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Controlo e Aprendizagem Motora

Código: LLTD30131    Sigla: CAM
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 100 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 19,50
Teórico-Práticas: 19,50

TD-2-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 19,50
Teórico-Práticas: 19,50

TD-2-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 19,50
Teórico-Práticas: 21,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Marco António Colaço Branco - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Mafalda Filipa dos Santos Bernardino   1,50
Nancy Anacleto Brígida - ESD   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Conhecer e compreender os modelos recentes e clássicos e estudo em comportamento motor;
B. Conhecer os principais termos e instrumentos no estudo em comportamento motor;
C. Conhecer os principais mecanismos neuromotores de regulação do movimento;
D. Conhecer e compreender as principais leis e hipóteses do controlo motor e da aprendizagem motora;
E. Conhecer e saber como as principais variáveis interferem na aprendizagem e no controlo do movimento;
F. Conhecer os principais modelos de organização das condições de prática;
G. Compreender de que forma pode ser realizado um estudo exploratório sobre uma lei ou uma hipótese da aprendizagem ou do controlo do movimento.

Conteúdos programáticos

1. Sistemas de classificação do movimento;

2. Mecanismos centrais e não-centrais de regulação do movimento;

3. Erro motor: tipos e análise;

4. Sensação e Perceção, propriocepção, exterocepção e exteropropriocepção na situação motora;

5. Lei de Weber e Diferenciação Percetiva;

6. Teoria do Esquema, hipóteses da variabilidade das condições de prática, da interferência contextual e da especificidade, conceito de programa motor;

7. Teoria dos Sistemas Dinâmicos, hipótese da catástrofe, conceito de auto-organização, conceito de gerador de padrão motor;

8. Perceção - Ação e Escala Corporal, conceitos de affordance e efetividades;

9. Lei de Fitts;

10. Lei da Prática, fases da aprendizagem e epigénese;

11. Retenção, Transferência e Antecipação;

12. Retroação Acrescida, conhecimento do processo e dos resultados;

13. Modelos de organização da aprendizagem motora, pré-prática e prática motora;

14.Coordenação Motora, padrões, ancoragem, avaliação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Após cada conteúdo programático (1 a 14) os estudantes serão conhecedores dos diferentes modelos teóricos e conceptuais do comportamento motor (Objetivo A), referir-se às principais leis, hipóteses (Objetivo D) e variáveis (Objetivo E) e terão a capacidade de utilizar os principais termos e instrumentos de estudo (Objetivo B), com os quais farão uma aplicação prática num tema à escolha (Objetivo G). O Objetivo C será obtido através dos conteúdos programáticos 2, 4 e 8, e o Objetivo F será atingido especificamente após serem abordados os conteúdos programáticos 5, 6, 10, 12 e 14.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento III. Realização de aulas práticas IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto de intervenção profissional.

Avaliação Contínua: Fichas de aplicação de conhecimentos (25% nota final) + tarefas semanais (20% da nota final) + escolher entre: um Estudo Exploratório com Apresentação do mesmo (55% da nota final, com nota mínima de 10 valores) ou um teste escrito (55% da nota final com nota mínima de 10 valores).

Avaliação Final: Teste escrito (50% da nota final, com nota mínima de 10 valores) e uma defesa oral de projeto de estudo ou uma prova oral acerca do conteúdos teóricos (50% da nota final, com nota mínima de 10 valores).
Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. Barreiros, J; & Pezarat, P. (1997). Aprendizagem Motora. Teorias e Modelos. Cruz Quebrada, Lisboa: FMH Edições.

2. Famose, J.-P. (1990). Apprentissage Moteur et Difficulté de la Tâche. Paris: INSEP Pub.

3. Godinho, M., Barreiros, J. & Mendes, R. (1999). Controlo e Aprendizagem Motora. Cruz Quebrada, Lisboa: FMH Edições.

4. Ives, J. C. (2019). Motor behavior : connecting mind and body for optimal performance (2nd edition. ed.). Wolters Kluwer.

5. Schmidt, R. A., Lee, T. D., Winstein, C. J., Wulf, G., & Zelaznik, H. N. (2019). Motor control and learning : a behavioral emphasis (Sixth edition. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.



Observações