• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD10228
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Pedagogia do Treino Desportivo

Código: LLTD10228    Sigla: PTD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 107 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 5 52,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00

TD-2-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00

TD-2-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50
Trabalho de Campo: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Gonçalo Filipe Silva Carvalho - ESD   1,50
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   3,00
Trabalho de Campo Totais 3 3,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos 
Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica em desporto, de modo a otimizar o desempenho nas funções profissionais dos treinadores de desporto
Conhecer e discutir o processo de planeamento estratégico e operacional dos treinadores de desporto, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento dos atletas; 
Adquirir conhecimentos e refletir sobre as competências que tornam eficaz a intervenção técnico-pedagógica; 
Conhecer as competências pedagógicas e de intervenção pedagógica em desporto e desenvolver o sentido de análise e crítica, através da observação de prática de atividade física.
Competências 
Pesquisar e interpretar a investigação em Pedagogia do Treino Desportivo;
Planear e intervir com atividade física para diferentes grupos em contextos simulados e reais;
Desenvolver a autoanálise acerca da sua intervenção pedagógica em treino desportivo;
Apresentar o relatório da autoanálise;

Conteúdos programáticos

A relação pedagógica em Treino Desportivo; As competências profissionais do treinador de desporto; O processo de ensino e a aprendizagem no treino de jovens nas modalidades desportivas; O planeamento em Treino Desportivo: Definição e operacionalização dos objetivos; O planeamento dos ciclos de treinos (meso e micro ciclos); O plano do treino; O plano da competição; A gestão temporal do treino nas modalidades desportivas: análise do tempo da sessão; As principais funções pedagógicas : caminho para o sucesso; A instrução e o feedback pedagógico: sua importância na aprendizagem e na motivação; A disciplina e o clima relacional no treino desportivo nas modalidades desportivas; As implicações pedagógicas dos estilos de liderança e de comunicação; A satisfação, a motivação e a adesão dos atletas ao treino desportivo; Observação sistemática e análise da intervenção pedagógica em Treino Desportivo; A investigação em Pedagogia do Desporto;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Existem conteúdos de temas que estão relacionados com os objetivos de desenvolvimento do conhecimento e das atitudes referentes ao ato pedagógico em treino desportivo. Outros temas tratam conhecimentos e competências direcionados para a intervenção pedagógica do treinador, visando o desenvolvimento das técnicas e decisões pedagógicas no treino e na competição. E ainda há um tema que desenvolve conhecimentos e competências no âmbito do treino do treinador, procurando fornecer ferramentas para a observação comportamental. O desenvolvimento das atitudes percorre todos os temas e será uma constante na abordagem com os alunos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Utilização do fórum de debate (online e/ou presencial) da Unidade Curricular para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos; Incentivo aos alunos na criação de novos tópicos de debate; Utilização de vídeos para análises ¿in loco¿ de determinados conteúdos; Aplicação de sistemas de observação; 

A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da elaboração de quatro fichas de avaliação (individuais),  intervenção prática (individual), relatório (individual), apresentação do relatório (individual).
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = (0,30 * 4 Fichas de Avaliação) + (0,20 * Plano de Microciclo e de Treino) + (0,20 * Intervenção) + (0,30 * Relatório e Apresentação). O Exame Final compreende uma prova escrita e uma prova oral.
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conhecimentos serão desenvolvidos por métodos de exposição e de discussão de grupo nas aulas teóricas e teórico-práticas. Alguns conhecimentos e competências serão desenvolvidos nas aulas aplicadas, teórico-práticas e trabalho de campo, promovendo a discussão de cenários e de simulações da intervenção do treinador. Será também utilizado a metodologia de fórum de debate e ainda o visionamento vídeo de situações reais e simuladas. Algumas competências de intervenção pedagógica serão desenvolvidas por via da prática em contexto simulado da intervenção do treinador. As competências de observação e autoanálise serão desenvolvidas por via do trabalho autónomo do estudante e das aulas de trabalho de campo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Pearson Education Limited.
Coelho, O. (2004). Pedagogia do Desporto. Contributos para uma compreensão do desporto. Livros Horizonte.
Lyle, J. (2002). Sports Coaching Concepts: A Framework for Coaches¿ Behaviour. Routledge.
Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.
Rosado, A., Mesquita, I. (2009). Pedagogia do Desporto. Edições FMH.
Sarmento, P., Rosado, A, Rodrigues, J. (2000), A Formação de Treinadores Desportivos. Edições ESDRM.
Salmela, J. (1996). Great Job Coach! (Getting the edge from proven winners). Potentium.
Siedentop, D. & Mars, H. (2011). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. McGraw-Hill Education.