• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI35
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Espanhol de Negócios

Código: LNI35    Sigla: EN
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 57 Despacho nº 6215/2023 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-1-TA_TB

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Patrícia Alves de Carvalho Lobo - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Patrícia Alves de Carvalho Lobo - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os alunos deverão utilizar as suas competências linguísticas em língua espanhola numa grande variedade de contextos na área de Negócios Internacionais, fomentando ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão oportunidade de adquirir e aplicar conhecimentos linguísticos em tópicos da sua futura área profissional. No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e lêem no âmbito de Espanhol de Negócios; saber reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita e apresentá-los de maneira coerente e resumida; poder expressar-se com alguma fluência, de forma oral e escrita, com certo grau de precisão.

Conteúdos programáticos

1. Negócios Internacionais - Socialização e Networking
Estabelecer contactos no âmbito profissional
Manter conversas casuais
2. A empresa
Recrutamento e seleção (CV, carta de apresentação, entrevistas de emprego)
Descrição de empregos/funções na empresa
A internacionalização da empresa
3. Comunicação na empresa
Conversas telefónicas

Correspondência eletrónica 
4. Reuniões
Participar em reuniões 
Fazer apresentações de projectos/produtos/serviços
5. Negociações
Discutir termos e condições
Começar e acabar uma negociação
6. Apoio ao cliente
Lidar com diferentes tipos de cliente
Gerir reclamações

Revisão de estruturas gramaticais adequadas à aquisição dos conteúdos descritos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo em conta os objetivos da unidade, os alunos deverão desenvolver a capacidade de responder a várias situações da sua área profissional em língua espanhola. O programa e as metodologias aplicadas visam dotar os alunos de técnicas, vocabulário e informação necessários a esse mesmo processo. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte da docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas.

Avaliação:
Teste Final
50%
Componente oral
25%
Projecto

15%
Participação na aula 
10%

(todos os elementos de avaliação são obrigatórios)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Serão selecionadas as tarefas e as metodologias apropriadas para permitir aos alunos atingir os objetivos:
O idioma espanhol será apresentado em contextos autênticos.
Exercícios linguísticos específicos e estudos de caso, propostos para a área do curso por investigadores internacionais e profissionais do ramo, serão utilizados nas aulas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alcaraz, Enrique; Hughes, Brian. (2013). Diccionario de términos económicos, financieros y comerciales. Ariel Economia.
Faccio, Fabian. (2015). Español Comercial: Comunicación Avanzada para Profesionales de Negocios. Cognella Academic Publishing.
Enterría, Josefa. (2002). La comunicación escrita en la empresa (Español de los negocios). Arco Libros
Enterría, Josefa; Martinez, Ana. (2008). La comunicación oral en la empresa (Español de los negocios). Arco Libros.
Lauterborn, Wanda. (2002). Comunicaciones por teléfono (Español de los negocios). Arco Libros.
Lauterborn, Wanda; García, Ana. (2002). La comunicación informal en los negocios (Español de los negocios). Arco Libros.
Tano, Marcelo (2009). Expertos. Libro del alumno. Difusión.