• PT
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Programmes > Curricular Units > LNI40
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Negotiation Internacional

Code: LNI40    Acronym: NI
Scientific Area: Marketing

Occurrence: 2023/24 - 1S

Teaching Area: Marketing

Courses

Acronym Nº de Estudantes Plano de Estudos Academic Year Credits Horas Contacto Total Hours
LNI 35 Despacho nº 6215/2023 5 60 125

Hours Actually Taught

LNI-2-TA

Theoretical and Practical: 53,50

Teaching - Weekly Hours

Theoretical and Practical: 4,00

Type Teacher Classes Hours
Theoretical and Practical Totals 1 4,00
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT   4,00

Teaching - Responsabilities

Teacher Responsabilidade
Sílvio Levi Pinheiro Duque - ESGT Responsável

Learning outcomes of the curricular unit (knowledge, skills and competences to be developed by the students)

Os alunos deverão adquirir competências em:
  1. Compreender a dinâmica do conflito nas organizações e a sua avaliação contextual.
  2. Compreender a relação entre conflito e mudança.
  3. Aquisição de noções teóricas (modelos) sobre o conflito e a dinâmica da negociação como forma de resolução de conflitos organizacionais.
  4. Compreender o significado e a dinâmica da mediação como forma de resolução de conflitos organizacionais e o papel da liderança na gestão de conflitos.

Syllabus

  1. O mercado globalizado e a negociação internacional
  2. Habilidades de um negociador internacional
  3. Princípios de negociação aplicados a negócios internacionais
  4. Aspectos Multiculturais nas Negociações Internacionais
  5. Negociação Internacional como gestão de riscos, informações e decisões
  6. Barreiras desafiadoras na negociação internacional
  7. Diretrizes de sucesso para uma negociação internacional

Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's learning objectives

Os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular incluem:
  1. Compreender os processos de negociação, em que a mediação pode constituir uma solução possível, tanto como lócus de poder organizacional como, consequentemente, aplicação das competências de um negociador internacional
  2. Determinar formas de liderança, tanto como lócus de poder organizacional e, portanto, de gestão de riscos, informações e decisões
  3. Compreensão do modelo teórico, que permite compreender a dinâmica subjacente aos desafios de uma negociação internacional, e consequentemente a sua resolução.
  4. Compreender os modelos adequados, diagnosticando corretamente as situações propícias ao desenvolvimento de uma negociação internacional e gerindo-as de forma adequada.

Teaching methodologies (including evaluation)

Nas aulas presenciais serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
  1. Método expositivo
  2. Método demonstrativo
  3. Método participativo
  4. Método ativas
Nas aulas síncronas à distância serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
  1. Método expositivo
  2. Método demonstrativo


Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

A coerência das metodologias de ensino passa por:
  1. Preparação dos alunos do ponto de vista teórico (apresentação de conceitos e modelos.
  2. Exposição de conteúdos e seu dinamismo através da análise de determinadas realidades empresariais, incentivando a discussão coletiva.
  3. Preparação dos alunos do ponto de vista prático (diagnóstico e resolução de problemas, role play)
  4. Percepção dos contextos de mudança, seja o desenrolar do conflito em si, e as formas de o resolver, seja o papel da liderança na gestão de situações de conflito em ambiente organizacional, permitindo a evolução dos alunos ao longo do seu processo de aprendizagem.

Bibliography (Mandatory resources)

Antunes, S., Ribeiro, S., & Camisão, I. (2018). Negociação Internacional - Estratégias e Táticas. Sílabas & Desafios.
Carvalho, J. (2020). Negociação (6a ed.). Lisboa, Edições Sílabo, Lda.
Correia, A. D. (2014). Manual de Negociação Comercial/Industrial e Político-diplomática. (2a ed.). Lidel.
Júdice, J., & Falcão, P. (2018). À Conversa sobre Negociações: um diálogo sobre a arte negocial ao longo da história. Editora Dom Quixote.
Karrass, C. (2011). Negotiating effectively within your own organization. Karrass Limited.
Rego, A. (2010). Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática. Lidel.
Thompson, L. (2020). The Mind and the heart of the negotiator (7ª ed.).  Pearson Education Inc.

Observations

Antunes, S., Ribeiro, S., & Camisão, I. (2018). Negociação Internacional - Estratégias e Táticas. Sílabas & Desafios.
Carvalho, J. (2020). Negociação (6a ed.). Lisboa, Edições Sílabo, Lda.
Correia, A. D. (2014). Manual de Negociação Comercial/Industrial e Político-diplomática. (2a ed.). Lidel.
Júdice, J., & Falcão, P. (2018). À Conversa sobre Negociações: um diálogo sobre a arte negocial ao longo da história. Editora Dom Quixote.
Karrass, C. (2011). Negotiating effectively within your own organization. Karrass Limited.
Rego, A. (2010). Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática. Lidel.
Thompson, L. (2020). The Mind and the heart of the negotiator (7ª ed.).  Pearson Education Inc.