento com base nos critérios de avaliação de projetos.

Conteúdos programáticos

1.Conceitos base de projetos de investimento 
1.1 Conceito de projeto de investimento 
1.2As principais etapas de um projeto 
1.3 Classificação dos projetos de investimento
2.Avaliação económica e financeira de projetos de investimento. 
2.1Elementos de cálculo financeiro. 
2.2 O conceito de cash-flow. 
2.3 O cash-flow e o lucro contabilístico. 
2.4 O escalonamento no tempo dos cash-flows. 
2.5 O valor residual do investimento 
2.6 O cash-flow na ótica do projeto e na ótica do investidor. 
2.7 A taxa de atualização. 
2.8 Critérios de avaliação baseados no cash-flow: VAL, TIR, TIRM, Pay-Back, Índice de Rendibilidade 
2.9 Avaliação a preços constantes e preços correntes.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Análise de Projetos de Investimento foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos alunos. Assim, de uma forma mais detalhada: O ponto 1 dos conteúdos programáticos concretizam os objetivos a), b) e c);O ponto 2 dos conteúdos programáticos concretizam os objetivos d), e) e f).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas aulas teóricas são utilizados os métodos expositivo-interrogativo. Nas restantes aulas são resolvidos exercícios práticos. 
A avaliação contínua é constituída por: um mini teste (30%) um trabalho (25%) e uma frequência (45%). Considera-se que o aluno encontra-se em avaliação contínua a partir do momento em que participou em qualquer elemento de avaliação. Em avaliação contínua e exame de época normal é necessário o cumprimento do regime de frequência, isto é, 2/3 de presenças. Alunos que estejam matriculados noutros anos e haja sobreposição de aulas, não se aplica o regime de frequência. 
O exame final é constituído por um exame escrito (60%) e uma prova oral (40%).  
Condições de acesso ao exame de época normal: alunos que não tenham participado na avaliação contínua. Não é permitida a utilização de computador, na sala de aula, a não ser quando solicitado pela docente.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos teóricos e alguns exemplos práticos de aplicação. Nas restantes aulas são resolvidos problemas práticos adequados e ajustados a cada conteúdo programático, o que permite, de uma forma proporcionada e gradual, que os alunos adquiram as competências necessárias. Os objetivos da unidade curricular têm subjacente a apresentação teórico-prática dos conceitos e depois a concretização através de resolução de casos práticos

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, H. (2014) Análise de Projetos de Investimento, Edições Sílabo, Lisboa. 
Lisboa, J. & Augusto, m. (2019) Cálculo Financeiro, Vida Económica.
Megre, L. (2018) Análise de Projetos de Investimento - uma perspetiva económica, Edições Sílabo.
Pereira, N. (2006) Manual de Avaliação Financeira de Projetos, 1.ª Edição, Amibússola, Santarém.
Soares, I., Moreira, J., Pinho, C., Couto, J. (2012) Decisões de Investimento? Análise Financeira de Projetos, Edições Sílabo.