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Atividades de Natureza e de Turismo Ativo

Código: LLGO20173    Sigla: ANTA
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 30 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

GOD-2-T1

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD   2,00
João Diogo Rodrigues Freitas - ESD   0,53
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,53
Vitor Manuel Alves Milheiro - ESD   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Henrique Manuel Pereira de Oliveira Frazão - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar uma vivência diversificada nas atividades de deportos natureza de modo a contribuir para a aprendizagem dos conteúdos específicos
Promover a aquisição de competências ao nível da especificidade dos equipamentos e normas de segurança
Desenvolver capacidades básicas de domínio técnico.
Paralelamente aos objetivos anteriormente apresentados, os alunos serão orientados para o desenvolvimento de atividades individuais e coletivas conducentes à aquisição de:
- Conhecimentos gerais acerca das principais empresas / associações de desporto de natureza / atividades de outdoor
- Conhecimentos gerais sobre a estrutura de RH¿s que as organizações apresentam, destacando as principais funções
- Conhecimentos gerais sobre as diversas burocracias / legislação inerentes à realização das atividades de desporto de natureza / atividades de outdoor, nos diversos contextos institucionais, bem como, os principais problemas e implicações causados na gestão e organização destas atividades

Conteúdos programáticos

Para cada atividade serão abordados os seguintes conteúdos:1. Contextualização, caracterização e enquadramento da atividade (história, contexto federativo); 2. Especificidade dos locais de prática; 3. Especificidade dos materiais e equipamentos (marcas e locais de venda); 4. Principais regras, técnicas, tipos de atividade; 5. Organização de eventos competitivos e de lazer; 6. Gestão/manutenção de materiais e equipamentos; 7. Atividades recreativas; 8. Noções de segurança

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os alunos serão orientados para o desenvolvimento de atividades individuais e coletivas conducentes à aquisição de: Conhecimentos gerais acerca das principais empresas / associações de desporto de natureza / atividades de outdoor do quadro nacional; Conhecimentos gerais sobre a estrutura de recursos humanos que as organizações apresentam, destacando as principais funções; Conhecimentos gerais sobre as diversas burocracias / legislação inerentes à realização das atividades de desporto de natureza / atividades de outdoor, nos diversos contextos institucionais, bem como, os principais problemas e implicações causados na gestão e organização destas atividades, no sentido de alcançar os objetivos da UC.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição teórica dos conteúdos
Atividades de discussão organizada
Prática especifica em piscina e sala de aula
Avaliação:
Época Normal o aluno deve cumprir 75% de presenças. Deverá, até à 4ª aula, informar por escrito a avaliação a integrar. Caso não informe, considera-se que o aluno se encontra em Avaliação Contínua.
1) Época Normal
Avaliação contínua
1 Trabalho em grupo (40%): 1 trabalho de grupo relativo a temas a designar pelo docente
Componente Prática (30%)
Participação e disponibilidade (30%): Avaliação da qualidade da participação e intervenção do
aluno em aula, aspetos de disponibilidade e relacionamento com o docente e os colegas.
Obrigatório 9,5 em cada parâmetro
1.2. Exame final
1 Teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 prova oral (30%)
Obrigatório 9,5 em cada parâmetro
2) Época de Recurso
1 Teste escrito individual (35%), 1 trabalho de pesquisa individual (35%) e 1 prova oral (30%)
3) Alunos em situação especial devem contatar o regente


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de prática, exposição oral e pesquisa, procurando abordar desta forma todos conteúdos programáticos definidos e que visam alcançar os objetivos da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abbott, R. & Baker, M. (1980). Start Surfing. Tradução 1989 Editorial Presença.; Cervantes, E. (1997) Iniciación al Piragüismo, Madrid, Gymnos Editorial Deportiva, S.L., Ford, K. (1995) Whitewater and Sea Kayaking, Champaign, Outdoor Pursuit Series, Human Kinetics Publishers.; Gullion, L. (1994) Canoeing, Human Kinetics Publishers, USA.; Hepp, T. (1997) La Escalada Deportiva, un libro didáctico de teoria y prática. Editorial Paidotribo, Barcelona; Hoffman, M. (1993) Manual de Escalada. Desnível; 3ª Edição; Jackson, E. (1999) Whitewater Paddling, Strokes & Concepts, Mechanicsburg, Stackpole Books.; Owen, P. (1998) Manual de Nudos. Ed.Coronel Tapiocca; Krauzer, S. (1995) Whitewater and Touring Basics, United States, W. W. Norton & Company.; Strobl, T. & Zeller, M. (1997) Freeclimbing ¿ A Complete Guide to RocK Climbing. Ed. Ward Lock; Abbott, R. & Baker, M. (1980). Start Surfing. Tradução 1989 Editorial Presença.; Moreira, M. (2009). Surf: Da Ciência à Prática. Edições da Faculdade de Motricidade Humana ¿ Universidade Técnica de Lisboa.

Observações

O modelo de avaliação poderá sofer alterações devido ao COVID