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Antropologia e História do Desporto

Código: LLTD10121    Sigla: AHD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 113 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 13,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 13,00

TD-1-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 14,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 4 4,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,00
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer relevantes correntes e conceitos da Antropologia para áreas do desporto, da atividade física e do ludismo. Compreender a influência da filogénese morfológica e motora humanas nas culturas desportivas, lúdicas e corporais. Refletir sobre questões de género e dimorfismo sexual no contexto das culturas desportivas e corporais. Conhecer e compreender modelos de classificação do comportamento lúdico. Conhecer e compreender papel do simbolismo espacial e temporal nas culturas desportivas, lúdicas e corporais. Conhecer e compreender papel do simbolismo gestual, verbal e dos objetos nas culturas desportivas, lúdicas e corporais. Conhecer e compreender fenómenos de contracultura nas práticas lúdicas e corporais. Refletir sobre modelação e modificação corporal nas culturas desportivas, lúdicas e corporais. Realizar estudo exploratório interdisciplinar, com base em conteúdo lecionado.

Conteúdos programáticos

Uniformidade, particularismo, evolucionismo nas culturas do corpo e do desporto. Constrangimentos filogenéticos nas culturas do corpo e do desporto: especialização dos membros, lateralidade, modelação vertebral, estruturação percetivomotora. Ritos nas culturas do corpo e do desporto: passagem, purificação, intensificação; comunidades não estruturadas; valor social. Semiótica nas culturas do corpo e do desporto: heterotopias, heterocronias, gírias, jargões e alcunhas; valor social. Corpo social: arquitetura corporal e gestos nas culturas do corpo e do desporto; valor social. Pele social: conceito, comodificação, valor social. Sintonia motora: conexão muscular, efervescência motora; valor social. Ludismo: conceito, sistemas de classificação, efeito paradoxal. Género: regulamentação e heteronormatividade, performatividade e poder físico nas culturas do desporto e feminismo do corpo. Contracultura nas culturas do corpo: modos de afiliação e agregação, modos de ação e intervenção.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição e debate de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos (T). Reflexão e aplicação de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos (TP). Avaliação contínua com componente aplicada presencial (fichas de aplicação de conhecimentos- FAC) e componente exploratória não presencial (estudo exploratório- EE); com apoio e orientação docente, pesquisa de documentos e uso de ferramentas de tratamentos de dados. Contínua: FAC ( 6valores, cumprimento mínimo de 8) (mais) EE (14 valores; cumprimento de prazos). Dispensa de exame com nota mínima de 10 valores. Exame Época Normal: alternativa a contínua, a informar docente até FAC 3, permite assistir às aulas, mas não avaliação contínua. Restantes Exames: Média arredondada de teste escrito individual (requer pontuação mínima de 10 valores), seguida de oral individual. Estudantes em situação especial devem articular com regente modelo de avaliação personalizado.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Centrada no estudante, com orientação docente. Descoberta guiada, através de exposição e debates em grupo alargado (T) e resolução de problemas em pequenos grupos (fichas de aplicação de conhecimentos TP). Fichas de aplicação de conhecimentos com resolução de problemas, para situações simuladas, propicia contextualização concreta de conteúdos lecionados. Recolhas em contexto específico para estudo exploratório, propicia aprofundamento e contacto com futuro contexto de intervenção profissional; também é potenciador de interdisciplinaridade (Desenvolvimento Motor, Psicofisiologia nas Atividades de Ginásio, Estatística, Metodologia da Investigação, Controlo e Aprendizagem Motora, Biomecânica, Especialidade). Incentivo e apoio à divulgação de conhecimento produzido em encontros técnicos e científicos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, N. et al. (2019). RAMA, 14(1), 9-20. Branco, M. et al. (2019). RAMA, 14(1), 1-8. Caillois, R. (s/d). O Homem e o Sagrado. Cotovia. Catela, D. & Mercê, C. (2019). European Journal of Public Health, 29, 2. Catela, D., & Seabra, A.P. (2015). Social Determinants of Sports Activity (pp. 101-108). Universidade Fernando Pessoa. Catela, D., & Seabra, A.P. (2020). Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 22-29. Catela, D. et al. (2020). Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 39-46. Catela, D. et al. (2015). Comportamento Motor: Constrangimentos & Affordances. Rio Maior, Portugal: Edições ESDRM. Catela, D., et al. (2017). Revista da UIIPS, 5(2), 157-162. Milheiro, V., Catela, D. (2018). Revista da UIIPS, 7(2), 99-101. Norton, K. & Olds, T. (2001). Sports Medicine, 31, 763-783. Seabra, A.P., & Catela, D. (2015). Social Determinants of Sports Activity (pp. 109-117). Universidade Fernando Pessoa. Vicente, C. et al. (2017). 10os Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 37-45). ESDLM-IPVC.

Observações

As sessões teóricas e teórico-práticas decorrerão conforme determinações da Direção da ESDRM. Na avaliação contínua, para realização das fichas de aplicação de conhecimentos serão enviados documentos de apoio via mail institucional (Sigarra) e serão realizadas sessões síncronas (Zoom, Colibri) para esclarecimento de dúvidas. Na avaliação contínua, para realização do estudo exploratório recorrer-se-á a bases de dados de instituições credenciadas e questionários estruturados fechados on-line, com consentimento informado e serão realizadas sessões síncronas (Zoom, Colibri) para apoio metodológico. Para épocas de exame, mantem-se o formato previsto no programa da uc. Atempadamente, esta informação será transmitida a estudantes do curso, via e-mail institucional, bem como quais os procedimentos que devem cumprir para a sua realização, e que são: - Até à véspera da data do exame de época normal, o/a estudante tem que informar o regente que deseja realizá-lo, via e-mail institucional; - Para os restantes exames (recurso, melhoria de nota, especial), cumprem-se procedimentos e prazos de inscrição estabelecidos na ESDRM; - O teste escrito será individualizado, sendo realizado em sessão síncrona, via Zoom (Colibri), com obrigatoriedade de câmara e microfone permanentemente ligados; - No dia e à hora previsto para o exame, o regente fornecerá individualmente o teste escrito, via e-mail institucional; - Após realização de teste escrito e no prazo de 48 horas, cada estudante receberá informação de pontuação obtida, individualmente, pelo regente, via e-mail institucional; - Caso obtenha pontuação suficiente no teste escrito, a oral será realizada pelo regente, via Zoom (Colibri), individualmente, no prazo de 48 horas. Concluída a oral, cada estudante receberá imediata informação de aprovação e respetiva classificação final ou de reprovação; - Caso não obtenha pontuação suficiente no teste escrito, cada estudante receberá informação devida, explicitando sua reprovação, via mail institucional; - Até à data do exame, os docentes do módulo manter-se-ão disponíveis para esclarecimento de dúvidas, via e-mail institucional.