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Contabilidade de Gestão

Código: LLGO20156    Sigla: CONT GES
Área Científica: Ciências Empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 43 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-2-T1

Ensino Teórico: 13,00
Teórico-Práticas: 21,00
Ensino Prático e Laboratorial: 19,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 2,00
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular de Contabilidade de Gestão pretende dotar os alunos tem os seguintes objetivos: a)compreender as insuficiências da Contabilidade Financeira; b)compreender o âmbito e objetivos da contabilidade de gestão; c)proporcionar os conhecimentos para apuramento do custo de produção d)compreender os métodos relativos ao apuramento de custos; e)fornecer competências para a conceção e implementação de um sistema de contabilidade de gestão f)compreender a aplicabilidade da Contabilidade de gestão às organizações desportivas.

Conteúdos programáticos

1 Introdução 
1.1 Os constrangimentos da Contabilidade Financeira 
1.2 Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão 
1.3 Requisitos da Contabilidade de Gestão 
2 Conceitos fundamentais da Contabilidade de Gestão 
2.1 Gastos e rendimentos 
2.2 Os gastos e o seu controlo 
2.3 Os gastos e a tomada de decisões 
3 Apuramento do custo de produção 
3.1 Componentes do custo de produção 
3.2 Imputação dos gastos gerais 
3.3 Sistemas de custeio: total, variável e racional 
4 Métodos de Apuramento dos custos 
4.1 Método direto 
4.2 Método indireto 
5 Centros de custo 
5.1 Métodos das secções 
5.2 Apuramento dos custos pelo método das secções 
6 Conceção e implementação de sistemas de Contabilidade de Gestão 
6.1Principais etapas para implementação de uma contabilidade interna 
6.2 Definição do subsistema de contabilidade interna
6.3 Principais contas da contabilidade analítica: articulação da contabilidade geral e analítica

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Contabilidade de Gestão foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos alunos. Assim, de uma forma mais detalhada: O ponto 1 e 2 dos conteúdos programáticos concretizam os objetivos a), b); O ponto 3 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo c); Os pontos 4 e 5 dos conteúdos programáticos concretiza o objetivo d); O ponto 6 dos conteúdos programáticos concretizam o objetivo e); O objetivo f) é concretizado em todos os pontos dos conteúdos programáticos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas aulas teóricas são utilizados os métodos expositivo-interrogativo. Nas restantes aulas são resolvidos exercícios práticos. 
A avaliação contínua é constituída por: dois mini-testes (20%/cada) e uma frequência (60%). Considera-se que o aluno encontra-se em avaliação contínua a partir do momento em que participou em qualquer elemento de avaliação. Em avaliação contínua e exame de época normal é necessário o cumprimento do regime de frequência, isto é, 2/3 de presenças. Alunos que estejam matriculados noutros anos e haja sobreposição de aulas, não se aplica o regime de frequência. 
O exame final é constituído por um exame escrito (60%) e uma prova oral (40%).  
Condições de acesso ao exame de época normal: alunos que não tenham participado na avaliação contínua. 
Não é permitida a utilização de calculadora gráfica, em qualquer momento de avaliação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas aulas teóricas e nas teórico-práticas são apresentados os conceitos teóricos e alguns exemplos práticos de aplicação. Nas restantes aulas são resolvidos problemas práticos adequados e ajustados a cada conteúdo programático, o que permite, de uma forma proporcionada e gradual, que os alunos adquiram as competências necessárias.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Caiado, A. (2020), Contabilidade Analítica e de Gestão, (9ªEdição), Lisboa, Áreas Editora.
Coelho, M. (2012), Contabilidade Analítica e de Gestão, Edições Almedina.
Nabais, F., Nabais, C. (2016), Prática de Contabilidade Analítica e de Gestão ¿ Manual Prático, Lidel