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Atividades de Rendimento e Espetáculo Desportivo

Código: LLGO20168    Sigla: ARED
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 23 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,40
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,40
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,00
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   0,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,40
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,40
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,00
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mauro da Conceição Miguel - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o âmbito do rendimento desportivo e da alta-competição nas modalidades desportivas;
Conhecer a forma como as modalidades estão inseridas num contexto de ¿espetáculo¿;
Identificar a legislação e principais regulamentos aplicáveis ao contexto do rendimento desportivo;
Reconhecer e caracterizar os principais materiais e equipamentos específicos da modalidade;
Compreender as diferentes formas de organização das modalidades ao nível do rendimento desportivo;
Conhecer clubes, federações e organizações desportivas que representam boas práticas no desporto de rendimento.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos são abordados em diferentes módulos (cada módulo inclui uma modalidade) com as suas especificidades. No entanto, a abordagem tem os seguintes pontos comuns:
1. Conceito de Rendimento;
2. Conceito de Espetáculo Desportivo;
3. Conhecer a organização da modalidade na área do rendimento desportivo (Seleções, competições profissionais, competições internacionais de clubes e seleções);
4. Definição de alta-competição e seu estatuto face à especificidade da modalidade;
5. Relação entre as diferentes instituições (SEJD, IPDJ, COP, federação e clube) no que se refere ao rendimento desportivo e à alta-competição;
6. Relação entre formação e rendimento face à especificidade da modalidade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Identificação e análise de contextos organizacionais, objetivos, formas e organização das modalidades, ao nível do rendimento e espetáculo desportivo. Compreender a origem e desenvolvimento das modalidades e formas organizativas de ensino, treino e competição no rendimento desportivo, interpretar os principais indicadores demográficos e geográficos das modalidades a nível nacional e internacional, identificar fatores críticos e tendências de desenvolvimento das modalidades e adquirir bases para a gestão no rendimento desportivo.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os principais métodos de ensino a utilizar são expositivos e interrogativos para apresentação e exposição dos conteúdos com questionamento, em regime presencial, apoiada por meios escritos e audiovisuais.
A avaliação realiza-se segundo o modelo de avaliação contínua ou de exame final, para a época normal de avaliação.
O aluno que não cumpra os requisitos do regime de avaliação normal terá de integrar-se no modelo de avaliação de época de recurso e especial.
Avaliação Contínua: Cumpre o regime de frequência (2/3 de presenças em por módulo) como requisito para participar neste modelo de avaliação; - Realiza um relatório por módulo e apresenta-o em aula; A classificação final é constituída pela seguinte  fórmula: Classificação Final = [(Relatório por módulo) 80% + (Apresentação ) 20%) x n.º de módulos]/100.
Exame Final: É constituído por uma prova escrita, seguido de uma prova oral. A média aritmética do somatório da nota da prova escrita e da prova oral seja igual ou superior a 9,5 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Identificação e análise de contextos organizacionais, objetivos, formas e organização das modalidades, ao nível do rendimento e dos espetáculo desportivo. Compreender a origem e desenvolvimento das modalidades e formas organizativas de ensino, treino e competição no rendimento desportivo, interpretar os principais indicadores demográficos e geográficos das modalidades a nível nacional e internacional, identificar fatores críticos e tendências de desenvolvimento das modalidades e adquirir bases para a gestão no rendimento desportivo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Araújo, J. (2010) Equipas de Alto Rendimento ¿ Factores críticos de sucesso. Team Work Consultores.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização e Dinâmica de Jogo. Edições Universitárias Lusófonas. Universidade Lusófona. 
Chappelet, J & and Bayle, E, (2004). Strategic and Performance Management of Olympic Sport Organisations. Champaigne: Human Kinetics.
Garcia, J. (1994). Balonmano: Metodología y alto rendimento. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Garcia, J. (2000). Balonmano. Perfeccionamento e investigacion. Barcelona: INDE.
Gomes, A. & Souza, J. (2008) Futebol - treinamento desportivo de alto rendimento. Artmed.
Mombaerts, Érick. (1991) Football - De l'analyse du jeu à la formation du joueur. Éditions Actio. Joinville-le-Pont.
Pacheco, Rui. (2000). O Ensino do Futebol: Futebol de 7 - Um jogo de iniciação ao Futebol de 11. Edição do Autor.

Observações

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