Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Preparar os estudantes para as diferentes skills da língua inglesa: speaking, writing, listening and reading, aperfeiçoando assim as suas competências de escrita e conversação. Estas competências deverão ser aplicadas quer nos meios de comunicação escrita tradicionais, tais como cartas formais e propostas de negócios, quer no correio eletrónico, blogs, websites e Media Sociais.
Desenvolver nos estudantes a capacidade de escrita de correspondência de negócios.
Desenvolver a capacidade de compreender a estrutura da língua inglesa e o vocabulário usado na comunicação em ambiente de negócios.
Promover a fluência na comunicação oral, especialmente na vertente de negócios.
Conteúdos programáticos
A Língua inglesa no mundo dos negócios:
- Trabalho entre culturas
- Negociar em mercados
- Fusões internacionais
- Viver e trabalhar num país estrangeiro
- Trabalhar em equipas internacionais
- Formação e desenvolvimento
Correspondência formal e informal
Apresentações e debates no âmbito temático do curso
Leitura do livro Culture Map, de Erin Meyer
Revisão de estruturas e conteúdos anteriormente lecionados
Estruturas gramaticais em contexto de negócios
Tradução e análise de textos de conteúdo genérico e específico, no âmbito do curso.
Atividades de escrita formal e informal
Atividades de expressão oral
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da língua inglesa num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita com textos atuais, de caráter genérico e técnico para permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas, quer à vida pessoal, quer profissional. Também vão executar exercícios escritos para melhorar o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os métodos utilizados nesta unidade curricular serão centrados no aluno e baseados em trabalho com um desenvolvimento progressivo da dificuldade dos exercícios aplicados para incentivar o desenvolvimento da escuta ativa e capacidades orais, bem como atividades de leitura e escrita proficientes, apropriadas para o seu nível. Assim, os alunos participarão de atividades individuais e em grupo, orais e espontâneas, para incentivar a fluência. Eles também irão preparar apresentações orais formais e debates, onde a ênfase será colocada na pronúncia apropriada, enunciação e dicção. Vão rever as estruturas gramaticais de base e aprender convenções de escrita para a escrita formal e informal em inglês, de modo a melhorar as suas competências gerais e técnicas de escrita. Ao longo da unidade curricular irão ser trabalhados textos autênticos para melhorar as diversas competências linguísticas.
Avaliação:
Prova Escrita: 65%
Presença e participação nas aulas: 15%
Apresentações orais: 25%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A produção de exercícios orais e escritos e a capacidade de compreender o que é dito numa língua que não é a língua mãe, será a metodologia adequada ao desenvolvimento das capacidades de aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua. As vertentes de escrita, de compreensão e de produção oral de textos, contempladas durante o curso, ajudarão os aprendentes a utilizar com proficiência uma outra língua e a ser capazes de resolver situações de cariz linguístico com as quais, eventualmente se possam confrontar. As aulas, com uma forte vertente prática dado que a língua em que são lecionadas é a língua inglesa, serão o suporte necessário para o desenvolvimento de competências linguísticas a ser aplicadas, em contextos pessoal e académico ou profissional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Gooden, Philip (2011) {2009] The Story of English How the English Language Conquered the World, London: Quercus.
-Greenall, Simon & Pye, Diana (2004) {1994] Cambridge Skills for Fluency: Reading 4, Cambridge: Cambridge University Press.
-Jones, Leo & Alexander, Richard (2011) [2003] New International Business English, Cambridge: Cambridge University Press.
-Murphy, Raymond (2004) English Grammar in Use 3rd Ed, Cambridge: Cambridge University Press.
Web Resources:
-BBC news online available at www.bbc.co.uk
-English online dictionary search tool ¿Lexi-logos¿ available at http://www.lexilogos.com/english/dictionary.htm
-Portuguese-English online dictionary search tool ¿Lexi-logos¿, available at http://www.lexilogos.com/english/portuguese_dictionary.htm
-Tedtalks on Business available at https://www.ted.com/talks?topics%5B%5D=business