• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLGO20166
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Atividades de Formação Desportiva

Código: LLGO20166    Sigla: AFD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 25 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 7 75 175

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-1-T1

Teórico-Práticas: 70,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Trabalho de Campo: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,40
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,27
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,00
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   0,40
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,40
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,40
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,40
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,27
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,13
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   0,40
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,40
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,20
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,20
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,13
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,13
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   0,20
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC de Atividades de Formação Desportiva (AFD) pretende proporcionar aos alunos a vivência de um conjunto de situações motoras próprias de diversas modalidades de formação. Identificação e análise de contextos organizacionais, objetivos, formas e organização das modalidades, ao nível da formação de praticantes. Compreender a origem e desenvolvimento das modalidades e formas organizativas de ensino, treino e competição, interpretar os principais indicadores demográficos e geográficos das modalidades, identificar fatores críticos e tendências de desenvolvimento das modalidades e adquirir bases para a gestão da oferta da atividade motora.


Conteúdos programáticos

Em cada modalidade desportiva são abordados os seguintes conteúdos, sempre numa perspetiva da formação desportiva: Fundamentos técnicos, táticos, físicos e psicológicos predominantes,  da iniciação à especialização; Contextualização, caracterização e enquadramento da modalidade e variantes de prática (contexto de aprendizagem, formação e desenvolvimento dos praticantes ¿ escolas de formação, academias, etc); Especificidade dos locais, materiais e equipamentos de prática; Noções de segurança; Principais regras (as especificidades para contexto de aprendizagem, formação e desenvolvimento dos praticantes; Os principais eventos, atividades ou competições; Fatores determinantes para o sucesso do desenvolvimento dos praticantes Long-Term Athlete Development (LTAD) | Desenvolvimento Motor - Domina os conceitos de  Desenvolvimento, Maturação, Crescimento e Aprendizagem; A pirâmide do desenvolvimento motor; A quantidade e a distribuição da prática; Demonstração e instrução; IRR.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Identificar fatores críticos de organização das modalidades, em situações de ensino, treino e competição nos escalões de formação; Conhecer as principais funções dos diferentes agentes envolvidos: treinadores, árbitros, dirigentes, público, média, patrocinadores, forças de segurança, proprietário da instalação e indústria associada; Identificar a legislação e principais regulamentos aplicáveis ao contexto de prática da modalidade; Reconhecer e caracterizar os principais materiais e equipamentos específicos da modalidade; Identificar os principais procedimentos de montagem e desmontagem de espaços e equipamentos afetos à prática da modalidade; Interpretar os principais aspetos de risco relacionados com segurança das pessoas e do património na organização de treinos e competições; Identificar sistemas de observação e de análise da prestação desportiva; Reconhecer as capacidades físicas e psicológicas mais utilizadas na modalidade; Compreender os fundamentos técnicos e táticos elementares predominantes nas modalidades;  Adquirir bases para a gestão da oferta da atividade motora ao longo da vida; Identificar as principais características dos Espaços Lúdicos para a Infância; Identificar as principais orientações para a gestão de recursos na atividade motora na infância; Identificar as principais orientações para prevenção de negligência e abuso na formação motora em crianças e jovens.



Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação Contínua = Teste escrito, media ponderada pelos bloco temáticos (40%) +Relatório de observação (30%) + Fichas de aplicação de conhecimento em Desenvolvimento Motor (30%) | O Relatório de observação é composto pela parte escrita e pela sua apresentação, sendo a nota final deste a média destas duas componentes | Todos os parâmetros em avaliação atrás mencionados têm de ter nota igual ou superior a 9,5 valores. Exame Final, este é constituído por: 1. Prova escrita - teste, com média ponderada aos diferentes blocos temáticos (40%); 2. Prova oral, composta por: i) Entrega e defesa de um mapa de ocupação de uma instalação desportiva de uma modalidade desportiva à escolha (10%) ; ii) Entrega e defesa de um relatório de observação de um evento desportivo para escalões de formação, numa modalidade desportiva à escolha (10%); iii) Avaliação geral dos conteúdos programáticos do conjunto das modalidades (40%). Todos com nota igual ou superior a 9,5 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Seguindo a metodologia de ensino descrita, preveligia-se o ensino presencial, onde os alunos devem participar ativamente nas tarefas propostas de forma a atingir os objetivos propostos, com os estímulos adequados para o contacto com a realidade e posterior reflexão sobre a mesma. O estudante que opte pelo modelo de avaliação contínua pode dar uma (1) falta não justificada em cada um dos blocos temáticos previstos. Constituem exceções os alunos em situação especial, conforme disposto no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM de 21 de julho de 2021. A aplicação deste regime de frequência incidirá exclusivamente na época normal de avaliação.  O aluno que não cumpra os requisitos do regime de avaliação normal terá de integrar-se no modelo de avaliação de época de recurso e/ou especial.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Gabbard, C. P. (2004). Lifelong Motor Development. San Francisco: Pearson/ Benjamin Cummings | Geidne, S., Quennerstedt, M., & Eriksson, C. (2012). The youth sports club as a health-promoting setting: An integrative review of research. Scandinavian Journal of Public Health, 0:1¿15. | Gershoff, E.T. (2008). Report on Physical Punishment in the United States: What Research Tells Us About Its Effects on Children. Columbus, OH: Center for Effective Discipline. | Hanlon, C., Morris, T., & Nabbs, S. (2010). Establishing a successful physical activity program to recruit and retain women. Sport Management Review, 13:269¿282. | Henderson, K. A., & Ainsworth, B. E. (2002).