Código: | LLTD30331 | Sigla: | IPM | |
Área Científica: | Ciencias Técnicas e Pedagógicas |
Área de Ensino: | LTD - Ciências Técnicas e Pedagógicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLTD | 33 | Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 | 1º | 3 | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Conhecer os conceitos básicos de Praxiologia Motora de Parlebas.
Aplicar os conceitos definidos por Parlebas, no âmbito do Treino Desportivo.
Usar os conceitos praxiológicos para aprofundar a reflexão sobre o fenómeno desportivo, e na condução e análise do processo de Treino.1. Definição e enquadramento da Praxiologia Motora
2. A Contribuição da Praxiologia Motora para a justificação de um novo campo de estudo associado ao comportamento humano, com base na acção Motora.
3. A interpretação do Léxico praxeológico e a sua aplicabilidade em situações motoras particulares.
Privilegiar as metodologias centradas nas actividades do aluno
Avaliação Contínua: Fichas de Trabalho, no mínimo de duas, e Prova Oral. Prova oral: o aluno terá de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores. Classif. final é a média ponderada da classif. obtida nas fichas e na prova oral, ponderadas por 0,20 e 0,80 respectivamente. A presença nas aulas é um factor preponderante de avaliação, devendo no mínimo garantir 80% de presenças. No início das aulas este modelo será negociado e contratualizado, nomeadamente com os alunos que possuírem um estatuto especial. A nota mínima é de 10 valores em qualquer dos elementos de avaliação.
Avaliação Final A: Avaliação Final consta da realização de uma prova oral e de uma prova escrita. Para aceder à prova escrita o aluno terá de obter uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova oral. A classificação final será a média ponderada da classificação obtida na prova escrita e na prova oral, cujas ponderações são 0,80 e 0,20
A amplitude das estratégias e a expertise pedagógica do regente, bem como as reuniões de trabalho entre os colaboradores na leccionação da cadeira de forma a escolher para cada situação e população as estratégias mais eficazes a adoptar no sentido de promover o progresso das competências e conhecimentos dos estudantes.
Parlebas,
Pierre (1999) Jeux, Sports et sociétés. Lexique de praxiologie motrice.
Collection Recherche: Paris, INSEP. Platonov, V.N.(1991).
PARLEBAS, Pierre; DUGAS, Eric. Transfert d¿apprentissage et domaines d¿action motrice. Revue EPS, n. 270, p. 41-47, mars-avril 1998.
PARLEBAS,
Pierre. Didática e lógica interna de jogos e esportes. In: KUNZ, Elenor (org.).
Didática da educação física: educação física e esportes na escola. Ijuí:
Editora Unijuí, 2016, p. 109-128.
LAGARDERA, Francisco; LAVEGA, Pere. Introducción a la Praxiología motriz. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2003