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Desenvolvimento da Carreira do Treinador

Código: LLTD30230    Sigla: DCT
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 37 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos:
1. Conhecimentos 
Modelos de desenvolvimento profissional contínuo no âmbito do treino desportivo;
Exemplos de boas práticas profissionais no desenvolvimento das carreiras dos treinadores de sucesso;
2. Competências 
Analisar o comportamento dos treinadores em contextos de treino e de competição;
Interpretar as intervenções dos treinadores nos media e em entrevistas personalizadas, procurando analisar o seu conteúdo, no âmbito do desenvolvimento da carreira do treinador;
Comunicar com sucesso, em situação simulada e real, no âmbito da sua modalidade desportiva, dirigindo-se a estudantes, professores, treinadores e atletas;
3. Atitudes
Evidenciar atitude científica, no desenvolvimento dos seus projetos de investigação, construindo com rigor e com qualidade os seus relatórios;
Intervir ativamente na discussão dos diversos temas relativos ao desenvolvimento da carreira do treinador.

Conteúdos programáticos

1. As etapas da carreira - conjunto de fases que caracterizam a carreira dos treinadores, envolvendo a participação, como desportistas e como treinadores até se tornarem treinadores de elite.
2. A estrutura da carreira e as respetivas exigências - graus de competências funcionais, considerando os perfis, conteúdos e cargas horárias da formação (p.ex. IPDJ).
3. A preparação e desenvolvimento profissional - identificar normas destinadas a aumentar a consciência da necessidade de desenvolvimento profissional contínuo e recomendar recursos adicionais para a prescrição do treino.
4. A comunicação e as competências interpessoais - reforçar as questões da comunicação, da liderança e da intervenção junto dos diversos atores, em treino e competição.
5. As funções típicas da intervenção do treinador - a resolução de problemas, tomada de decisões rápidas durante as competições.
6. A recolha de informação e elaboração de relatórios.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para conhecer os modelos de desenvolvimento profissional contínuo, o impacto da atualização e renovação dos conhecimentos e competências no exercício da profissão e os exemplos de boas práticas profissionais, são desenvolvidos os temas sobre as etapas da carreira, a estrutura da carreira e as respetivas exigências.
Para desenvolver as competências de análise do comportamento dos treinadores, de interpretação das intervenções dos treinadores, de comunicação com sucesso, de realização de relatórios, são desenvolvidos e experimentados os temas da preparação e desenvolvimento profissional, da comunicação e das competências interpessoais, das funções típicas da intervenção do treinador, da recolha de informação e elaboração de relatórios.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são desenvolvidos métodos de ensino que mobilizam os estudantes para a intervenção nas aulas, por via da sua própria produção.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Incentivo aos alunos na criação de novos tópicos de debate;
¿ Utilização de vídeos e casos reais para análises ¿in loco¿ de determinados conteúdos;
¿ Alguns dos elementos de trabalho são desenvolvidos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da elaboração de fichas de avaliação sectoriais, de um teste de avaliação de conhecimentos, um trabalho de pesquisa sobre a carreira de um treinador de sucesso (individual) e apresentação do trabalho (individual), que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos.
Nota Final = (0,50 * 2 Fichas de Avaliação) + (0,50 * Trabalho e Apresentação).
O exame final compreende uma prova escrita e uma prova oral.
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para conhecer os modelos de desenvolvimento profissional contínuo, o impacto da atualização e renovação dos conhecimentos e competências no exercício da profissão e os exemplos de boas práticas profissionais, são utilizadas metodologias de informação e discussão, trabalho de grupo na aula, discussão artigos, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver as competências de análise do comportamento dos treinadores, de interpretação das intervenções dos treinadores, de comunicação com sucesso, de realização de relatórios, são utilizadas metodologias de trabalho de grupo na aula, discussão artigos, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos, bem como, de trabalho individual em autonomia de pesquisa e de produção científica.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de discussão e reflexão sobre documentos e temas, bem como, de conceção de projeto e tratamento de dados. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Pearson Education Limited.

IDP (2010). Programa Nacional da Formação de Treinadores. Lisboa. Instituto do Desporto de Portugal

Pinheiro, V., Belchior, D., Sousa, P. & Santos, F. (2018). Manual para Treinadores de Futebol de Excelência. Prime Books.

Resende, Rui; Castro, Júlia. (2015). Desafios profissionais do treinador desportivo: Como aprender para melhor treinar.  In Universidade e o mercado de trabalho: Do criar saber ao saber fazer, ed. Trovão Rosário; Eduardo Gonçalves, 39 - 47. Edições ISMAI - Centro de Publicações.

Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.

Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.

Sarmento, P., Rosado, A, Rodrigues, J. (2000). A Formação de Treinadores Desportivos. Edições ESDRM.