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Fundamentos Biológicos do Treino Desportivo

Código: LLTD30233    Sigla: FBTD
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 28 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 28,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Diana Carvalho Filipe - ESD   0,67
Ricardo Rebelo Gonçalves   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD Responsável
Ricardo Rebelo Gonçalves Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos: desenvolver um conhecimento geral do metabolismo e sua regulação; Bioquímica do sangue e equilíbrio ácido-base; Metabolismo do colesterol e lipoproteínas; Conhecer a função das  vias metabólicas; Conhecer e explicar as especificidades das adaptações bioquímicas fisiológicas e metabólicas ao esforço; Competências: Científicas: domínio dos conhecimentos fundamentais de Bioquímica e sua aplicação a novas situações, nomeadamente relacionadas com a Fisiologia Humana, a Nutrição e o Treino Físico - Técnicas: planeamento experimental; análise de dados; rigor e espírito crítico; Organização pessoal: planeamento das atividades; Inter-pessoais: desenvolver competências de trabalho em grupo; capacidade de interpretação de problemas aplicados; Expressão oral e escrita: capacidade de apresentação oral e escrita do trabalho realizado e de resposta a questões orais e por escrito relacionadas com os conteúdos lecionados e os conceitos apreendidos.

Conteúdos programáticos

Os objetivos da bioquímica e da fisiologia e a sua correlação com outras ciências. A bioquímica fisiológica nos diferentes tipos de modalidades desportivas; metabolismo e sua regulação; a água e os iões inorgânicos nos biossistemas. Glúcidos - Glicoconjugados: Nucleótidos e estrutura dos ácidos nucleicos. Lípidos - Ácidos gordos, Glicerolípidos, Esfingolípidos, Esteroides, aminoácidos, Péptidos, Proteínas. Biomembranas. Enzimas e Catálise Enzimática. Energia: transformações energéticas no corpo, tecidos e processos bioquímicos. Introdução ao metabolismo. As principais vias metabólicas. Metabolismo glucídico. Metabolismo lipídico.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular adotada a avaliação contínua sob a forma de testes e da realização e apresentação de trabalhos. As diferentes componentes que constituem a avaliação consideram que o programa está adequado aos objetivos de aprendizagem. Pretende-se avaliar conhecimentos e competências devidamente identificadas no programa. No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação. Estas potenciam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, principalmente numa perspectiva profissionalizante como é exigida no contexto do Ensino Superior Politécnico. Esta metodologia incentiva o trabalho autónomo ao propor, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, a realização de visitas de estudo, de palestras

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões de informação, exposição de conteúdos e de aplicação dos instrumentos apresentados e de debate dos temas abordados; Sessões de aplicação em ambiente virtual de intervenção. Regime de frequência PRESENCIAL (avaliação contínua): frequência no mínimo de 2/3 das aulas teóricas e teórico-prática, elaboração e apresentação (50%) e discussão de um trabalho (50%), teste escrito (50%). Classificação final: média aritmética dos elementos de avaliação. Regime NÃO PRESENCIAL (avaliação final -época normal, de recurso ou especial): a não indicação da opção de frequência é assumida como avaliação contínua PRESENCIAL. É composto por: prova teórica (exame escrito) e uma prova oral. A nota mínima de acesso à prova oral é de 8 valores. A classificação final é a média aritmética do exame escrito e da prova oral. Alunos em situação especial- Todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular adotada a avaliação contínua sob a forma de testes e da realização e apresentação de trabalhos. As diferentes componentes que constituem a avaliação consideram que o programa está adequado aos objectivos de aprendizagem. Pretende-se avaliar conhecimentos e competências devidamente identificadas no programa. No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação. Estas potenciam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, principalmente numa perspectiva profissionalizante como é exigida no contexto do Ensino Superior Politécnico. Esta metodologia incentiva o trabalho autónomo ao propor, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, a realização de visitas de estudo, de palestras

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Devlin, T.M. (2006). Textbook of Biochemistry with clinical correlations, 4th edition. Wiley-Liss Publication, New York.
Goldman, L; Ausielo, D. Cecil (2004). Textbook of medicine 22a ed. New York: Editora Sauders.
McKee, T & McKee, J. R. (2003). Biochemistry: The Molecular Basis of Life, 3rd ed., McGraw-Hill, New York.
Mougios, V. (2006). Exercise Biochemistry, Human Kinetics, Champaign, Il.
Nelson, D. L., COX, M. M. (2011). Princípios de bioquímica de Lehninger. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed.
Newsholme, E.A. & Leech, T.R. (2009).Functional Biochemistry in Health and Disease, Wiley-Blackwell, Oxford.
Quintas A., Freire, A. P., Halpern, M. J. (2008). Bioquímica - Organização Molecular da Vida, Edições Lidel, Lisboa.
Stryer, L. (1995). Biochemistry. New York. WH Freeman and Company.
Voet, D., Voet, J. G & Pratt, C.W. (2005). Fundamentals of Biochemistry, 2ª ed. John Wiley & Sons, Inc., New York.York.

Observações