• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD10162
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia do Desporto e Exercício

Código: LLTD10162    Sigla: PDE
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 77 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-3-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-3-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-3-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   1,00
Luís Filipe Marques Parente - ESD   0,50
Teórico-Práticas Totais 3 6,00
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   4,00
Luís Filipe Marques Parente - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Procura-se que nesta UC, os alunos:
Assimilem a importância da componente psicologica no desenvolvimento e compreensão do Desporto e das Atividades Físicas;
Conheçam a história da Psicologia do Desporto e Exercício, a sua natureza e organização, bem como as principais metodologias de intervenção;
Estudem e promovam o desenvolvimento de competências do treinador com vista ao aumento da eficácia de todo o processo;
Análise das características individuais dos praticantes, assim como a sua repercussão na prática desportiva e vice-versa;
Analisar e compreender o papel do envolvimento nas suas diversas facetas e a sua repercussão na prática, em termos gerais, e no equilíbrio do praticante, em particular;

Finalmente analisaremos a interação entre os diferentes elementos intervenientes no processo desportivo e, fundamentalmente, as técnicas apropriadas para maximizar cada um dos elementos anteriores.
Desenvolvam competências pessoais de comunicação e liderança.

Conteúdos programáticos

Natureza da Psicologia do Desporto e do Exercício:
O Desporto e a Atividade Física como fenómeno Social e Cultural;
A Psicologia do Desporto como ciência;
Natureza da Psicologia do Desporto;
História e Organização da Psicologia do Desporto;
A Psicologia do Desporto em Portugal;
Tendências da Investigação Atual.
O Treinador:
A Filosofia de treino;
Comunicação;
Liderança.
O Praticante:
Diferenças Individuais e Desporto;
Avaliação em Psicologia do Desporto.

O Envolvimento:
Aspetos Psicossociológicos;
Dinâmica dos grupos;
O envolvimento social;
O envolvimento físico.
A Interação:
Treino Psicológico;
Aconselhamento;
Treino Mental;
Definição de objetivos;
Controle da Atenção e da Concentração;
Técnicas de Ativação e Autocontrole;
Os processos emocionais e sua regulação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os diferentes pontos dos conteúdos estão dispostos de forma a responder aos objetivos formulados, começando pela importância da Psicologia do desporto e sua evolução histórica, seguido da compreensão dos intervenientes no processo, do envolvimento e suas relações.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica. Numa segunda fase deverão mobiliza-los para o desenvolvimento de trabalhos.
Avaliação contínua (obrigatório 2/3 de presenças):

- realização de 7 trabalhos de grupo, de domínio e inovação das matérias - (30%)
- realização de um trabalho de investigação - (20%)
- Um teste de avaliação (50%)
A classificação final será em função das percentagens, não podendo qualquer dos momentos de avaliação ter uma classificação inferior a 7,5 valores
-Avaliação em exame final:
- 1 teste de avaliação (40%), sobre a matéria constante no programa.
- 1 trabalho de pesquisa (40%)
- 1 Oral (20%)
A classificação final será em função das percentagens, não podendo qualquer dos parâmetros de avaliação ter uma classificação inferior a 7,5 valores
Regime específico para alunos em situação especial:
É elaborado de forma individual após solicitação por parte dos alunos, conforme regulamento de avaliação


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O programa foi construído no pressuposto de que, numa primeira fase os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica e que numa segunda fase os deverão mobilizar para o desenvolvimento de um trabalho. Deverá privilegiar-se a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados na página da unidade curricular, após cada aula. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo enquanto nas aulas teórico-práticas se privilegia a análise de documentos, textos e apresentação de trabalhos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Brito, A. P. (1994) - Psicologia do Desporto. Lisboa: Omniserviços;

Cruz, J. (1996) - Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais; 
Cox, R. (2011). Sport Psychology: Concepts and applications. New York: The McGraw-Hill Companies, Inc.;
Dosil, J. (2005). The sport psychologist¿s handbook: A guide for sport-specific performance enhancement. New Jersey: Wiley & Sons;
Horn, T. (2017) - Advances in Sport Psychology. Champaign, IL.: Human Kinetics;
Martens, R. (1987) - Coaches Guide to Sport Psychology. Champaign, IL.: Human Kinetics; 
Orlick, T. (2015). In pursuit of excellence. How to Win in Sport and Life Through Mental Training. Champaign, USA: Human Kinetics;
Tenebaum, G., & Eklund, R. C. (2019). Handbook of Sport Psychology. New Jersey: Wiley & Sons; 
Weinberg, R. S., & Gould, D. (2019). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Champaign, IL: Human Kinetics.