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Estratégias e Processos de Investimento Internacional

Código: LNI61    Sigla: EPII
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 31 Despacho nº 6215/2023 7 60 175

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 53,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Permitir a compreensão do ambiente internacional, na perspetiva económica e dos mercados, bem como os procedimentos e técnicas da estratégia de internacionalização da empresa. Esta unidade curricular visa habilitar os discentes com um conjunto de conhecimentos e competências para identificar o posicionamento global da empresa e equacionar as decisões estratégicas, na área do negócio e dos investimentos internacionais.

Conteúdos programáticos

1. Internacionalização

1.1. Condicionantes macroeconómicos da internacionalização

1.2. Motivos da internacionalização

2. Formas de internacionalização

3. Investimento Internacional e as teorias explicativas

4. Determinantes do Investimento Internacional

5. Multinacionais Crescimento Económico e Sustentabilidade


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos permitirão a abordagem das condicionantes económicas da estratégia de internacionalização da empresa, através das envolventes económica, cultural e política dos mercados e a formulação e implementação dessa estratégia, nomeadamente o seu desenvolvimento para a decisão das práticas de investimento (e respetiva avaliação).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos referenciados. Recorrendo ao método expositivo, demonstrativo e participativo.

A unidade curricular integrará o estudo de conceitos e instrumentos de análise da internacionalização no âmbito de cada capítulo, bem como a realização de um trabalho de grupo. A nota final de será o resultado de uma média ponderada: teste (60%); trabalho (40%). 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos permitirão a abordagem das condicionantes económicas da estratégia de internacionalização da empresa, através das envolventes económica, cultural e política dos mercados e a formulação e implementação dessa estratégia, nomeadamente o seu desenvolvimento para a decisão das práticas de investimento (e respetiva avaliação).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

MAÇÃS, M. (2017).  Estratégias e Processos de Internacionalização. Biblioteca do Gestor. Edições Actual.
JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K; ANGWIN, D. & REGNÉR, P. (2014). Exploring Strategy. 10th Edition. Pearson
Dranove, David, David Besanko, Mark Shanley & Scott Schaefer (2015) Economics of Strategy, 7th edition, Wiley.
FERREIRA, P., M, REIS, R., N., Serra, F. R. (2011). Negócios Internacionais e Internacionalização para as Economias Emergentes. Lidel edições.
DUNNING, J.& LUNDAN, M.S. (2008). Multinational Enterprise and the Global Economy, Edward Elgar Publishing Ltd, 2nd Edition.