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Solos e Fertilidade

Código: LZOO1154    Sigla: S&F
Área Científica: Geociências

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Geociências - Geoc

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 54 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_1_B

Teórico-Práticas: 26,00

LZOO_1_A

Teórico-Práticas: 26,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Mafalda Dúlio Ribeiro Pacheco Ferreira - ESA   1,50
Angela Cristina de Brandão Fonseca Oliveira Prazeres - ESA   2,60
Samuel Pedrosa Guerreiro - ESA   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António do Patrocínio Amaral de Azevedo - ESA Responsável
Ana Mafalda Dúlio Ribeiro Pacheco Ferreira - ESA Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos sobre os elementos no solo e em particular sobre os ciclos de nutrientes e equilíbrios termodinâmicos e biológicos dos solos. Saber coligir e interpretar dados sobre a influência das diferentes características dos solos na fertilidade dos solos e inferir sobre os seus efeitos no crescimento vegetal. Conhecer os nutrientes vegetais e estar familiarizado com o seu comportamento fora e dentro da planta. Conhecer as melhores práticas de fertilização para obter uma melhor produção, tendo em atenção a melhoria da fertilidade do solo e a qualidade ambiental.

Conteúdos programáticos

Formação e constituição do solo. Fatores de formação do solo. Perfil do solo. Nomenclatura dos horizontes. Matéria mineral do solo. Matéria orgânica do solo. Propriedades gerais e importância do húmus do solo. Propriedades físico-químicas do solo. Reações de troca catiónica. Capacidade de troca catiónica. Acidez e alcalinidade do solo. Propriedades físicas do solo. Estrutura do solo. Densidade aparente e porosidade. Cor do solo. Água do solo. Absorção da água pela planta. Atmosfera do solo. Classificação e cartografia dos solos de Portugal. Elementos essenciais à nutrição das plantas. Macronutrientes e micronutrientes. Funções que desempenham na planta e seu comportamento nos solos. Avaliação da fertilidade do solo. Análises de terras e de plantas. Adubos e corretivos. Utilização dos fertilizantes. A fertilização das principais culturas. A fertilização e o ambiente. Os problemas dos nitratos e dos metais pesados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estudante ao conhecer o solo e os seus nutrientes, as suas interações e as relações com o meio exterior, nomeadamente com as plantas e com o Homem, será capaz de tomar decisões acerca do modo de agir quando confrontado com a necessidade de analisar as terras, fertilizar os solos de modo a nutrir as plantas, de uma forma sustentada, tendo em atenção a proteção do meio ambiente, o carácter económico das várias atividades e a legislação nacional adaptada à região

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A assistência às aulas é facultativa.
Avaliação contínua: Realização de duas provas escritas e de questionários sobre a componente prática. 
Fórmula de cálculo: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x média dos 4 questionários com classificação mais elevada.
Os resultados dos questionários sobre a componente prática podem ser mantidos até dois anos letivos consecutivos após a sua obtenção. 
Condições para admissão a exame final: são admitidos a exame final todos os estudantes que estejam legalmente inscritos
Dispensa de exame: Ficam dispensados de exame os estudantes com classificação igual ou superior a 10 valores, no conjunto das provas da avaliação contínua.
Exame final: Uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A existência de dois testes de avaliação permite ao estudante acompanhar as matérias lecionadas ao longo do semestre. A existência de um trabalho de aplicação de conhecimentos na maioria das atividades práticas de campo e laboratório, leva a uma atividade contínua do estudante ao longo das semanas estando sempre enquadrado com os assuntos em análise.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Weil, R.R. and Brady, N. C. 2017. The Nature and Properties of Soils. 15th ed. Global edition. Pearson Education.
Costa, J. B. 2011. Caracterização e Constituição do Solo. 8ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Portugal
INIAP - Laboratório Químico-Agrícola Rebelo da Silva. 2006. Manual de Fertilização das Culturas. INIAP. Lisboa.
MADRP. 1997. Código de boas práticas agrícolas para a protecção da água contra a poluição com nitratos de origem agrícola. MADRP. Lisboa.
Santos, J. Q. 2012. Fertilização. Fundamentos da Utilização de Adubos e Corretivos. 4.ª ed Publicações Europa-América. Lisboa.
Havlin, J.L., Tisdale, S.L., Nelson, W.L. and Beaton J.D. 2016. Soil Fertility and Fertilizers. 8ª Ed. Pearson. 
Varennes, Amarilis. 2003. Produtividade dos solos e ambiente. Escolar Editora. Lisboa.

Observações