Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Possuir uma visão global do processo de gestão de um evento e das suas implicações sociais, económicas e políticas, entre outras; B. Identificar e caracterizar quanto aos objectivos as diferentes fases de um evento desportivo;
C. Conhecer o trabalho específico de cada área de trabalho, tendo por referência as estruturas humanas e recursos associados e os riscos mais frequentes, bem como as estratégias de planeamento, controlo e gestão;
D. Ajustar e adaptar os conhecimentos adquiridos à diversidade de eventos que actualmente emerge no plano de intervenção das organizações desportivas existentes.
Conteúdos programáticos
1. A investigação em eventos desportivos;
1.1. Abordagem sociológica;
1.2. Abordagem de gestão
1.2.1. Perspectivas da organização de eventos desportivos ao longo dos tempos;
1.3. Definição de evento desportivo;
1.3.1. Fases gerais de um evento desportivo;
2. Planeamento do evento desportivo
2.1. Perguntas e posicionamentos de partida;
2.2. A imagem do evento do desportivo;
3. Organização da estrutura humana;
3.1. Definição, natureza e constituição de comités;
3.2. Definição, natureza e constituição de comissões e grupos gerais;
4. Áreas de trabalho na gestão de eventos;
4.1. Princípios orientadores da afectação de recursos humanos a áreas de um evento desportivo;
4.2. funções, actividades e riscos associados às áreas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
1. Expositivos e interrog.; 2. Ativas, com recurso à resolução de problemas tipo, análise de casos e fichas de aplicação; 3. Intervenção em contexto real de organização de um evento e 4. Conferências temáticas a partir das quais se estruturarão trabalhos / relatórios individuais. Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores. Avaliação contínua A - Um trabalho de grupo aplicado - estudo caso, e apresentação X 30%; B - Uma prova de avaliação escrita individual X 50%; C - Fichas de aplic. indiv. X 20%. Os trabalhos - Gestão de patrocínios - 60%. Exame final A - um trabalho individual - estudo caso, aplicado numa organização desportiva X 30%; B - uma prova de avaliação escrita individual X 50%; C - uma prova oral individual X 20%. Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Método 1. - Objetivo A e B.
Método 2. - Objetivo C e E.
Método 2, 3 e 4. - Objetivo D.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ammon, R.; Southall, R. & Blair, D. (2004). Sport Facility Management: Organizing Events and Mitigating Risks, Ed. Fitness Information Technology, Inc.. Morgantown - U.S.A.
Ayora, D. & Garcia, E. (2004). Organización de eventos deportivos, Ed. INDE Publicaciones, Barcelona.
Correia, A. (2001). Seminário Internacional de Gestão de Eventos Desportivos, Col. Gestão do Desporto, Ed. MJD-CEFD / Gab. Documentação e Informação, Lisboa.
Crompton, J. (1995). Economic Impact Analysis of Sport Facilities and Events: Eleven Sources of Misapplication. Journal of Sport Management, 9(1), 14-35.
Green, B. C. (2001). Event management: Lessons for design and implementation. The business of sport, 3, 91-103.
Hoye, R, Smith, C. T. A, Nicholson, M, Stewart, B. (2018). Sport Management: principles and pplications. 5th ed. London: Routledge.