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Economia Internacional

Código: LNI52    Sigla: EI
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 45 Despacho nº 6215/2023 7 60 175

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 54,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Abordar as teorias do comércio internacional e os fundamentos mico e macroeconómicos do funcionamento dos mercados internacionais, dotando os alunos do instrumental teórico e analítico necessário à compreensão dos fluxos de comércio internacional, das relações económicas e das políticas comerciais internacionais.

Conteúdos programáticos

PARTE I - A TEORIA CLÁSSICA E NEOCLÁSSICA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL 
1.Vantagem absoluta e vantagem relativa
1.1.O modelo de Heckscher- Ohlin e os seus principais teoremas 
PARTE II- O COMÉRCIO INTERNACIONAL E A CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA 
2. Noção de comércio intrassectorial 
2.1. Indicadores de comércio intrassectorial e de vantagens comparativas 
2.2. Modelos explicativos do comércio intrassectorial horizontal e vertical 
PARTE III- AS RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERNACIONAIS
3. Instrumentos de defesa comercial 
3.1.A integração económica e a regionalização à escala mundial 
PARTE IV- POLÍTICA ECONÓMICA E A ECONOMIA ABERTA 
4.Taxas de câmbio e balança de pagamentos 
4.1. Modelo Mundell-Fleming: efeitos de curto e longo prazo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo programático viabiliza a abordagem dos principais modelos explicativos do comércio e das relações económicas internacionais, numa perspetiva micro e macroeconómica, explicando os fatores determinantes e os mecanismos da política comercial dos Estados e dos Blocos económicos, incluindo a análise e determinantes das taxas de câmbio e das balanças de pagamentos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A exposição dos desenvolvimentos teóricos será feita com apoio de métodos gráficos e complementada com a apresentação de exemplos e estudos de caso. Os alunos serão convidados a resolver problemas para aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos. O sistema de avaliação contínua incluirá a realização de 1 trabalho de grupo e 1 teste. A nota final será o resultado da seguinte média ponderada: Teste (70%); Trabalho de grupo (30%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

APPLEYARD, Dennis R. ; FIELD, Alfred J. ; COBB, Steven . International Economics. 5 ed. New York : McGrawHill, 2005.
GERBER, J- International Economics. 6 ed. Person, 2013. 
MEDEIROS, E. R.  Economia Internacional. 8 ed. Lisboa: Livraria Petrony - OBSTFELD, Maurice; - KRUGMAN, Paul R. - Economia Internacional. 9ª ed. Madrid: Pearson Educación, 2012.
 LEITÃO, N.C.- Comércio Intra-sectorial : Teoria e Evidência Empírica, Ecopy, 2009