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Prevenção e Reabilitação no Treino Desportivo

Código: LLTD30238    Sigla: PRTD
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 39 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-2-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 28,00

TD-2-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 36,00

TD-2-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   1,20
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

¿ Identificar as várias valências de um gabinete médico de uma equipa de futebol de formação e não profissional
¿ Identificar e prevenir situações e fatores de risco no futebol de formação e não profissional
¿ Identificar as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo trauma,  sobre-uso e uso inadequado
¿ Conhecer as metodologias e técnicas atuais associadas à reabilitação e retorno à competição
¿ Conhecer as metodologias, técnicas e conhecimento científico atual associado à prevencão de lesões, controlo do treino e da competição e nutrição no futebol
¿ Dominar a nomenclatura específica da disciplina.

Conteúdos programáticos

  • ¿ As Ciências do Desporto e a  Medicina Desportiva no Treino Desportivo
  • ¿ Estrutura, funções, responsabilidades, comunicação e competências do departamento médico de uma equipa de futebol não profissional
  • ¿ Instrumentos e materiais de um gabinete médico de um clube de futebol não profissional
  • ¿ Emergência e suporte básico de vida em recintos desportivos
  • ¿ Fatores de Risco: o Sono, a relação Descanso/Treino, as Drogas, o Doping, o Álcool, a Hidratação e controlo da mesma e a importância do Calçado
  • ¿ Diagnóstico e tratamento de lesões no Treino Desportivo 
  • ¿ Reabilitação e retorno à prática após lesão no Treino Desportivo
  • ¿ Avaliação, monitorização e controlo do treino e da competição no Futebol
  • ¿ ¿Momento Psicológico¿ (ex: stress) do atleta como preditor de lesão
  • ¿ Prevenção de lesões no Treino Desportivo
  • ¿ Programas de Prevenção de Lesão
  • ¿ Nutrição, alimentação e suplementação no Treino Desportivo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

No Curso de Treino Desportivo em que se exige a especialização dos profissionais que no futuro irão intervir nas mais variadas áreas do Treino e em que a sua formação pretende que as suas competências permitam-lhe lidar com todas as situações possíveis neste contexto, é importante que o seu conhecimento abranja também uma área extremamente importante que é a da relação das Ciências do Desporto na Medicina Desportiva, e neste caso no Futebol de Formação e não Profissional, de forma a garantir uma segura adequação das metodologias de intervenção. Nesta perspetiva, torna-se fundamental o adquirir de conhecimento em várias temáticas como são a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de lesões no Futebol,  o conhecimento e familiarização de uma estrutura e funções de um gabinete médico e também conhecer as várias áreas que hoje em dia são intervenientes nesta temática como o são a nutrição e suplementação e a avaliação e controlo do treino.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Avaliação em Época Normal: 
A classificação final da UC é determinada pela seguinte fórmula: Classificação Final = [(1ª Ficha escrita x 7) + (2ª Ficha escrita x 7) + (Trabalho Individual X 6) / 20]. Cada Ficha escrita corresponde a 35% da Classificação Final e o Trabalho Individual corresponde a 30 %.
O Exame Época Normal consta da realização de um Teste Escrito e da realização de um Trabalho Individual.

Avaliação em Época de Recurso: A avaliação em Época de Recurso incide sobre toda a matéria lecionada na UC e é constituída por um Exame Escrito e uma Prova Oral, cada um correspondendo a 50% da Classificação Final.

Alunos em situação especial: disponível para todos os alunos que se encontrem em condições especiais nos termos dos regulamentos e leis vigentes e será constituída por 2 partes: Uma prova escrita (exame escrito) e uma prova oral (exame oral) realizados em datas a acordar com o aluno.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

· Bahtijarevic, Z., Beasley, I., Dupont, G., Earl, M., Ekstrand, J., Maughan, R. & Meyer, T., (2017). Encyclopedia of Football Medicine, Vol.3: Protecting the Player (Inglês), Thieme Medical Publishers.
· Ekstrand, J. (2014). Keeping your top players on the pitch: the key to football medicine at a professional level. British Journal of Sports Medicine, 7(12), 723-724. doi: 0.1136/bjsports-2013-092771 .
· Ekstrand, J. (2017). Preventing injuries in professional football: thinking bigger and working
together. British Journal of Sports Medicine, 50(12), 709-710. doi: 10.1136/bjsports-2016 096333
· Ekstrand, J. Waldén, M. Ueblacker, P., Karlsson, J., Holmich, P., Hansel, L. & Muller-Wohlfahrt, H. (2017). Encyclopedia of Football Medicine: Vol.2: Injuries Diagnosis and Treatment, Thieme Medical Publishers.
· Gordon, J. & Nordstrom, A. (2017). Encyclopedia of Football Medicine: Vol.1: Trauma and Medical Emergencies Hardcover, Thieme Medical Publishers.