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Modalidade Desportiva I

Código: LLTD10103    Sigla: MD I
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 134 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 15 180 375

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T3-VOLEIBO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 18,00
Teórico-Práticas: 61,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-ATLETIS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-GINASTI

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-HOQUEI

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-TRIATLO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 18,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Ensino Teórico: 18,00
Teórico-Práticas: 61,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-NATAÇÃO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 28,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-BASKET

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 24,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-CICLISM

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 18,00
Teórico-Práticas: 68,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-FUTSAL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 63,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-1-T3-ANDEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,65
Gonçalo Filipe Silva Carvalho - ESD   0,20
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD   0,55
Teórico-Práticas Totais 4 6,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   0,25
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   1,00
Filipe Alexandre da Costa Talaia - ESD   2,00
Gianluca Marcel Caserta - ESD   2,00
Gonçalo Filipe Silva Carvalho - ESD   0,80
João Pedro Jorge Simões - ESD   2,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   2,50
Luis Alberto Moura Lopes - ESD   0,50
Manuel Firmino Simões de Almeida - ESD   0,50
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,25
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD   2,70
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD   2,50
Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira - ESD   0,25
Sérgio Figueiredo dos Santos - ESD   1,00
Tânia Alexandra Costa Carapeta - ESD   0,99
Ensino Prático e Laboratorial Totais 4 12,00
André Bastos Coelho - ESD   2,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   1,00
Gonçalo Filipe Silva Carvalho - ESD   2,70
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD   5,55
Tânia Alexandra Costa Carapeta - ESD   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Preparar o aluno para ser capaz, por um lado de adquirir os conhecimentos de índole técnico-científica, e ao mesmo tempo, criar uma capacidade de refletir a prática, de forma a que lhe sejam ministrados instrumentos para uma segura intervenção técnica, e sejam potencializadas capacidades de adaptação e inovação que possibilitem o sucesso profissional futuro relativos à modalidade desportiva escolhida pelo próprio.


Teste de preenchimento por Paulo Batalha devido a reporte de impossibilidade de preenchimento.

Conteúdos programáticos

Derivado da especificidade desta UC que é composta por várias modalidades desportivas, os conteúdos programáticos a serem desenvolvidos por cada modalidade são apresentados e desenvolvidos no programa específico de cada especialização, visando assim, respeitar as caraterísticas de cada contexto. Não obstante, todos os alunos, independentemente da modalidade desportiva escolhida, têm em comum bloco de formação em Desporto Adaptado.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Mais especificamente, pretende-se que os alunos possuam os seguintes conhecimentos e competências: Conhecimento histórico da modalidade; Conhecimento do quadro organizativo da modalidade; Conhecimento teórico e prático dos conteúdos técnicos da modalidade; Observação e reflexões partilhadas acerca de situações retiradas de contexto real da modalidade com base nos conteúdos ministrados; Reconhecer e identificar em situação de treino e/ou competição os conteúdos ministrados; Iniciar o contacto com o contexto socioprofissional da modalidade através de observação de treinos e/ou competições; Identificar e caracterizar os diferentes contextos socioprofissionais existentes na modalidade. Derivado da especificidade desta UC que é composta por várias modalidades desportivas, encontraremos no programa de cada uma delas, os seus objetivos específicos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia aplicada está centrada no processo de ensino-aprendizagem promovida através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e desenvolvimento de tarefas específicas de trabalho não presencial. O modelo de avaliação da UC é específico a cada modalidade desportiva. Assim, cada docente pode adaptar a metodologia de ensino relativa a cada uma das unidades de formação propostas. A avaliação tem dois processos disponíveis: avaliação contínua e exame. Na avaliação contínua o aluno tem de frequentar, pelo menos, 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar as atividades de avaliação que são de âmbito teórico (30%) e de âmbito teórico-prático (70%). O exame de época normal e/ou de recurso deve contemplar um exame teórico (40%), um exame teórico-prático (40%) e um exame oral (20%). Destaca-se, ainda, que o funcionamento da MD em regime tutorial tem uma adequação metodológica que será definida no seu programa específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia aplicada será centrada no processo ensino aprendizagem. Através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e ensino à distância. E, privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida, e das discussões organizadas nas aulas e no fórum de discussão (ensino mediatizado à distância). O modelo de avaliação é específico a cada modalidade desportiva, respeitando o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM. Destacamos que nesta UC teremos um conjunto de modalidades desportivas que funcionarão em regime tutorial, sendo que nestes casos, os alunos cumprirão o estipulado pelo programa específico da mesma, sempre em total sintonia com o programa geral.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Derivado da especificidade desta UC que é composta por várias modalidades desportivas, a Bibliografia é apresentada dentro do programa de cada uma delas.