• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI63
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Simulação em Negócios Internacionais

Código: LNI63    Sigla: SNI
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 29 Despacho nº 6215/2023 7 30 175

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-3-TA

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
João António Marujo Nascimento - ESGT   1,50
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   2,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC visa permitir aos estudantes aplicarem os conhecimentos das áreas da gestão de negócios internacionais adquiridos ao longo do curso, recorrendo a um simulador, de modo a desenvolverem aptidões e competências relacionadas com a capacidade de tomarem decisões de forma integrada e holística (OA1).
Os estudantes desenvolverão conhecimentos, aptidões e competências relacionadas com o estudo do mercado e da concorrência em contexto internacional, com decisões de produção em ambiente internacional, com as decisões de marketing (gestão do produto, do preço, da publicidade e da distribuição), com a gestão financeira (taxas de câmbio, tarifas alfandegárias, preços de transferência) e de recursos humanos (OA2).
Atendendo que a simulação decorre em equipas, competindo umas contra as outras ¿ simulando o papel de empresas globais ¿ os estudantes também irão desenvolver aptidões e competências na área das soft skills (e.g., liderança, gestão do tempo, negociação, gestão de conflitos) (OA3).

Conteúdos programáticos

CP1. Apresentação do software de simulação de gestão de negócios internacionais
CP2. Gestão de uma empresa global em ambiente de simulação
CP3. Competências do trabalho em equipa (liderança, planeamento, distribuição de tarefas, gestão do tempo, gestão de conflitos).
CP4. Jogo de simulação. Competição em equipas.
- Análise do histórico da empresa (com produção e vendas em ambiente internacional)
- Tomada de decisão
- Análise dos resultados obtidos
- Comparação dos resultados com os da concorrência.
CP5. Apresentação dos resultados obtidos e análise crítica.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC decorrerá em ambiente de simulação. A simulação permitirá aos estudantes analisarem, em diversos períodos, o histórico da empresa e com o estudo de mercado adequado, prepararem a estratégia de produção (produção interna vs subcontração; abertura de fábricas), marketing (gestão do produto, do preço, da publicidade e da distribuição), estratégia de recursos humanos e financeira adequada (o que permite alcançar os OA1 e OA2). Após cada decisão, podem comparar os resultados obtidos e compará-los com os obtidos pelos concorrentes (OA1 e OA2).
A apresentação de resultados de todas as equipas permite aos estudantes compreenderem quais as estratégias que, num dado contexto empresarial, são eficazes e quais não são, contribuindo este processo para o desenvolvimento das suas competências técnicas e comportamentais (OA3).
Os diferentes tópicos programáticos concorrem para todos os objetivos de aprendizagem. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aplicar-se-á uma metodologia de ensino orientada para a prática, por recurso a um software de simulação de gestão de negócios internacionais. Recorrer-se-á à simulação de um ambiente real, com suporte em software, induzindo os estudantes a tomarem uma decisão por semana, que será discutida na semana seguinte com o docente. Prevê-se a utilização do simulador Strategy & International Business Management Simulation da Cesim, ou equivalente. A avaliação incluirá os seguintes elementos:
A1. Resultado da simulação de gestão: 30%
A2. Trabalhos escritos de simulação de gestão: 25%
A3. Apresentação oral dos resultados obtidos: 25%
A4. Participação: 20%
Assiduidade mínima de 67%.
A avaliação é baseada na participação dos alunos, nos trabalhos escritos e orais, nas decisões tomadas no simulador e na discussão das decisões tomadas.
O método de avaliação é exclusivamente o da avaliação contínua, não havendo lugar à realização de exame final. 



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos da UC serão alcançados através de três metodologias principais (M1, M2 e M3), permitindo os estudantes participarem nos processos de tomada de decisão associados à gestão de uma empresa que produz e vende produtos em mercados internacionais (M2 metodologia participativa), tendo para tal que preparar o processo de tomada de decisão analisando detalhadamente documentos de gestão (e.g., estudos de mercado, indicadores macroeconómicos, balanços, demonstrações de resultados) (M1 autoestudo), bem como comunicar as decisões tomadas e discutir os resultados obtidos (M1 método participativo). Os diferentes elementos de avaliação visam captar as competências adquiridas individualmente e em equipa:
A1 Trabalho em equipa relacionado com o processo de tomada de decisão (OA1), análise crítica de documentação de gestão em contexto internacional (OA2) e desenvolvimento de soft skills (OA3).
A2 Trabalho em equipa relacionado com o processo de tomada de decisão (OA1), análise crítica de documentação de gestão em contexto internacional e capacidade de reportar as decisões tomadas (OA2)
A3 Trabalho em equipa e individual relacionado com o processo de tomada de decisão (OA1)e comunicação das decisões tomadas e impacto ao nível dos resultados (OA2 e OA3).
A4 Contributo individual para o resultado da equipa (OA1, OA2 e OA3). 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

CESIM (2022). Strategy & International Business Management Simulation. https://www.cesim.com/simulations/cesim-global-challenge-international-business-strategy-simulation-game
Hopkins, R. (2017). Grow Your Global Markets: A Handbook for Successful Market. Apress. https://doi.org/10.1007/978-1-4842-3114-2
Pinder, J. (2023). Introduction to Business Analytics Using Simulation. Academic Press. https://doi.org/10.1016/C2021-0-01115-9