Código: | LNI61 | Sigla: | EPII | |
Área Científica: | Economia |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LNI | 31 | Despacho nº 6215/2023 | 3º | 7 | 60 | 175 |
Teórico-Práticas: | 53,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Permitir a compreensão do ambiente internacional, na perspetiva económica e dos mercados, bem como os procedimentos e técnicas da estratégia de internacionalização da empresa. Esta unidade curricular visa habilitar os discentes com um conjunto de conhecimentos e competências para identificar o posicionamento global da empresa e equacionar as decisões estratégicas, na área do negócio e dos investimentos internacionais.
1. Internacionalização
1.1. Condicionantes macroeconómicos da internacionalização
1.2. Motivos da internacionalização
2. Formas de internacionalização
3. Investimento Internacional e as teorias explicativas
4. Determinantes do Investimento Internacional
5. Multinacionais Crescimento Económico e Sustentabilidade
Os conteúdos programáticos permitirão a abordagem das condicionantes económicas da estratégia de internacionalização da empresa, através das envolventes económica, cultural e política dos mercados e a formulação e implementação dessa estratégia, nomeadamente o seu desenvolvimento para a decisão das práticas de investimento (e respetiva avaliação).
As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos referenciados. Recorrendo ao método expositivo, demonstrativo e participativo.
Os conteúdos programáticos permitirão a abordagem das condicionantes económicas da estratégia de internacionalização da empresa, através das envolventes económica, cultural e política dos mercados e a formulação e implementação dessa estratégia, nomeadamente o seu desenvolvimento para a decisão das práticas de investimento (e respetiva avaliação).