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Teoria e Metodologia do Treino II

Código: LLTD30161    Sigla: TMT II
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 114 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-2-T2-FUTEBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

TD-2-T3-OUTRAS

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
António Manuel da Silva Moreira - ESD   1,50
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
António Manuel da Silva Moreira - ESD   4,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel da Silva Moreira - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar os aspectos e conceitos gerais de introdução do treino desportivo; Conhecer os princípios orientadores do Treino Desportivo e a sua fundamentação teórica; Adquirir instrumentos conceptuais que possam ser usados na construção dos programas de treino e avaliação dos praticantes de diferentes modalidades.

Conteúdos programáticos

1.Treino Técnico 1.1 Definição da Técnica 1.2 Fases de Aquisição da Técnica Desportiva 1.3 Requisitos e Condições do Treino da Técnica 1.4 Tipos e Formas do Treino da Técnica 1.5 A importância da técnica nas diversas actividades desportivas 1.6 Análise e avaliação da técnica desportiva 1.7 Modelo de Treino da Técnica 3.Treino da Velocidade 3.1 Conceito de Velocidade 3.2 Factores que depende a Velocidade 3.3 A velocidade de um movimento isolado 3.4 Orientações metodológicas para o Treino da Velocidade 3.5 Avaliação da Velocidade 4.Planeamento do Treino 4.1 Enquadramento histórico do Planeamento 4.2 O síndrome de Adaptação e os Princípios de Treino 4.3 A estrutura do processo de Treino 4.4 Periodização do Processo de Treino 4.5 Plano de Carreira

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a escolha dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade Curricular.
Desta forma , recusamos veementemente a redução da relação entre conteúdos programáticos e objectivos a um esquema de fluxogramas, tão marcadamente simplificador e associado a teorias que reduzem o processo de ensino a aprendizagem a uma espécie de troca de serviços.
Todos os conteúdos programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas Teóricas. Aulas Teórica-Práticas. E-learning.
Avaliação Contínua:Fichas de Trabalho, e Prova Oral. 80 % de presenças. O aluno deverá realizar todas as fichas de trabalho para aceder à prova oral. Prova oral: o aluno terá de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores.
A classificação final será a média ponderada da classificação obtida nas fichas de trabalho e na oral, 0,20 e 0,80 respectivamente.
Avaliação Final: Uma prova oral e de uma prova escrita o aluno terá de ter 80% de presenças nas aulas teorico-práticas. Para aceder à prova escrita o aluno terá de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova oral. A classificação final será a média ponderada de 0,80 para a oral e 0,20 para a escrita.
A época de recurso dispensa a obrigatoriedade de presenças nas aulas teórico-práticas.
Alunos com estatuto especial devem acordar as condições de avaliação e frequência com o docente no início do semestre.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A amplitude das estratégias e a expertise pedagógica do regente, bem como as reuniões de trabalho entre os colaboradores na leccionação da cadeira de forma a escolher para cada situação e população as estratégias mais eficazes a adoptar no sentido de promover o progresso das competências e conhecimentos dos estudantes

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bompa,O,T.(1988). Theory and Methodology of Trainning, Kendall/Hunt Publishing company, Dubuque, Iowa. Castelo, J.; Barreto, H.; Alves, F.; Mil-Homens, P.; Carvalho, J.; Vieira, J.(1996). Metodologia do Treino Desportivo. Ed. FMH.Lisboa. Donskoy, D. (1968). Les lois du mouvement sportif. Essais sur la théorie de la structure des gestes. (M. Spivak, trad.). Document I.N.S. nº 768. Paris.  Matveyev, L.(1977). El Processo de Entrenamiento Deportivo. Stadium.Buenos Aires. Parlebas, Pierre (1999) Jeux, Sports et sociétés. Lexique de praxiologie motrice. Collection Recherche: Paris, INSEP. Platonov, V.N.(1991). El Entrenamiento Deportivo. Teoria e Metodologia. Paidotribo. Barcelona. Ruiz Caballero, J.; Garcia Manso, J.; Navarro, M.(1996). Pruebas para la Valoración de la Capacidad Motriz en el Deporte. Gymnos Madrid. Verjoshanski , I.Y.( 1990). Entrenamiento Deportivo,