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Globalização e Diversidade Cultural

Código: LNI48    Sigla: GDC
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 62 Despacho nº 6215/2023 7 60 175

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-1-TA-TB

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sandra Raquel Pinto Alves - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Raquel Pinto Alves - ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Estudar o fenómeno da globalização no seu especto evolutivo e nas suas diferentes vertentes.
OA2. Gerir num contexto global e compreender o mosaico multicultural.
OA3. Compreender as características dos modelos de cultura nacional.
OA4. Saber comunicar, motivar, gerir e liderar em diferentes culturas.

Conteúdos programáticos

CP1. Globalização: origens e conceptualização, suas expetativas e seus efeitos.
CP2. Gerindo a aldeia global e o mosaico multicultural
CP3. Cultura nacional: do modelo de Hofstede ao modelo GLOBE
CP4. Comunicar e gerir em diferentes culturas
CP5. Motivar equipas em contexto multicultural
CP6. Liderança em diferentes culturas e desenvolver líderes para o quadro multicultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos de aprendizagem estão alinhados com os conteúdos programáticos da seguinte forma:
OA1 CP1.
OA2 CP2.
OA3  CP3.
OA4 CP4, CP5 e CP6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão teórico-práticas, com a exposição dos conceitos e teorias fundamentais sobre a globalização e a gestão em contexto de diversidade cultural, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos e trabalhos elaborados pelos estudantes. Neste processo, nas aulas presenciais recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1. método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais);
M2. método participativo (envolver os alunos na discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica);
M3 . método ativo (para dinâmicas de desenvolvimento de competências, bem como trabalhos individuais e de grupo).


No regime de avaliação contínua estão previstos 3 elementos de avaliação.
A1. Teste escrito ,50%
A2. Trabalho Individual, 10%
A3. Trabalho de grupo, 40%.
Os alunos dispensam de exame final com classificação de 9,5 valores ou superior em avaliação contínua.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As três metodologias de ensino serão utilizadas na concretização de todos os objetivos de aprendizagem. Cada um dos conteúdos programáticos será abordado, inicialmente, através do método expositivo. Seguir-se-á a introdução de atividades desenvolvidas através dos métodos participativo e ativo para maior aprofundamento de competências e sua consolidação. Assim, estimular-se-á também a capacidade de análise crítica dos estudantes.