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Desenvolvimento Motor

Código: LLTD30124    Sigla: DM
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 125 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 4 6,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,50
Nancy Anacleto Brígida - ESD   4,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer o padrão de e constrangimentos extrínsecos ao crescimento físico humano e consequências no desenvolvimento motor. Conhecer métodos práticos de análise do padrão individual de crescimento físico. Conhecer a evolução ontogenética das proporções corporais e consequências no desenvolvimento motor. Conhecer evolução ontogenética e saber aplicar métodos práticos de determinação da composição corporal. Conhecer tipos morfológicos, e saber aplicar métodos práticos de caraterização. Conhecer tendências morfológicas em função de subculturas desportivas e corporais. Conhecer processo ontogenético da maturação humana e métodos não intrusivos práticos de caraterização. Compreender consequências de estádio de maturação na formação desportiva e física. Conhecer principais caraterísticas do dimorfismo sexual e consequências na formação desportiva e física. Conhecer o padrão de desenvolvimento e técnicas de estimulação das capacidades coordenativo-condicionais e coordenativas.

Conteúdos programáticos

Crescimento físico humano: padrão, plasticidade, gráficos de percentis, canal de crescimento. Proporções corporais: conceito, evolução ontogenética, constrangimentos no desenvolvimento motor. Cinantropometria: conceito, estimativa de massas e proporções corporais, deteção do pico de velocidade em altura. Maturação: conceito, constrangimentos intrínsecos, técnicas qualitativas de deteção de estádio, constrangimentos no condicionamento físico. Dimorfismo sexual: conceito, padrão humano, fatores intrínsecos, constrangimentos na intervenção. Somatótipo: conceito, classificação, análise qualitativa, constrangimentos na seleção desportiva e para a prática físico-motora. Desenvolvimento motor: conceito, epigénese e literacia motora, tipos de habilidades motoras, áreas de intervenção profissional, etapas desportivas. Capacidades Coordenativas e Coordenativo-Condicionais: conceito, classificação, períodos sensíveis, constrangimentos intrínsecos, técnicas de estimulação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Desenvolvimento motor como processo complexo resultante da interação entre constrangimentos intrínsecos e extrínsecos, durante toda a vida. Com fenómenos observáveis, classificáveis e mensuráveis, propiciando interpretação mais ajustada do estádio de desenvolvimento das capacidades motoras e adequação da intervenção especializada. Fichas de aplicação de conhecimentos (TP) permitem exercitação/aplicação de técnicas e métodos transmitidos (T), bem como interpretação de dados concretos e específicos do crescimento físico, da maturação e do desenvolvimento motor. Estudo exploratório propicia descoberta/análise/discussão de situações concretas, alicerçadas na pesquisa bibliográfica e no contacto com realidade desportiva e profissional, sob orientação de docente. Exposição e debate de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos (T). Reflexão e aplicação de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos (TP).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição e debate de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos (T). Reflexão e aplicação de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos (TP). Avaliação contínua com componente aplicada presencial (fichas de aplicação de conhecimentos- FAC) e com componente exploratória não presencial (estudo exploratório). Ambas as componentes de avaliação contínua têm apoio e orientação docente. Contínua: FAC (8 valores, cumprimento mínimo de 8) (mais) Estudo exploratório (12 valores; cumprimento de prazos). Dispensa de exame com nota mínima de 10 valores. Exame Época Normal: alternativa a contínua, a informar docente até FAC 3, permite assistir às aulas, mas não a avaliação contínua. Restantes Exames: Média arredondada de teste escrito individual (requer pontuação mínima de 10 valores), seguido de oral individual. Estudantes em situação especial devem articular com regente modelo de avaliação personalizado.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Centrada no estudante, com orientação docente. Descoberta guiada, através de exposição e debates em grupo alargado (T) e resolução de problemas em pequenos grupos (fichas de aplicação de conhecimentos TP). Fichas de aplicação de conhecimentos com resolução de problemas, para situações simuladas, propicia contextualização concreta de conteúdos lecionados. Recolhas em contexto específico para estudo exploratório, propicia aprofundamento e contacto com futuro contexto de intervenção profissional; também é potenciador de interdisciplinaridade (Estatística, Metodologia da Investigação, Controlo e Aprendizagem Motora, Biomecânica, Especialidade). Incentivo e apoio à divulgação de conhecimento produzido em encontros técnicos e científicos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, N. et al. (2019). RAMA, 14(1), 9-20. Bragança, M. et al. (2017). 10os Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 47-51). ESDLM-IPVC. Branco, M. et al. (2019). RAMA, 14(1), 1-8. Catela et al. (2021). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 97-99). Universidade de Évora. Catela, D. et al. (2015). Comportamento Motor: Constrangimentos & Affordances. ESDRM. Catela, D. et al. (2018). Revista da UIIPS, 7(2), 132-135. Catela, D., & Seabra, A.P. (2015). Social Determinants of Sports Activity (pp. 101-108). UFP. Ferreira, D., & Catela, D. (2019). Psychology Research, 9(8), 329-334. Franco, D. et al. (2017). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança (pp. 29-35). ESDLM-IPVC. Mercê et al. (2023). 10.1080/17408989.2023.2185599 Mercê et al (2021). Children, 8(6), 487. Nunes, A. et al. (2019). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 355-356). UBI Edições.

Observações

As sessões teóricas e teórico-práticas decorrerão conforme determinações da Direção da ESDRM. Na avaliação contínua, para realização das fichas de aplicação de conhecimentos serão enviados documentos de apoio via mail institucional (Sigarra) e serão realizadas sessões síncronas (Zoom, Colibri) para esclarecimento de dúvidas. Na avaliação contínua, para realização do estudo exploratório recorrer-se-á a bases de dados de instituições credenciadas e questionários estruturados fechados on-line, com consentimento informado e serão realizadas sessões síncronas (Zoom, Colibri) para apoio metodológico. Para épocas de exame, mantem-se o formato previsto no programa da uc. Atempadamente, esta informação será transmitida a estudantes do curso, via e-mail institucional, bem como quais os procedimentos que devem cumprir para a sua realização, e que são: - Até à véspera da data do exame de época normal, o/a estudante tem que informar o regente que deseja realizá-lo, via e-mail institucional; - Para os restantes exames (recurso, melhoria de nota, especial), cumprem-se procedimentos e prazos de inscrição estabelecidos na ESDRM; - O teste escrito será individualizado, sendo realizado em sessão síncrona, via Zoom (Colibri), com obrigatoriedade de câmara e microfone permanentemente ligados; - No dia e à hora previsto para o exame, o regente fornecerá individualmente o teste escrito, via e-mail institucional; - Após realização de teste escrito e no prazo de 48 horas, cada estudante receberá informação de pontuação obtida, individualmente, pelo regente, via e-mail institucional; - Caso obtenha pontuação suficiente no teste escrito, a oral será realizada pelo regente, via Zoom (Colibri), individualmente, no prazo de 48 horas. Concluída a oral, cada estudante receberá imediata informação de aprovação e respetiva classificação final ou de reprovação; - Caso não obtenha pontuação suficiente no teste escrito, cada estudante receberá informação devida, explicitando sua reprovação, via mail institucional; - Até à data do exame, os docentes do módulo manter-se-ão disponíveis para esclarecimento de dúvidas, via e-mail institucional.