• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI43
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Inovação e Empreendedorismo

Código: LNI43    Sigla: IE
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 29 Despacho nº 6215/2023 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Silvio Manuel Valente da Silva - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) visa abordar os conceitos e desenvolver atitudes indispensáveis à perceção de ideias inovadoras, bem como, a sua validação antes do processo empresarial.
Ao longo da apresentação dos conteúdos da UC, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos, capacidades e competências, nomeadamente para:
O1. Desenvolver e validar conceitos de negócio;
O2. Identificar riscos inerentes ao desenvolvimento e consolidação dos projetos empresariais;
O3. Potenciar a capacidade de resolução de problemas;
O4. Conhecer e ser capaz de usar um conjunto de métodos e ferramentas adequados a cada um dos pontos anteriores.

Conteúdos programáticos

Conteúdos programáticos:

CPI - INTRODUÇÃO
1.1.Conceitos, determinantes e tipologia
1.2.Enquadramento na Economia global e do Conhecimento
CPII ¿ ATIVIDADE EMPREENDEDORA
2.1.O empreendedorismo como inovação e resolução de problemas
2.2.Oportunidade
2.3.Compreender o mercado
2.4.Estratégia empresarial e Modelos de Negócio
2.5.Finanças Empresariais e indicadores
2.5.Criação de empresas, mobilização de recursos e processos
2.4.Valor para o cliente e para o acionista
CPIII ¿ Inovação empresarial
3.1.Tipos e processos de inovação
3.2.A inovação tecnológica no contexto contemporâneo
3.3.Empreendedorismo Digital
CPIV ¿ Plano de negócios
4.1.Conteúdo do Plano de Negócios
4.2.Plano de Marketing
4.3.Plano Financeiro

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A análise da envolvente global assim como a compreensão da atividade empreendedora (CPI e CPII) está alinhada com o O1.
CPII e CPIII permite cumprir O2 e O3 na medida em que o estudante é chamado a compreender e analisar a jornada do empreendedor, num contexto fortemente volátil e desafiador, atendendo ao novo paradigma da inovação tecnológica.
CPIV está alinhado com O3 na medida que habilita os estudantes com métodos e ferramentas que catalisa o cumprimento de O3.
CPII, CPIII e CPIV capacitam o estudante para cumprir O4.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As sessões serão centradas no processo individual de aprendizagem dos estudantes, apoiada no learning by doing, partilha de experiências relevantes e dividindo-se entre:
M1. Expositivas ¿ Conceitos
M2. Participativas - Discussão de casos e exemplos;
M3. Ativas ¿ Plano de negócios (trabalho em grupo);
M4. Autoestudo - Preparação de avaliação individual.


Avaliação:
A1. Trabalho em grupo (Plano de Negócios) - 40%
A2. Quizzes - 10%.
A3. Prova final individual - 50%.
A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores na componente A3.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição:
O1: M1 e M4
O2: M1, M2 e M4
O3: M2,M3 e M4
O4. M1 a M4

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Blank, S. & Dorf, B. (2020). The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company. John Wiley & sons, Eds.. New Jersey;
Collins J. & Lazier B.,(2020).Beyond Entrepreneurship 2.0.Penguin Random House.;
Osterwalder et al.,(2010). Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers (Strategyzer). John Wiley and Sons.;
Sarkar, S. (2014), Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora,3a Edição, Lisboa Tidd, J..