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Cidadania Global

Código: LPME17    Sigla: CG
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 26 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 4,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Hugo Cruz Almeida Marques   3,80
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva Responsável
Gracinda Maria Nunes Costa Hamido Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Isabel Alexandra Damasceno Teigas e Piscalho Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O/a estudante deverá desenvolver conhecimentos e competências que permitam: O1) refletir criticamente sobre questões globais, regionais, nacionais e locais, bem como sobre as inter-relações e a interdependência dos diferentes países e grupos populacionais; O2) reconhecer as diferenças e identidades múltiplas, bem como a ideia de humanidade comum/comunidade planetária; O3) identificar competências cidadãs fundamentais, tais como: investigação crítica; tecnologia da informação; pensamento crítico; tomada de decisão; resolução de problemas; construção da paz e responsabilidade pessoal e social; O4) mobilizar e clarificar valores (equidade, justiça social, paz¿) que permitam analisar criticamente as desigualdades (com base no género, estatuto socioeconómico, cultura, religião, etc); O5) contribuir para questões globais contemporâneas (no âmbito local, nacional e global) enquanto cidadãos globais informados, participativos, eticamente responsáveis e responsivos.

Conteúdos programáticos

BLOCO 1. (B1) Cidadania: perspetiva ética e moral e perspetiva sociopolitica; Âmbito e dimensões conceptuais da Cidadania Global (cognitiva; socioemocional e comportamental); Princípios e valores da Educação para a cidadania global; Direitos humanos e deveres cívicos_BLOCO 2 (B2) Sistemas e estruturas locais, nacionais e globais; Questões que afetam a interação e a relação entre comunidades ao nível local, nacional e global; Pressupostos e dinâmicas de poder_BLOCO 3 (B3) Diferentes níveis de identidade e diferentes comunidades de pertença; Diferenças e respeito pela diversidade; Equidade, Igualdade de oportunidades (e participação) e igualdade de género_BLOCO 4 (B4) Reflexão e ação eticamente responsável; Participação, cooperação e corresponsabilidade; Sustentabilidade e transformação social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O primeiro bloco de conteúdos permitirá o enquadramento conceptual, transversal e essencial ao desenvolvimento de todos os objetivos (O1; O2; O3; O4; O5). O segundo bloco pretende fomentar o conhecimento sobre os problemas locais, nacionais e globais, bem como a inter-relação e a interdependência dos diversos países e grupos populacionais, sempre numa perspetiva de análise e reflexão crítica (O1). Os Blocos 3 e 4 situam os/as estudantes numa humanidade comum, que compartilha valores e responsabilidades com base nos direitos humanos, estimulando a empatia, solidariedade e respeito pelas diferenças e diversidade (O2; O3). O Bloco 4 perspetiva ação efetiva e responsável com base nas competências cidadãs essenciais à promoção e construção de um mundo mais pacífico e sustentável (O4; O5).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias privilegiadas são: a apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados; a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão; construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos. Os instrumentos de avaliação serão: registos de participação ¿ ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderação de 40%; ii) uma apresentação (em grupo) sobre uma das problemáticas desenvolvidas em aula - ponderação de 40%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos visados dependem, inequivocamente, de competências de análise e pensamento critico, bem como de responsabilização e trabalho colaborativo pelo que as metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular, pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento dos/as estudantes sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas e/ou experienciadas. Considerando que trabalhar em grupo é também uma competência indispensável, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias. Pretende-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente e que seja capaz de expressar a nível verbal e escrito as suas ideias, de forma coerente e fundamentada, assim como os conteúdos estudados. Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo da bibliografia e documentação de suporte para os momentos de avaliação (20h), pesquisa para trabalho de grupo  e outras apresentações (25h); trabalho de grupo (15h) preparação de trabalhos para apresentação em sala de aula (15h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ahlert, A. (2007). Interdependências entre educação, ética e cidadania para uma formação emancipadora e libertadora. Diálogos latino-americanos, (12), 1-21.http://www.redalyc.org/pdf/162/16201201.pdf| Celorio, G.; López de Munain, A. (coord.) (2007). Diccionario de Educación para el Desarrollo, Bilbao, Hegoa file:///C:/Users/user/Desktop/ED.rede/Diccionario_de_Educacion_para_el_Desarrollo.pdf|Fundação Cidade de Lisboa (Coord.) (2018) Dicionário do Desenvolvimento:Tod@s contam para a cidadania global. Lisboa: Autor in dicionariododesenvolvimento2019.pdf (imvf.org)|Rocha-Cunha, S. & Roberto, J. T. (2011). Os desafios de uma nova cidadania para um mundo global. Anuario Americanista Europeo,  (9), 65-80.  | https://halshs.archives ouvertes.fr/halshs-00826803/document| UNESCO (2015). Global Citizenship Education: Topics and learning objectives. Paris: Autor. | http://unesdoc.unesco. org/images/0023/002329/232993e.pdf| Menedez, P. (2024). Educar para la Vida. Madrid: Siglo XXI Editorial.