• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD10240
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão do Desporto

Código: LLTD10240    Sigla: GD
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 75 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-3-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 21,00

TD-3-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 21,00

TD-3-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 21,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   1,50
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular de Gestão do Desporto pretende-se que os discentes sejam portadores de informação e conhecimento que lhes permita:1. Identificar e caracterizar o(s) mercado(s) e os serviços de desporto, as necessidades e o modo de satisfazer os consumidores de desporto;2. Recolher indicadores suscetíveis de identificar o mercado, os seus influenciadores e tendências;3. Conhecer as principais variáveis internas que condicionam o funcionamento de uma organização desportiva; 4. Conhecer o papel da função de gestão de pessoal;5. Criar processos de organização do trabalho; 6. Desenvolver serviços de acordo com os interesses dos consumidores;7. Conceber projetos e planos simplificados de comunicação com os diferentes consumidores e outros interessados da organização;8. Dominar técnicas de planeamento e gestão da qualidade dos serviços em equipas de trabalho; 9. Avaliar diferentes tipos de custos e proveitos relacionados com a produção de serviços.

Conteúdos programáticos

1 Marketing no Desporto; 2 Análise do mercado desportivo; 3 O estudo do comportamento e das atitudes dos consumidores de desporto; 4 A segmentação no desporto 4.1 O conceito de segmentação 4.2 O processo de segmentação 4.3 Os principais critérios de segmentação; 5 O marketing nos serviços de desporto; 6 Experiência do consumidor no serviço; 7 A qualidade dos serviços; 8 - As Pessoas nas organizações desportivas orientadas para a qualidade dos serviços; 9 Atrair, recrutar, selecionar e desenvolver pessoas; 10 A atividade económica nos serviços de desporto.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Objetivo 1 concretizado através do conhecimento apropriado no Conteúdo 1 e 2;Objetivo 2 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 2;Objetivo 3 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 7;Objetivo 4 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8 e 9;Objetivo 5 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8;Objetivo 6 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 7;Objetivo 7 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 5 e 8;Objetivo 8 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 8;Objetivo 9 concretizado através do conhecimento apropriado e aplicado com o Conteúdo 10, 11 e 12.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Métodos de ensino a utilizar: 1 Exposição dos conteúdos com questionamento, em regime presencial, apoiada por meios escritos e audiovisuais; 2 Leitura, análise e discussão de suportes textuais Processos de avaliação disponíveis: Avaliação contínua e Exame final.
Aval. contínua: Class. final = class. de duas provas escritas individuais X 0,60 + class. de trabalho em grupo X 0,40.
Se em algum dos elementos de aval. previstos o aluno obtiver uma class. inferior a 8 valores sairá do processo de aval. contínua e deverá integrar-se no processo de aval. exame final.
Exame final: Class. final = class. da prova de exame escrito individual X 0,45 + class. do trabalho individual X 0,30 + class. prova oral individual X 0,25.
O aluno que optar por aderir à realização da aval. pelo processo de aval. contínua não poderá realizar o processo de aval. por exame final na época normal. Alunos em situações especiais aplica-se a regulamentação em vigor.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os métodos 1 e 2 possibilitam que o aluno adequira competências de tratamento de informação; reconhecer e diferenciar mercados e serviços de desporto de modo de satisfazer os consumidores de desporto; saber recolher indicadores suscetíveis de identificar mercados e os seus influenciadores e tendências; Definier variáveis internas sobre o funcionamento de uma organização desportiva; analisar e descrever uma função; construir serviços de acordo com os interesses dos consumidores; conceber projetos e planos simplificados de comunicação; Dominar técnicas de planeamento e gestão de projetos em interação com outros colaboradores e saber avaliar diferentes tipos de custos e proveitos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Desbordes, M. et al. (2001). Marketing Deportivo Análisis del consumo deportivo. Barcelona: Editorial Paidotribo.
Lussier, R. N. & Kimball, D. (2004). Sport Management, Principles, Applications, Skill Development. Ohio: Tomson.
MacIntosh, E. W., & Burton, L. (2018). Organizational behavior in sport management. Human Kinetics.
Santos, A. (2019). Organização: produzir serviços e produtos de desporto. Em Correia, A. & Biscaia, R. (Ed.) Gestão do Desporto: Compreender para Gerir (Cap. 14, 341-366). UTL/ Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 978-972-735-236-4.
Santos, A. (2022). A experiência do consumidor como orientação estratégica: alinhar o serviço, colaboradores e organização para criar uma vantagem competitiva. Em Silva, A. (Ed.), Empreendedorismo e Inovação no Desporto (Cap.10, 252-275). Quântica Editora. ISBN: 978-989-901-773-3.
Tribou, G. & Augé, B. (2009). Management du Sport, Marketing et Gestion des Clubs Sportifs. Paris: Dunod.

Observações

São adequadas e ajustadas as orientações institucionais que forem dadas a cada momento.