• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD30149
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Modalidade Desportiva III

Código: LLTD30149    Sigla: MD III
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 74 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 17 165 425

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-3-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-NATAÇÃO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 13,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-HALTERO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 90,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 47,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-FUTSAL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 47,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-GINASTI

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 47,50
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-LUTASAM

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

TD-3-T3-ATLETIS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 47,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Carlos Manuel Ferreira Pereira - ESD   0,30
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   1,30
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,00
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
António Manuel da Silva Moreira - ESD   2,50
Carlos Manuel Marques da Silva - ESD   1,00
Carlos Manuel Ferreira Pereira - ESD   0,00
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   2,00
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   1,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   2,00
Joaquim Paulo Gonçalves Antunes - ESD   0,00
Luís Miguel Tavares da Cunha Fontes - ESD   0,00
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD   2,50
Paulo Sérgio Quitério Luís - ESD   0,00
Pedro Miguel Dias Felner - ESD   2,00
Tânia Alexandra Costa Carapeta - ESD   2,00
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 7,50
Carlos Manuel Ferreira Pereira - ESD   0,60
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   3,30
Joaquim Paulo Gonçalves Antunes - ESD   2,00
Luís Miguel Tavares da Cunha Fontes - ESD   2,00
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   1,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC visa preparar os alunos para a aquisição de conhecimentos e de vivências práticas de índole técnico-científica que capacitem os mesmos a planear, intervir, observar, analisar e a refletir sobre a prática da modalidade desportiva específica. Concretamente, pretende-se que os alunos adquirem competências no domínio do planeamento e periodização do treino; da performance e rendimento desportivo (com o domínio do treino das várias capacidades motoras); da observação e análise técnica e, ainda, no conhecimento da parte da direção/coordenação técnica da modalidade específica.

Conteúdos programáticos

A) PLANEAMENTO E PERIODIZAÇÃO: 1.Perspetiva histórica e evolutiva do treino; 2.Contextualização dos conceitos de treino desportivo aplicados à modalidade desportiva; 3.Níveis e estruturas de planeamento; 4.Planeamento e periodização (operacionalização).
B) RENDIMENTO E PERFORMANCE DESPORTIVA/CAPACIDADES MOTORAS: 1.Dimensão física/fisiológica da modalidade (as capacidades motoras); 2.Fundamentação fisiológica do treino; 3.Conceptualização do treino das capacidades motoras; 4.Planeamento, periodização e operacionalização das capacidades motoras aplicadas à modalidade; 5. Avaliação e controlo das capacidades físicas das equipas e/ou dos atletas. 
C) OBSERVAÇÃO E ANÁLISE TÉCNICA: 1.Delimitação conceptual da observação e análise técnica e tática da modalidade; 2. Conteúdos específicos da observação e análise técnica e/ou tática; 3.A tecnologia ao serviço da observação e análise técnica e tática. 
D) COORDENAÇÃO TÉCNICA: 1.Conceptualização e preparação da Coordenação Técnica de um clube.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que os alunos possuam um conhecimento técnico profundo, de âmbito teórico e prático, relativo às opções metodológicas do treino desportivo da modalidade específica, nomeadamente na área do planeamento e periodização, na área do rendimento e performance (capacidades motoras), observação e análise técnica e direção/coordenação técnica. O aprofundamento das temáticas abordadas, organizadas em quatro módulos de formação, e em continuidade com os conteúdos abordados na modalidade desportiva I e II, preconizam, numa dimensão holística, a capacidade dos alunos planearem, intervirem, observarem e refletirem sobre as suas modalidades específicas. Perspetiva-se, assim, que a aquisição dos vários conhecimentos e experimentos, proporcionados no desenvolvimento dos conteúdos dos quatro módulos de formação, qualifiquem os alunos para uma adequada intervenção no contexto profissional enquanto treinadores de desporto no âmbito da formação e/ou do alto rendimento.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino está centrada no processo de ensino-aprendizagem promovida através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e desenvolvimento de tarefas específicas de trabalho não presencial. O modelo de avaliação da UC é específico a cada modalidade desportiva. Assim, cada docente pode adaptar a metodologia de ensino relativa a cada um dos módulos de formação propostos. A avaliação tem dois processos disponíveis: avaliação contínua e exame final. Na avaliação contínua o aluno tem de frequentar, pelo menos, 2/3 das aulas dadas ao longo do ano. Concomitantemente, terá de realizar no mínimo uma avaliação de âmbito teórico (30%) e três de âmbito teórico-prático (70%). O exame de época normal e/ou de recurso deve contemplar um exame teórico (40%), um exame teórico-prático (40%) e um exame oral (20%). Destaca-se, ainda, que o funcionamento da MD em regime tutorial tem uma adequação metodológica que será definida no seu programa específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino e aprendizagem visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos estabelecidos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar e relacionar a abordagem das competências no âmbito do planeamento e periodização, rendimento e performance, observação e análise técnica e coordenação técnica. 
Os métodos propostos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências ao nível da aplicação dos saberes específicos da modalidade desportiva. Para tal, privilegia-se o ensino presencial através da exposição de conteúdos teóricos, análise bibliográfica, discussão temática e desenvolvimento de atividades práticas específicas. Para esta dinâmica metodológica contribuem, também, as atividades de avaliação de âmbito teórico (30%), preconizadas através de testes/fichas e de âmbito teórico-prático (70%), promovidas por tarefas didático-pedagógicas específicas para os módulos de formação definidos (pelo menos uma tarefa por módulo que compreenda aplicações práticas em contexto real ou simulado, relatórios técnicos e ou trabalhos técnico-científicos). Destaca-se, ainda, que há um conjunto de modalidades desportivas que funcionam em regime tutorial. Nestes casos, os alunos cumprirão o estipulado pelo programa específico da mesma, sempre em adequação com a metodologia de ensino proposta no programa geral.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Tendo em conta as diferentes modalidades desportivas inseridas nesta unidade curricular a bibliografia é apresentada dentro do programa específico de cada uma dessas modalidades. 





 

Observações

Em caso de necessidade, e em função das diretrizes institucionais, proceder-se-á à aplicação de Planos de Reajustamento das Atividades Letivas e/ou de Acompanhamento dos alunos, com a devida articulação dos conteúdos e respetivos métodos de ensino à distância, nomeadamente através da plataforma ZOOM e da página da unidade curricular no Moodle. As aulas decorrerão em modo síncrono e assíncrono.