• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LLTD30330
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Desporto para Pessoas com Deficiência

Código: LLTD30330    Sigla: DPD
Área Científica: Ciencias Técnicas e Pedagógicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2020/2021&P_CAD_CODIGO=LLTD30330&P_PERIODO=2S
Área de Ensino: LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 30 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.Saber interpretar o desporto para a população com deficiência (DPCD) como forma de desenvolvimento, inclusão social e capacitação;2.Saber analisar e distinguir os vários tipos de deficiência;3.Identificar os principais motivos, barreiras e facilitadores para a prática de atividade física e desportiva (AFD) pela PCD e refletir sobre medidas e estratégias a adotar;4.Conhecer as diversas especificidades ao nível do desporto de alto rendimento;5.Conhecer a organização nacional e internacional do DPCD;6.Distinguir e diferenciar os princípios e critérios de elegibilidade e da classificação desportiva;7.Distinguir as ajudas técnicas e tecnologias de apoio ao DPCD;8.Compreender a especificidade do DPCD no âmbito do Treino Desportivo;9.Saber organizar e planificar algumas adaptações aos treinos, em função das diferentes características dos atletas;10.Desenvolver a capacidade de planear, intervir e avaliar em contexto de AFD;11.Preparar e qualificar treinadores para intervir junto da PCD.

Conteúdos programáticos

1.Conceitos principais: Atividade física, exercício físico e o desporto para pessoas com deficiência (DPCD);2.Tipologias de deficiência/incapacidades e necessidades específicas;3.Organização nacional e internacional do DPCD;4.Atividade físico-desportiva como forma de desenvolvimento, inclusão social e capacitação;5.O desporto de alto rendimento - O movimento paralímpico e surdolímpico;6.Motivos e facilitadores para a prática de atividade física e desportiva;7.Estratégias, políticas públicas, programas e boas práticas de intervenção no DPCD;8.Acessibilidade e barreiras à participação desportiva;9.Investigação e a ética no DPCD;10.Princípios e critérios de elegibilidade e da classificação desportiva e respetivas adaptações às modalidades;11.O planeamento e definição de objetivos em contexto do DPCD;12.Intervenção prática em DPCD - Noções de treino em função dos diferentes tipos de deficiência e das regras de cada modalidade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 12 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º ao 11.º objetivos definidos.
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula e pavilhão, ambos asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas junto desta população específica.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas TP expositivas e interativas; Avaliação contínua e exame, na Época Normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: Teste escrito (35%); Relatório de observação de um contexto prático (grupo) (25%); Trabalho de grupo (n=3) (40%) [trabalho escrito (25%) e apresentação (15%)]; inicia-se com realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos);Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame contemplará prova escrita (50%) e oral (50%).Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10;Classificação final: média dos 2 elementos. Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas no âmbito do Treino Desportivo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-Brunet, F. & Mautuit, D. (2003). Activités physiques adaptées aux personnes déficientes intellectuelles. Éditions Revue;
-FPDD (2016). Desporto para Pessoas com Deficiência-Manual de Curso de T. de Desporto-Grau I e II. IPDJ;
-Franco, A. (2004). Actividades Físico-Deportivas con Colectivos Especiales. Wanceulen Editorial Deportiva, S.L.;
-Jacinto, M., Vitorino, A., Palmeira, D., Antunes, R., Matos, R., Ferreira, J.P., & Bento, T. (2021). Perceived Barriers of Physical Activity Participation in Individuals with Intellectual Disability-A Systematic Review. Healthcare, 9(11), 1521, 1-12;
-Sánchez, F. & Vicente, F. (1988). Educación física y deportes para minusvalidos psíquicos. Gymnos Editorial;
-Vitorino, A. et al. (2015). Atividade física adaptada na população com necessidades especiais. Revista Científica da FPDD-Desporto e Atividade Física para Todos, 1(1), 46-50;
-Winnick, J. & Porretta, D.L. (2017) (Ed.). Adapted Physical Education and Sport (6 ed). H. Kinetics.

Observações

Tento em conta situações de pandemia, com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, bem como das instituições e organizações que desenvolvem desporto para pessoas com deficiência, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas teórico-práticas podem ser lecionadas por videoconferência, a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos) de sessões práticas realizadas junto de populações especiais, bem como com recurso à plataforma moodle.
Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: Teste escrito (50%); Trabalho de grupo (n=2) (50%) [trabalho escrito (35%) e apresentação por videoconferência (15%)]; inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (50%) e oral (50%), ambas por videoconferência. Todos os elementos são individuais e com classificação igual/superior a 10 nas duas; A classificação final será a média destes 2 elementos.