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Nutrição Animal II

Código: LZOO1253    Sigla: NA 2
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 45 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_2_A

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Carla Giselly de Souza - ESA   2,80
Fabiano Dahlke - ESA   4,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fabiano Dahlke - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição e integração de conhecimentos e desenvolvimento de competências sobre: os sistemas de avaliação de energia e de proteína utilizados na prática em diferentes espécies e funções zootécnicas; as matérias primas e os aditivos para alimentação animal;
introdução à formulação e ao fabrico de alimentos compostos para animais; inovação, novas proteínas, novos produtos; a relação entre
a nutrição animal e os consumidores de produtos animais.

Conteúdos programáticos

1.Introdução. 2.Energia. 2.1.Sistemas de avaliação energética. 2.2. Previsão do valor energético dos alimentos para diferentes espécies animais. 3. Proteína. 3.1. Sistemas de avaliação proteica. 4.Matérias-primas para alimentação animal. 4.1.Características biológicas, nutricionais e tecnológicas e limites de incorporação em alimentos compostos para animais de diferentes espécies e fases produtivas. 5.Aditivos. 5.1.Classificação e funções. 5.2.Pré-misturas de aditivos. 6. Introdução à formulação de rações. 6.1.Métodos manuais. 6.2.Métodos informáticos. 7.Fabrico de alimentos compostos para animais. 7.1.Instalações, equipamentos, problemas mais frequentes nas principais operações de fabrico. 8. Controle, garantia e gestão da qualidade; sistemas de segurança alimentar. 9.Inovação, novas fontes de proteína e de energia, novos produtos. 10. Nutrição animal e os consumidores de produtos animais. Orientação tutorial (7,5h): Apoio à elaboração do relatório/trabalho solicitado.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se que o estudante, conheça os sistemas de proteína e de energia e possa prever o rendimento a partir da ingestão de energia e o inverso. Estudam-se as matérias primas para alimentação animal, a níveis biológico, nutricional e de comportamento tecnológico e limites de incorporação e os aditivos alimentares, pretendendo-se que o estudante tenha capacidade de escolha das mais adequadas a cada caso. Na introdução à formulação de rações, o estudante executa exercícios de aplicação das técnicas manuais e demonstram-se técnicas informáticas. Aborda-se o fabrico de alimentos compostos, as operações e diagramas de fabrico e visita-se uma fábrica da região. Dá-se relevo à qualidade e à segurança alimentar. Pretende-se que o estudante esteja atento à inovação, novas fontes de proteína e de energia, novos produtos. Por fim aborda-se a relação entre a nutrição animal e a qualidade dos produtos animais e seu reflexo na saúde dos consumidores.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo e interrogativo.
Avaliação:
Provas escritas - duas; Relatório/Pesquisa - um.
Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x relatório/pesquisa.
Condições de dispensa, parcial ou total, de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas.
Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos a exame final.
Exame final: prova escrita - uma.

Em caso de não aprovação à UC, aplica-se o referido no ponto 7. do Artigo 16 do RAAL.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teórico-práticas expõem-se os temas com apoio em apresentações Power Point, ilustrando a exposição com exemplos de
aplicação prática; o estudante realiza fichas de questões e/ou de exercícios de aplicação desses conhecimentos tais como aplicação desistemas energéticos, e técnicas manuais de formulação de rações. Exibem-se amostras de matérias primas que o estudante deve saber identificar; resolvem-se exercícios de aplicação das técnicas manuais de formulação e demonstra-se a formulação por métodos
informáticos. Em visitas de estudo a empresas da região os estudantes tomam contacto com as diferentes vertentes desta atividade,
desde a aquisição de matérias primas, formulação, operações e diagramas de fabrico e controlo de qualidade.
Nas sessões tutoriais dá-se apoio à elaboração do relatório/trabalho de pesquisa solicitado. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cheek, P. R. (2004) Applied Animal Nutrition: Feeds and Feeding,3rd Ed., Prentice Hall Inc.,USA.
INRA (2018) INRA Feeding System for Ruminants, Wageningen academic Publishers, The Netherlands, 640pp.
Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA.
McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice
Hall, UK, 665pp.

Webgrafia disponível em:
http://www.allaboutfeed.com
http://www.iaca.pt
http://www.min-agricultura.pt
http://www.winfeed.com 

Observações