Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Abordar as teorias do comércio internacional e os fundamentos mico e macroeconómicos do funcionamento dos mercados internacionais, dotando os alunos do instrumental teórico e analítico necessário à compreensão dos fluxos de comércio internacional, das relações económicas e das políticas comerciais internacionais.
Conteúdos programáticos
PARTE I - A TEORIA CLÁSSICA E NEOCLÁSSICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
1.Vantagem absoluta e vantagem relativa
1.1.O modelo de Heckscher- Ohlin e os seus principais teoremas
PARTE II- O COMÉRCIO INTERNACIONAL E A CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
2. Noção de comércio intrassectorial
2.1. Indicadores de comércio intrassectorial e de vantagens comparativas
2.2. Modelos explicativos do comércio intrassectorial horizontal e vertical
PARTE III- AS RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERNACIONAIS
3. Instrumentos de defesa comercial
3.1.A integração económica e a regionalização à escala mundial
PARTE IV- POLÍTICA ECONÓMICA E A ECONOMIA ABERTA
4.Taxas de câmbio e balança de pagamentos
4.1. Modelo Mundell-Fleming: efeitos de curto e longo prazo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conteúdo programático viabiliza a abordagem dos principais modelos explicativos do comércio e das relações económicas internacionais, numa perspetiva micro e macroeconómica, explicando os fatores determinantes e os mecanismos da política comercial dos Estados e dos Blocos económicos, incluindo a análise e determinantes das taxas de câmbio e das balanças de pagamentos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A exposição dos desenvolvimentos teóricos será feita com apoio de métodos gráficos e complementada com a apresentação de exemplos e estudos de caso. Os alunos serão convidados a resolver problemas para aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos. O sistema de avaliação contínua incluirá a realização de 1 trabalho de grupo e 1 teste. A nota final será o resultado da seguinte média ponderada: Teste (70%); Trabalho de grupo (30%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
APPLEYARD, Dennis R. ; FIELD, Alfred J. ; COBB, Steven . International Economics. 5 ed. New York : McGrawHill, 2005.
GERBER, J- International Economics. 6 ed. Person, 2013.
MEDEIROS, E. R. Economia Internacional. 8 ed. Lisboa: Livraria Petrony - OBSTFELD, Maurice; - KRUGMAN, Paul R. - Economia Internacional. 9ª ed. Madrid: Pearson Educación, 2012.
LEITÃO, N.C.- Comércio Intra-sectorial : Teoria e Evidência Empírica, Ecopy, 2009