• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LZOO1105
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Química

Código: LZOO1105    Sigla: Q
Área Científica: Química

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 46 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_1_B

Ensino Teórico: 24,00
Ensino Prático e Laboratorial: 24,00

LZOO_1_A

Ensino Teórico: 24,00
Ensino Prático e Laboratorial: 30,00

LZOO_1_REP

Ensino Teórico: 24,00
Ensino Prático e Laboratorial: 24,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   0,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   2,00
Joao Paixão dos Santos Neto - ESA   0,00
João Nuno Parracho Fazenda dos Reis - ESA   2,00
Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira - ESA   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Maria Filipe Vitor - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar e consolidar conhecimentos em química geral.

Conteúdos programáticos

Teórica
1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e
soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reações
Ácido-Base. 9. Reações de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.
Prática Laboratorial
1. Unidades de concentração: Cálculos e preparação de soluções. 2. Equilíbrio químico. 3. Reações ácidobase:
Volumetria, soluções tampão. 4. Produto de solubilidade. 5. Reações redox.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se rever e aprofundar os conceitos de química geral, de modo a que o estudante compreenda os
fenómenos químicos que ocorrem nos diversos compartimentos ambientais (solo, ar e água).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico, tutorial presencial e laboratorial.
Regime de Avaliação:
É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular.
Todas as avaliações deverão ter classificação igual ou superior a 8 valores.
-Dispensas parciais:
Componente teórica: 2 testes escritos (TE), com inscrição obrigatória na plataforma LMS,
TE=média dos testes escritos igual ou superior a 10.
Componente Laboratorial: 4 Relatórios/Fichas de trabalho (TL) relativos à componente prática;
TL=média dos relatórios/fichas igual ou superior a 10.
-Dispensa total:
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 TL
- Exame final:
1 prova escrita (PE) + 1 prova laboratorial (PL)
A classificação final é calculada através da seguinte fórmula: 0,70 TE+0,30 PL


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos. Nas sessões
tutoriais pretende-se efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada nas sessões teóricas. Nas sessões
laboratoriais pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas através da realização de
trabalhos práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry (2nd ed.). USA: Scientific American Books, 922 pp.
Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems (8th ed.). USA: Prentice Hall, 325 pp.
Chang, R.& Goldsby, K. A. (2013). Química (11ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp.
Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow:
Pearson, 328 pp.