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Psicologia das Lesões Desportivas

Código: LLTD30114    Sigla: PLD
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Página Web:https://moodle.esdrm.ipsantarem.pt/course/view.php?id=5
Área de Ensino: LTD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 36 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta U.C. tem como objetivo geral: 

=> Conhecer e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.

No final desta UC, os alunos deverão ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem: 
=> Compreender a lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar; 
=> Identificar os antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva; 
=> Conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva; 
=> Identificar os principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva; 
=> Identificar e explicar potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado; 
=> Identificar e explicar alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas.

Conteúdos programáticos

1. Lesão no Desporto e Psicologia 

1.1. Conceito e Classificação das Lesões Desportivas 
1.2. Psicologia das Lesões, Psicologia e Ciências do Desporto 

2. Risco e Prevenção da Lesão Desportiva 
2.1. Avaliação e Controlo do Stress 
2.2. Modelo de Stress e Vulnerabilidade à Lesão Desportiva 

3. Resposta Psicológica associada à Lesão Desportiva 
3.1. O Ciclo Emocional da Lesão 
3.2. Modelo Integrado de Resposta à Lesão no Desporto 
3.3. Custos e Ganhos dos Atletas Lesionados 
3.4. Inadaptação psicossocial à lesão 

4. Processo de Reabilitação da Lesão Desportiva 
4.1. Modelos de Intervenção em Crise e Suporte Social 
4.2. Reabilitação e Retorno à Competição

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O tópico programático 1 destina-se a procurar a compreensão da lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar; o tópico programático 2 visa possibilitar aos estudantes a identificação dos antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva, bem como conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva; o tópico programático 3 destina-se a facultar aos estudantes a identificação dos principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva; e, finalmente, o tópico programático 4 - a abordagem ao processo de reabilitação, tem como objetivos específicos a identificação e explicação das potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado e explicar algumas alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas e preparação do retorno à competição.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Em todas as aulas (de tipologia teórico-práticas) será articulada a exposição oral (com suporte visual) com a permanente estimulação à dinâmica da participação, individual ou em pequenos grupos, e reflexão conjunta com vista à assimilação, transferência e aplicação dos conhecimentos. Será promovida igualmente a exploração, articulação e discussão de textos (fichas de leitura) e de casos procedentes (estudos de caso) tanto de situações reais como da literatura científica, convergindo na elaboração de um único trabalho final. Avaliação Contínua - Regime Ordinário (cf. Art.º 7º do RACC)A) Participação nas atividades propostas (10%), B) Trabalho de Grupo (50%), C) Prova Escrita de Avaliação de Frequência (40%); Regime Especial (cf. Art.º 19º do RACC)A. Trabalho individual (40%), B. Discussão Oral do Trabalho Individual (10%), C. Prova Escrita de Avaliação (50%); Avaliação Final (Exame) (cf. Art.º 8º do RACC)A. Trabalho individual (25%), B. Prova Escrita de Avaliação (75%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de algumas competências na análise e compreensão, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, incluindo exemplificação e a discussão em sala de casos e situações problemáticas. Estas estratégias promovem no estudante a capacidade de reflexão que lhe permitirá identificar e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arvinen-Barrow, M., & Walker, N. (Eds) (2013). The psychology of sport injury and rehabilitation. New York: Routledge.
Buceta, J. M. (1996). Psicología y lesiones deportivas: prevención y recuperación. Madrid: Dykinson.
Crossman, J. (2001). Coping with sport injuries: Psychological strategies for rehabilitation. Oxford: Oxford University Press.
Heil, J. (1993). Psychology of Sport Injury. Champaign, IL: Human Kinetics.
Gonzaga,L. (2016). Prevenção de lesões desportivas: o contributo da psicologia. In A. Silva & M. Batista (Eds.). Desenvolvimento do Judo. Textos Técnicos, pp. 211-238. Torres Novas: Ed. AJDSantarém.
Pargman, D. (1999). Psychological Bases of Sport Injuries, 2nd ed.. Morgantown, WV: Fitness Information Technology.
Palmi, J. (2001). Visión Psico-Social en la Intervención de la Lesión Deportiva. Cuadernos de Psicología del Deporte, 1 (1), 69-79.
Taylor,J., & Taylor,S. (1997). Psychological Approaches to Sports Injury Rehabilitation. Gaithersburg, MD, Aspen Publishers.