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Biomecânica do Desporto

Código: LLTD30159    Sigla: BD
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 131 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 37,5 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 21,00

TD-2-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 19,50

TD-2-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 12,00
Teórico-Práticas: 21,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,20
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,40
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   0,20
Marco António Colaço Branco - ESD   0,20
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,00
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   2,00
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   2,50
Marco António Colaço Branco - ESD   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer o âmbito e a importância da analise e avaliação e saber realizar uma análise aos diferentes gestos técnicos.- Conhecer os aspetos biomecânicos das causas e tipos de lesões.- Conhecer os fundamentos anatómicos e fisiológicos do movimento humano, na resposta à carga mecânica.- Desenvolver competências de análise biomecânica das atividades físicas. - Adquirir conhecimentos e desenvolver competências ao nível do manuseamento de equipamentos específicos de investigação em biomecânica.- Desenvolver capacidades de avaliação e reflexão, associadas ao exercício físico, na perspetiva da análise biomecânica, associadas à área das ciências do desporto; - Conhecer os principais instrumentos de recolha e análise de movimentos enquadrado.

Conteúdos programáticos

1.BIOMECÂNICA E OS PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO 2. BIOMECÂNICA DO DESEMPENHO MOTOR 3. BIOMECÂNICA NA OPTIMIZAÇÃO DESPORTIVA 4. BIOMECÂNICA E ANÁLISES QUALITATIVAS DAS TÉCNICAS DESPORTIVAS 5. BIOMECÂNICA E ANÁLISES QUANTITAVAS DAS TÉCNICAS DESPORTIVAS 6. BIOMECÂNICA DAS LESÕES DESPORTIVAS 7. ELECTROMIOGRAFIA NAS ATIVIDADES DESPORTIVAS 8.ESTUDO DA CINESIOLOGIA 9. CARGA MECÂNICA e DINAMOMETRIA 10. EQUIPAMENTOS E TÉCNICAS DE RECOLHA E ANÁLISE DE VARIÁVEIS BIOMECÂNICAS DO MOVIMENTO

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O objetivo desta Unidade Curricular é o desenvolvimento da capacidade de avaliação e reflexão, associadas ao fenómeno do desporto, na perspetiva da análise biomecânica e associadas à área específica de formação, através da aquisição de competências de análise cinesiológica, de análise técnica qualitativa, de análise digital qualitativa do movimento humano e de análise eletromiografica.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas aulas teóricas desenvolver-se-ão, de modo expositivo relativos aos conteúdos programáticos definidos. Nas aulas teórico-práticas procurar-se-á fazer o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, através da participação ativa dos alunos em situações experimentais e fichas praticas. Avaliação contínua: Os alunos devem informar o regente da UC sobre a avaliação a realizar até á data de 1 de Novembro na plataforma oficial. Todos os parâmetros de avaliação serão individuais; Ficha Escrito (FE)¿ (30%) - Relatório escrito (portefólio) (TO)¿ (30%) - Teste oral (defesa oral do portefólio e ligação aos conteúdos teóricos) (TO)¿ (40%) NF= (FE*0,30) + (RE*0,30) + (TO*0,40). Exame final: - apresentação e discussão trabalho de análise técnica (50%) (TE) - avaliação oral sobre toda a matéria leccionada (50%) (A0) NF= (TE*0,50)+ (AO*0,50). Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente, para definir a avaliação e ajustar de forma a garantir a avaliação dos conhecimentos e competências.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


objetivos relacionados com conhecimento de base são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos alunos e avaliados através de teste escrito e de discussão durante as revisões de caso. Os objetivos de integração e aplicação são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da realização e discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o caso, e avaliados através das revisões de caso e das apresentações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bartlett, R., & Bussey, M. (2012). Sports biomechanics: reducing injury and improving performance (2nd ed.). London; New York: Routledge Taylor & Francis Group.
Completo, A., & Fonseca, F. (2011). Fundamentos de Biomecânica Músculo-Esquelética e Ortopédica. Porto, Portugal: Publindustria, Edições Técnicas.
Hall, S. J. (2012). Basic biomechanics (6th ed.). New York, NY: McGraw-Hill.
Nigg, B. M., & Herzog, W. (2007). Biomechanics of the musculo-skeletal system (3rd ed.). New Jersey:
Winter, D. A. (2005). Biomechanics and motor control of human movement (3rd ed.). Hoboken, New Jersey:
John Wiley & Sons.Jodar, X.A. (1996), Eficácia y técnica deportiva - análisis del movimiento humano, Editora Iniciativas Deportivas
Greene, DP & Roberts, SL (1999). Kinesiology ¿ Movement in the Context of Activity. St. Louis:
Zatsiorsky, V (2000). Biomechanics in Sport. Performance Enhancement and Injury Prevention (ed.). Oxford: Blackwell

Observações