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Marketing Internacional

Código: LNI59    Sigla: MI
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 34 Despacho nº 6215/2023 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 43,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Albérico Rosário - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Albérico Rosário - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos para levar a cabo estratégias e táticas de marketing que lhes permitam obter um bom desempenho no mercado internacional, isto cultivando competências que lhes possibilitem:
- Compreender o ambiente em que se desenrolam os negócios internacionais
- Apreender, de forma integrada, as principais noções de marketing internacional;
- Aplicar conceitos e metodologias para elaborar estratégias de marketing internacional;
- Compreender a utilidade dos modelos de análise para o estudo e compreensão de variáveis influentes na elaboração e controlo de estratégias e táticas de marketing internacional;
- Definir bem-sucedidas políticas de produto/serviço, preço, comunicação e distribuição nos mercados internacionais;
- Utilizar no mercado global os principais meios e instrumentos de marketing internacional, sobretudo aqueles de base digital.

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao Marketing Internacional
1.1. Ambiente económico global
1.2. Ambiente comercial internacional
1.3. Ambientes social e cultural global
1.4. Ambientes político e jurídico
2. Entidades e Contratos do Comércio Global
2.1. Intermediários do comércio internacional
2.2. Transportes e contratos
2.3. Formas de compensação: Countertrade
2.4. Empresas de comércio internacional
3. Abordagem ao Mercado Global
3.1. Sistemas de informação global (SIG) e estudos de mercado
3.2. Estratégias de entrada no mercado internacional
3.3. Segmentação e posicionamento no mercado internacional
4. O moderno Marketing-Mix nos Mercados Internacionais
4.1. Produto
4.2. Preço
4.3. Distribuição
4.4. Comunicação
5. Estratégia e Liderança no Século XXI
5.1. Elementos estratégicos da competitividade global
5.2. Liderança organizacional e responsabilidade social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Para cada tema do programa são explicitados aos estudantes, nas aulas teórico-práticas, os objetivos específicos de aprendizagem.
O tema 1 do syllabus corresponde ao primeiro objetivo específico referido;
O tema 2 do syllabus corresponde ao segundo destes objetivos;
O tema 3 do syllabus corresponde ao terceiro, quarto e quinto objetivos;
O tema 4 do syllabus permite a consecução do antepenúltimo e últimos objetivos;
O tema 5 do syllabus permite a consecução do penúltimo objetivo específico referido;

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente, exercícios práticos, estudo de casos, trabalho de pesquisa, trabalhos aplicados em grupo e respetiva apresentação e discussão. A avaliação será realizada através de teste escrito (60%) e trabalhos práticos (40%). Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nos objetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Albaum, G., Duerr, E. 2008. International Marketing and Export Management. New Jersey: Prentice Hall
Bradley, F. 2005. International Marketing Strategy. New Jersey: Prentice Hall
Keegan, W. Green, M. 2012. Global Marketing. 7th Edition. New Jersey: Prentice-Hall
Lascu, D. 2008. International Marketing. London: Cengage Learning
Tapscott, D. and Tapscott, A. (2016). Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin Is Changing Money, Business, and the World. London: Penguin.